Selecione o dia...

sábado, 26 de março de 2011

Custo da Regularização ambiental pode chegar a R$ 65,5 bilhões em MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217500.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O preço a ser pago pelos produtores rurais de Mato Grosso para a regularização ambiental das propriedades pode chegar aos surpreendentes R$ 65,5 bilhões. O valor foi revelado pelo presidente do Sistema Famato, Rui Prado, no evento em São Paulo, A revisão do Código Florestal Brasileiro e suas consequências econômicas e estruturais, realizado na no dia 24 de março de 2011.

Com ajuda do Educampo, produtores mineiros modernizam a produção leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217504.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em dois anos, pecuaristas da região Sete Lagos conseguiram aumentar a produtividade e reduzir os custos com ajuda do Educampo, projeto do Sebrae-MG que oferece consultorias gerenciais e tecnológicas a mais de 3 mil produtores em todo o estado. Nessa região, a iniciativa tem o apoio da Itambé.

Ministra do Meio Ambiente afirma que produtor rural não pode ser penalizado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217502.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra da Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu o bom senso nas discussões em torno da proposta de atualização do Código Florestal e disse que o produtor rural não pode ser penalizado pelas mudanças feitas na legislação ambiental nos últimos anos. "Não pode ser tratado, o produtor rural, o pequeno produtor rural, como um bandido, como um criminoso. Isso não é justo. Têm pessoas que removeram, desmataram de acordo com a lei e agora a lei mudou e eles não podem ser penalizados", afirmou a ministra, em entrevista à rádio Band News FM, no dia 24 de março de 2011, em Brasília (DF), após participar do 1º Fórum Brasília de Políticas Públicas, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Arko Advice.

Inscrições abertas para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217496.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores, estudantes universitários e professores, não percam o prazo! Estão abertas as inscrições para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, a ser realizado em Araxá (MG), de 22 a 25 de agosto de 2011. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de julho. A partir dessa data, inscrições somente no local do evento, com acréscimo no valor da taxa. Para se inscrever, clique aqui.

Dilma assina correção da tabela do IR e aumento de impostos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217505.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff assinou ontem (25/03/11) a medida provisória (MP) que reajusta a tabela do Imposto de Renda (IR) em 4,5%. Ela também assinou dois decretos que aumentam impostos: para bebidas e para compras com cartão de crédito no exterior. Os textos serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 de março.

Mercosul completa 20 anos e integração continua sendo prioridade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217503.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Mercado Comum do Sul (Mercosul) completa 20 anos hoje (26/03/11). Criado a partir da redemocratização sul-americana e do processo de superação de rivalidades históricas, o Mercosul vem ajudando a desenvolver as economias dos países-membros. Muito além dos aspectos econômicos, o que se constata é o aprofundamento das políticas sociais, da cidadania e do dialogo político entre os estados sócios.

Ferrovias necessitam de investimentos do governo e da iniciativa privada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217501.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para discutir a competitividade do Sistema Ferroviário Brasileiro, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) realizaram ontem (25/03/11) o XX Fórum ABAG, em São Paulo. Todos reconhecem a competência do agronegócio brasileiro dentro da porteira e a importação cada vez maior de outros países pelos produtos nacionais (alimentos, fibras e biomassa). Uma das questões prioritárias e de maior interesse das cadeias produtivas hoje é transporte, para competir com mais força nos mercados internacionais.

Mudanças na legislação são prioridade para Frente da Silvicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217499.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), anunciou que as prioridades do grupo serão a definição dos marcos legais para o setor, com destaque para as relações de trabalho e a terceirização, e também o enquadramento do plantio de madeira como um tipo convencional de plantação.

Sergipe ganha Rede de Agricultores Experimentadores em Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217498.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi dado o passo inicial para a consolidação da Rede de Agricultores Experimentadores em Agroecologia (Raea), em Sergipe. A formação da Rede ocorreu durante o curso Ferramentas participativas para a produção agroecológica na agricultura familiar, realizado na segunda semana de março de 2011 no Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga D´Ajuda, litoral sul sergipano. Agricultores dos assentamentos Agroextrativista São Sebastião, José Felix de Sá, Novo Marimbondo e Santa Rita, e técnicos da área de assistência e assessoria técnica aceitaram o desafio proposto pelos membros do projeto Experimentação Participativa e Agroecologia em Assentamentos Rurais de Sergipe da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE).

Secagem alternativa de grãos para produção de ração para suínos e aves

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217497.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores estão cada vez mais conscientes de que a qualidade é uma exigência fundamental para a comercialização de produtos agrícolas. E a qualidade dos grãos utilizados nas rações de suínos e aves faz parte desse quadro. A comida servida aos animais é responsável por cerca de 70% do custo de produção e exige muita atenção por parte dos agricultores, especialmente daqueles que preparam a ração na própria propriedade.

Pesquisar este blog