Selecione o dia...

terça-feira, 15 de março de 2011

Frente Agropecuária quer fazer contraponto à proposta de ambientalistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217393.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) de debater hoje (15/03/11) a proposta de alteração do Código Florestal brasileiro será mais uma oportunidade para que ruralistas e ambientalistas cheguem a um acordo em relação ao substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao PL 1876/99, já aprovado em comissão especial.

Histórico do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217394.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde que foi criado, durante o governo de Getúlio Vargas, o Código Florestal Brasileiro já passou por sete alterações. Por meio do Decreto 23.793/34, o primeiro código instituído estabeleceu, entre outros pontos, o conceito de florestas protetoras. Embora semelhante ao atual conceito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), o decreto não previa as distâncias mínimas para a proteção dessas áreas.

Produtores de Brumadinho criam marca própria e conquistam novos mercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217389.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Produtores Rurais de Brumadinho (Asprub) criou uma marca própria para produtos da agricultura familiar da região: é a Bruma Vida, que já dá nome à canjiquinha e ao fubá, além de feijão e leite em saquinhos, que têm garantido melhor renda para os agricultores do município, na região Central de Minas Gerais. Além de conseguir maior visibilidade para sua produção agrícola, os associados comemoram outra conquista: as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte também comprarão alimentos para abastecer as escolas municipais, por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Árvore do Conhecimento do Milho já está na Agência de Informação Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217386.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Posição de destaque entre as atividades agropecuárias brasileiras mais importantes, o milho está presente em todo o Brasil, na maioria das propriedades rurais. Atualmente, é a segunda maior cultura anual (depois da soja), importante fonte de renda de agricultores, e fundamental insumo de criadores de animais como matéria-prima de rações. Pela diversidade de usos e, principalmente, pelo valor socioeconômico que representa, o cereal é o tema da mais nova árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, sistema desenvolvido com o objetivo de reunir e oferecer, de maneira mais simples e, ao mesmo tempo, completa, informações sobre diversos sistemas de produção.

Senado comemora lançamento da Campanha da Fraternidade 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217395.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os senadores vão celebrar, no começo da sessão plenária de hoje (15/03/11), às 14h, o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011. Este ano, o tema da campanha é Fraternidade e a vida no planeta, e o lema é um trecho da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 8,22): "A criação geme como em dores de parto". O requerimento solicitando a homenagem no Senado Federal tem como primeira signatária a senadora Ana Rita (PT-ES), e conta com apoio de outros senadores.

Governo divulga lista de culturas da agricultura familiar que têm bônus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217392.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Agricultores familiares podem receber neste mês de março de 2011, por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), bônus para o financiamento da produção do açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), da borracha (extrativista), borracha natural, do cará/inhame, da castanha-de-caju, da cebola, do feijão, leite, da mamona, mangaba, do pequi (fruto), da piaçava (fibra), do sisal, sorgo, trigo, triticale (cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio), umbu e da uva.

Usos Múltiplos da Água apontam para economia, reciclagem e preservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217391.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Juntas ou separadamente, três metodologias sustentáveis de recolhimento, filtragem e aquecimento de água, apresentadas na Expodireto Cotrijal 2011, estão mudando a forma de utilização dos recursos hídricos na propriedade rural, conforme a coordenadora regional de bem-estar social da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Gozzi Miotto. "Todas elas têm em comum principalmente o baixo custo de implantação, a utilização de material reciclado e a economia de energia, além do forte aspecto da preservação ambiental", explica a extensionista.

Março persiste com chuvas concentradas no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217390.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na segunda quinzena de março de 2011, as frentes frias permanecem mais sobre o litoral da Região Sudeste, o que associado com a umidade da Amazônia, concentra as chuvas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.

Epamig lança Informe Agropecuário sobre irrigação eficiente e sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217388.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A irrigação exerce papel fundamental no agronegócio como um dos principais instrumentos para a modernização da agricultura brasileira ao reduzir a sazonalidade da produção agrícola e propiciar o uso de tecnologias como a quimigação. Diante deste cenário, a nova edição do Informe Agropecuário, revista mensal produzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), apresenta o tema Irrigação, numa abordagem sobre sua aplicabilidade para que o usuário alcance elevada eficiência, maximização econômica do negócio e sustentabilidade ambiental.

Embrapa lança livro sobre doenças da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217387.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Manejo Integrado de Doenças é um dos principais aspectos abordados na publicação Soja: doenças radiculares e de hastes e inter-relações com o manejo do solo e da cultura, livro lançado pela Embrapa Soja (Londrina/PR). Editada pelos fitopatologistas Álvaro Manuel Rodrigues Almeida e Claudine Dinali Santos Seixas, pesquisadores da unidade da Embrapa de Londrina o livro reúne 11 capítulos e 39 autores e co-autores.

Pesquisar este blog