Selecione o dia...

sábado, 9 de abril de 2011

China ameaça o controle dos recursos naturais brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217645.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A China é o maior comprador de produtos brasileiros desde 2009 e, ainda em 2011, deve ultrapassar os Estados Unidos também como maior vendedor para o mercado brasileiro, de acordo com prognóstico do economista Eduardo Costa Pinto, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo ele, enquanto as relações comerciais oferecem oportunidades de curto e médio prazos, podem gerar ameaças de longo prazo.

Adiado prazo para classificação do trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217644.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Produtores rurais terão mais um ano para se adaptarem às novas normas de classificação do trigo. A Instrução Normativa nº 16, publicada nesta ontem, 8 de abril de 2011, no Diário Oficial da União (DOU), altera para 1º de julho de 2012 o início da vigência das regras de identidade, qualidade, amostragem e rotulagem do cereal, estabelecidas na Instrução Normativa nº 38/2010.

Aceleração dos preços agrícolas eleva em 5,7% PIB do agronegócio em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217640.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A aceleração dos preços dos produtos agropecuários, no segundo semestre de 2010, influenciou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2010, que fechou o ano com crescimento de 5,47%. O desempenho do setor foi positivo em todos os meses do ano, em especial entre julho e novembro. Em dezembro, o PIB do agronegócio cresceu 0,26%. Os dados foram divulgados ontem (08/04/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebe o Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217638.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dario Grattapaglia (foto ao lado), é o vencedor da edição 2011 do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a revista Globo Rural a cientistas com trabalhos relacionados à agricultura brasileira. A premiação, atualmente na 33ª edição, adotou este ano o tema Tecnologia Florestal para a Sustentabilidade dos Biomas. A escolha do tema é uma homenagem à decisão da ONU de declarar oficialmente 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

Ministra do Meio Ambiente se diz otimista em relação à reforma do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217643.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem (08/04/11) estar otimista em relação aos debates sobre a reforma do Código Florestal. "Um debate que procura olhar para o passado e para o futuro. Esse é o desafio que temos na mesa", disse, durante o encontro Diálogos sobre Biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020.

Países ricos e em desenvolvimento concordam em priorizar discussão sobre mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217642.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de quatro dias de discussões em Bangcoc, na Tailândia, negociadores de países ricos e em desenvolvimento concordaram em dar prioridade à agenda sobre a mudança do clima. Às vésperas de encerrar o prazo para os governos atingirem as metas de redução da emissão de gases de efeito estufa, que, segundo especialistas, é uma das principais causas do aquecimento global - conforme o Protocolo de Quioto -, o tema predominou nas reuniões.

Balança comercial das cooperativas mostra superávit de US$ 586 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217641.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de ontem (08/04/11), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) passou a divulgar a balança comercial das cooperativas brasileiras. O primeiro resultado do ano, referente ao primeiro bimestre, apresentou saldo superavitário de US$ 586,4 milhões. O resultado é recorde para o período, pois a série histórica do intercâmbio comercial das cooperativas abrange os resultados desde 2005.

Revista Hortifruti Brasil comemora sua centésima edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217639.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A revista Hortifruti Brasil, produzida e distribuída gratuitamente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), comemora seu centésimo número com edição especial. Além das análises de mercado, dados e gráficos mensais sobre os 11 produtos-alvo de pesquisa, a revista traz, a cada edição, matéria de capa sobre temas que dizem respeito a todo o setor.

O carvão vegetal no Brasil e a produção de aço verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217637.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Brasil deverá desenvolver consistentemente a capacidade técnica e gerencial para melhorar e ampliar a oferta de aço verde, produto de alta qualidade e com grandes vantagens na conservação da biodiversidade nativa e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A importância das plantas daninhas na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217636.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O surgimento das plantas daninhas ocorreu junto com o desenvolvimento da agricultura, há cerca de 12 mil anos. No início, havia maior equilíbrio entre as diversas espécies. Com o crescimento da população e, conseqüentemente, maior interferência humana nos cultivos, iniciou-se um processo gradual de seleção. As espécies sem interesse agrícola passaram a ser indejesadas e sua multiplicação e alta capacidade de adaptação permitiu-lhes sobreviver a diversos ambientes, tornando-se necessário a adoção de medidas de controle.

Pesquisar este blog