Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Indústrias são processadas por não informar sobre transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217409.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (MJ) identificou dez produtos alimentícios que têm ingredientes transgênicos na composição, mas não incluem a informação no rótulo. Empresas responsáveis responderão a processos administrativos, instaurados no dia 16 de março de 2011.

Biocombustíveis, especulação e catástrofes elevam preço de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217414.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Especialistas não têm dúvida ao apontar as principais vítimas da alta nos preços dos alimentos: as populações pobres dos países em desenvolvimento e emergentes, que gastam até 80% do que ganham para comprar comida. A diretriz da União Europeia que obriga os países-membros a usar 10% de energias renováveis no setor de transportes até 2020 gerou polêmica não somente entre governo e oposição na Alemanha, mas também entre os próprios motoristas. Eles têm dúvidas se seus carros aceitam a nova mistura de combustível fóssil com ingredientes de base vegetal.

Sete em cada dez brasileiros desaprovam volta da CPMF, mostra pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217410.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para financiar a saúde tem a reprovação de 72% dos brasileiros, indica pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Vinte por cento dos entrevistados são a favor e 7% não sabem ou não responderam.

Cultivo da próxima safra de trigo contará com 10 cultivares da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217407.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O cultivo da safra 2011/12 de trigo ? que se inicia a partir de abril na Região Sul e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul ? contará com cerca de 10 cultivares desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Camex autoriza tradings a importar algodão com tarifa zero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217415.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do governo brasileiro, anunciou ontem (16/03/11) que foi aprovada a importação de algodão com tarifa zero também pelas tradings. Até agora a isenção, em vigor desde setembro do ano passado, valia apenas para indústrias têxteis.

Mercadante: nova política industrial deve desonerar investimentos em inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217413.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A nova política industrial em estudo pelo governo deverá ter medidas de desoneração, disse ontem (16/03/11) o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Segundo ele, a redução de impostos deverá beneficiar principalmente os investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, mas o governo ainda não tem data para lançar as medidas.

Aumento do plágio em produções científicas preocupa pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217412.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O aumento da incidência do plágio - apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa - em produções científicas vem preocupando pesquisadores em todo o mundo. No Brasil, embora não haja estudos que apontem o crescimento da prática, a falta de regras claras para a definição e a prevenção dessa conduta considerada antiética torna a questão bastante delicada. A avaliação é da pesquisadora da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sônia Vasconcelos, que estuda o assunto.

Safra recorde de algodão não tranquiliza indústria têxtil nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A estimativa de safra recorde de algodão não é motivo de alegria para a indústria têxtil nacional. A previsão de colher 1,95 milhão de toneladas (dados do Instituto Brasileiro de Algodão - IBA) não tranquiliza o setor que até a chegada da nova safra, em junho, vai ter que trabalhar com um suprimento "muito curto" e com o preço elevado, "jamais visto na história da indústria têxtil", disse o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel.

Presidência da Embrapa dará posse à chefia da Embrapa Milho e Sorgo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes Pereira, participa da solenidade de posse do pesquisador Antônio Álvaro Corsetti Purcino no cargo de chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) amanhã, 18 de março de 2011. Antônio Álvaro assumiu a chefia no último dia 7 de dezembro e exercerá o cargo na Unidade de pesquisa por três anos, renováveis por igual período.

Embrapa e Itaipu assinam termo de cooperação para pesquisas com biogás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217406.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A geração de energia alternativa e renovável por meio de pesquisas focadas em biogás levaram a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) a assinarem no dia 15 de março de 2011, um termo de cooperação técnica. O ato ocorreu durante o II Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (SIGERA), em Foz do Iguaçu (PR).

Pesquisar este blog