Selecione o dia...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Movimentos sociais protestam contra reforma do Código Florestal e agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217633.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pequenos agricultores, trabalhadores rurais sem terra, ambientalistas, representantes das populações atingidas pela construção de barragens, quilombolas, estudantes e integrantes de várias entidades sociais promoveram ontem (07/04/11), em Brasília (DF), uma marcha contra a reforma do Código Florestal e o uso de agrotóxicos.

Agricultura familiar defende manutenção da reserva legal e das APPs

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217632.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes da agricultura familiar, sociedade civil e organizações não-governamentais se reuniram ontem (07/04/11) com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília (DF), para entregar a ela um documento que defende o aperfeiçoamento do Código Florestal com a garantia da manutenção da reserva legal (RL) e das áreas de preservação permanente (APPs).

Torrefação mineira tem café apreendido por uso indevido do Selo de Pureza Abic

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217629.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O juiz Daiton Alves de Almeida, da Comarca de Conceição do Rio Verde, município da região do Sul de Minas Gerais, acatou denúncia da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) contra a empresa Comércio Indústria e Exportação de Café Vale do Rio Verde Ltda, por utilizar indevidamente o Selo de Pureza Abic na marca Café Cambuquira. A liminar foi assinada no dia 4 de abril de 2011 e já está sendo cumprida: no dia 6, bobinas de embalagens foram apreendidas na sede da indústria e agora as diligências prosseguem no varejo. A ação no Sul de Minas conta com a atuação do Dr. Antônio Novais Caiafa, do escritório Caiafa Advogados, de Varginha. A marca foi adquirida pela empresa Café Vale do Rio Verde da torrefadora Café Cambuquira, também de Minas Gerais, excluída há mais de seis anos do quadro associativo da Abic. "Desde o início a nova proprietária da marca foi notificada que não poderia estampar o Selo de Pureza da Abic", diz o Dr. Alexandre Lima, responsável pela área jurídica da entidade.

Abertas as inscrições para o 43º Curso de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217627.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Já estão abertas as inscrições para o 43º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, que será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no período de 7 a 11 de junho de 2011. O objetivo é capacitar os participantes na tecnologia Jun-Cao, capaz de baratear a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Governo está perto do "consenso possível" sobre mudanças no Código Florestal, diz Wagner Rossi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217635.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse ontem (0704/11) que o governo está chegando ao "consenso possível" em relação às mudanças no Código Florestal Brasileiro. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se reunirá com os ministros envolvidos no assunto no dia 14 de abril, após sua viagem à China, na qual Rossi a acompanhará.

Pecuarista goiano assume a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217634.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após publicada a nomeação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 6 de abril, tomou posse ontem (07/04/11) o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo Moreira dos Santos. Ele era presidente da Agência Ambiental de Goiás e já foi diretor-presidente da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO).

Mercado em alta anima expositores da Bahia Farm Show 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217631.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As expressivas altas nos preços internacionais das commodities, sobretudo soja e milho, e os excelentes resultados nas colheitas da safra brasileira de grãos impulsionam a atividade agrícola e favorecem os investimentos em máquinas e implementos agrícolas. É com esse pensamento que a Bandeirantes Cardans Agrícolas vai para a Bahia Farm Show 2011, feira de tecnologia agrícola e negócios que mais cresce no Brasil, que ocorre de 31 de maio a 4 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Minas Leite reforça ações para melhorar qualidade do produto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217630.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pelo menos mil propriedades leiteiras de agricultura familiar do Estado irão receber neste ano orientação do Governo de Minas para produzir mais, com alta qualidade e utilizando tecnologia de baixo custo e práticas de gestão que tornem a atividade sustentável. Esta é a meta do Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite - o Minas Leite -, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Atualmente, 650 fazendas de agricultores familiares estão integradas ao programa.

Pesquisadora da Embrapa Café apresenta trabalho sobre tolerância à dessecação das sementes de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217628.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] De 10 a 15 de abril DE 2011, acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, a 10ª Conferência da Sociedade Internacional de Ciências em Sementes (ISSS), considerado um dos principais fóruns mundiais sobre o assunto. A pesquisadora da Embrapa Café, Sttela Veiga, participa do evento apresentando o trabalho Atividade da enzima endo-?-mannanase em sementes de café em diferentes tipos de processamentos e níveis de umidade, resultado parcial do projeto que lidera no Programa de Pesquisa em Café, coordenado pela Embrapa Café, uma das dez entidades do Consórcio Pesquisa Café.

Infobibos e Fundag promovem curso Geoestatística Básico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217626.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Infobibos - Informações Tecnológicas para o Agronegócio e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) promovem o Curso de Geoestatística - Básico, que será realizado de 25 a 29 de abril de 2011, das 8h30 às 17 horas, no Instituto Agronômico (IAC), Campinas (SP).

Pesquisar este blog