Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Safra de grãos em 2011 pode superar em 4% o recorde de 2010, prevê IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de grãos ? cereais, leguminosas e oleaginosas ? poderá atingir este ano 155,6 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa de março do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado ontem (06/04/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão indica um crescimento de 4% em relação à safra recorde de 2010, que foi de 149,7 milhões de toneladas. Também representa um aumento de 2,9% sobre os 151,2 milhões de toneladas projetados na estimativa anterior, de fevereiro.

Ministra nega adiamento de decreto que determina regularização ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217622.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, voltou atrás e negou ontem (06/04/11) que o governo cogite adiar a edição do decreto que determina um prazo para a regularização ambiental de propriedades rurais como solução imediata para os impasses entre os ruralistas e ambientalistas sobre mudanças no Código Florestal. No dia 5, após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, a ministra disse que a prorrogação do decreto era uma das possibilidades para ganhar tempo na discussão do novo Código Florestal.

Oficinas ensinam a produtor rural como atuar no mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217621.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os mais de 12,3 milhões de produtores familiares existentes no país - segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - já contam com duas novas oficinas desenvolvidas pelo Sebrae: Negócio Bom é para Dois e Cliente! Prazer em Conhecer!. As soluções são gratuitas, duram quatro horas em formato de oficinas práticas e serão implementadas pelas unidades estaduais da instituição. As oficinas mostram ao produtor como atuar no mercado e obter ganhos mais consistentes.

Programa Embrapa Geneplus reúne produtores e técnicos em Campo Grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217618.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Entre os dias 7 e 9 de abril de 2011 a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), sedia mais um encontro de produtores e técnicos do Programa Embrapa Geneplus. O Programa de Melhoramento de Gado de Corte integra o Projeto de Pesquisa Genética de populações como suporte para a identificação de genótipos superiores para a melhoria da produtividade dos rebanhos.

Ministro quer prioridade na votação do projeto do Fust no Congresso Nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217625.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem (6//) que está trabalhando dentro do governo para priorizar a votação, no Congresso Nacional, do projeto que autoriza o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) em ações que permitam o acesso à internet banda larga e que levem conexão a todas as escolas públicas rurais.

Desmatamento atinge 19,2 km² de floresta na Amazônia no primeiro bimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217623.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em janeiro e fevereiro de 2011, pelo menos 19,2 quilômetros quadrados (km²) de floresta foram desmatados na Amazônia, de acordo com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados ontem (06/04/11) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Café com Leite: Epamig realiza dia de campo em Três Pontas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217620.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou no dia 5 de abril de 2011, 4º Dia de Campo Café com Leite, na Fazenda Experimental da Empresa, em Três Pontas. O evento integrou 150 produtores, técnicos e estudantes, de vários municípios do Sul de Minas, de duas tradicionais atividades rurais da região, cafeicultura e produção de leite.

8ª Qualicafé e 10ª Hortifeira começam dia 7 em Venda Nova do Imigrante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217619.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os negócios ligados à agricultura no Espírito Santo correspondem, atualmente, a 30% do PIB estadual, sendo que boa parte do percentual envolve propriedades com base na agricultura familiar. Para apresentar a dimensão e importância desse cenário, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove a 8ª Feira Tecnológica de Produção de Café com Qualidade, a Qualicafé, e a 10ª Feira do Agronegócio Hortícola do Estado do Espírito Santo, a Hortifeira, a partir de hoje (07/04/11), às 13 horas, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante.

Embrapa Cerrados realiza leilão de Nelore marca BRGN no dia 16 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217617.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A realização de eventos de transferência de tecnologia é de fundamental importância para a Embrapa Cerrados e, entre eles, o leilão de Touros e Matrizes da raça Nelore é uma forma de democratizar a marca BRGN. O programa seleção do Nelore marca BRGN começou em 2000 na Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Planaltina (DF). O 2º Leilão de Touros e Matrizes da raça Nelore marca BRGN ocorrerá no dia 16 de abril de 2011. Serão ofertados 200 animais, entre eles, 26 touros Nelore PO, 88 matrizes Nelore PO, machos e fêmeas Nelore comerciais.

IMA promove workshop ?Barreiras Não-Tarifárias no Comércio Internacional de Produtos Vegetais?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217616.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Nos dias 13 e 14 de abril de 2011, Belo Horizonte (MG) irá sediar o workshop Barreiras Não-Tarifárias no Comércio Internacional de Produtos Vegetais. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), é um dos realizadores em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA).

Pesquisar este blog