Selecione o dia...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ministra do Meio Ambiente não abre mão de punir quem desmatou

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217564.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem (31/03/11) que não abre mão de punir os produtores rurais que desmataram ilegalmente. O assunto faz parte dos debates em torno do novo Código Florestal, que está em discussão no Congresso Nacional. "O Ministério do Meio Ambiente nunca concordou com anistia a desmatador. A quem cometeu crime ambiental, desrespeitando a lei, não cabe anistia", frisou a ministra, durante debate sobre meio ambiente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Aldo Rebelo anuncia mudanças no relatório do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217562.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), depois de receber ontem (31/03/11), o apoio das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), ao seu projeto de mudanças no Código Florestal, admitiu que deverá acatar o pleito de diversos governadores retirando do projeto o artigo que propõe uma moratória de cinco anos para o desmatamento em todo o país. Aldo Rebelo afirmou ainda, que tende incluir no relatório a redução de 50% do limite de uso das matas ciliares (margens de rios), para as pequenas propriedades, desde que avaliadas caso a caso pela fiscalização ambiental. Segundo ele, a medida que está sendo reivindicada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Crise no Japão e Oriente Médio reduzem preços do algodão, café, milho e soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217559.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os reflexos do terremoto que atingiu o Japão, em março de 2011, influenciaram negativamente o ritmo dos preços do algodão, café, milho e soja no mercado internacional, gerando incertezas sobre o desempenho futuro das cotações da carne bovina no mercado internacional. Com exceção do café e do algodão, o desempenho negativo dos demais produtos também foi influenciado pela crise política no Oriente Médio. A avaliação está no boletim Custos e Preços, divulgado ontem (31/03/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Conselho Internacional do Café da OIC instala Comitê de Projetos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217557.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A 106ª Sessão do Conselho Internacional do Café - aberta no dia 28 de março de 2011, na Sede da Organização, em Londres ? acaba de estruturar quatro comitês: de Estatística; de Finanças e Administração; de Promoção e Desenvolvimento de Mercado; e o de Projetos. Esses órgãos têm a função de auxiliar o Conselho, autoridade máxima da Organização Internacional do Café (OIC), no exercício de suas atribuições. Essa é a primeira sessão após a entrada em vigor do novo Acordo Internacional do Café ? AIC 2007, em fevereiro deste ano.

Operação do Ibama fiscaliza gado ilegal na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217566.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma grande operação para combater a pecuária ilegal na Amazônia, um dos principais causadores do desmatamento na região, foi deflagrada ontem (31/03/11) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Batizada de Operação Disparada, a ação foi feita simultaneamente no Pará, em Mato Grosso e no Amazonas. O alvo da fiscalização são as fazendas que tiveram áreas embargadas no início de 2011.

Novo relatório pode reduzir ainda mais proteção de áreas de preservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217565.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A nova versão do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre mudanças no Código Florestal pode reduzir ainda mais a proteção de áreas de preservação permanente (APP) nas margens de rios e em volta de nascentes.

Produtores participam de encontro em busca da excelência na produção de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217561.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais de 300 produtores capixabas participaram do 4° Encontro de Produtores de Café de Ibitirama. No encontro foram debatidos temas como o atendimento às exigências do mercado do café, colheita e pós-colheita, melhoria da qualidade de produção, perspectivas do mercado de café e agregação de valor, cuidados com o meio ambiente e gerenciamento da propriedade rural. Além do planejamento das ações estratégicas para maior rentabilidade nas lavouras, o programa de capacitação da produção familiar e linhas de crédito rural.

Cepea divulga Índice de Captação de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217560.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Captação de Leite calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, voltou a recuar em fevereiro, fundamentando novos reajustes dos preços ao produtor.

Pesquisador vai testar na Africa do Sul sistema de produçao criado na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217558.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de maio DE 2011, começa a ser testado, na África do Sul, o sistema integrado de exploração de águas salobras do subsolo, desenvolvido na Embrapa Semiárido e adotado pelo Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A produção de alimentos, a oportunidade de geração de renda e, ainda, a oferta de água de boa qualidade são os aspectos que o professor Mbhuti Hlope, da North-West University, considera interessantes para a implantação da tecnologia no país africano.

Pesquisa quer melhorar qualidade e ampliar mercado para bucha vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217556.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em pequenas comunidades do interior do Nordeste, a bucha vegetal colhida no meio da vegetação nativa costuma ser o artefato para limpeza dos utensílios domésticos e higiene pessoal. A sofisticada indústria de cosmético, por sua vez, transformou esse material num produto com forte apelo comercial: esfoliante natural e biodegradável.

Pesquisar este blog