Selecione o dia...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Produtos básicos puxam superávit da balança comercial brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217593.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações de produtos básicos garantiram o superávit comercial brasileiro no primeiro trimestre de 2011. Os embarques de trigo em grão aumentaram 292%, puxando o saldo positivo. Mas destaca-se também o crescimento das vendas de minério de ferro, (125%) e milho em grão (92,2%). Segundo o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, o país tem aproveitado a alta dos preços das commodities (produtos básicos cotados internacionalmente) para elevar o superávit da balança comercial.

Dilma tem 73% de aprovação, mostra pesquisa CNI/Ibope

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217592.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff tem 73% de aprovação, segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada no dia 1º de abril de 2011. O percentual de cidadãos que desaprovam a presidente alcançou 12%. Além disso, 74% dos entrevistados disseram ter confiança em Dilma, contra 16% que não confiam. Nesses três primeiros meses de governo, 56% dos entrevistados apresentaram avaliação ótima ou boa, 27% consideraram regular e apenas 5% avaliaram como ruim ou péssimo.

Itaipu Binacional apresenta projetos de biogás a governadores do Codesul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217588.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, participará hoje (04/04/11), em Porto Alegre (RS), da posse do novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o governador Tarso Genro, do Rio Grande do Sul. Samek foi convidado por Genro para apresentar os projetos da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. A solenidade ocorrerá no Palácio Piratini (Porto Alegre), a partir das 10h30.

Comércio pela internet ganha nova legislação para 18 estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217586.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após a assinatura de protocolo, durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), ocorrida no dia 1º de abril de 2011, foi confirmado que 18 estados brasileiros estão oficialmente possibilitados a dividir os recursos do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) obtido nas compras via internet. A novidade ficou por conta do Governo Federal que garantiu apoiar uma nova legislação para o tema de forma urgente.

Novo Código Florestal deve proibir desmatamento em florestas nativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217595.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto do novo Código Florestal busca a sustentabilidade e o desenvolvimento do país, disse no dia 1º de abril de 2011 a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Para ela, a agricultura brasileira não será sustentável se não proteger as nascentes dos rios e outros recursos naturais. Em sua visita a Curitiba, onde foi debater com produtores rurais, empresários e parlamentares a proposta de mudança na legislação em tramitação no Congresso Nacional, a ministra adiantou que o governo não permitirá mais desmatamentos em florestas nativas.

Contag quer o mesmo volume de recursos no Plano Safra 2011-2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) quer que o governo destine no Plano Safra 2011-2012 pelo menos o mesmo volume de recursos liberados para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na temporada 2010-2011. No ciclo agrícola que está se encerrando agora, o Pronaf contou R$ 16 bilhões para financiar a pequena produção.

Anvisa fixa critérios para importação de matérias-primas e alimentos do Japão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217591.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fixou critérios para a importação de matérias-primas e alimentos do Japão. A resolução foi publicada no dia 1º de abril de 2011 no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui para acessar a resolução.

A redução de antihelmínticos no controle da verminose em caprinos e ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217590.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A verminose gastrintestinal é considerada o principal problema enfrentado pelos criadores de caprinos e ovinos. Os animais apresentam queda no desempenho produtivo devido à diminuição no consumo de alimentos e absorção de nutrientes, podendo ser observada altas taxas de mortalidade.

Produtores buscam cultivares de pêssego da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217589.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os interessados em cultivar variedades de pêssego da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa), devem se apressar. Apesar de o plantio da fruta começar apenas em setembro DE 2011 na maioria das áreas produtoras, os viveiristas licenciados pela Empresa já estão com todo o seu estoque de mudas reservado, principalmente das cultivares de mesa BRS Kampai e BRS Rubimel, as mais procuradas pelos produtores gaúchos e paulistas.

ESPM/SP realiza aula aberta sobre "Rastreabilidade no setor de hortifruti"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217587.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo realiza Aula Aberta sobre Rastreabilidade no setor de hortifruti - garantia ao consumidor de uma alimentação saudável. no dia 6 de abril de 2011, às 19h30min na ESPM/SP, no Campus Rodolfo Lima Martensem ? Auditório Profª Aylza Munhoz, Rua Joaquim Távora, 1240 ? Vila Mariana ? Térreo.

Pesquisar este blog