Selecione o dia...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CNPq quer redefinir estratégias e incentivar pesquisas de maior impacto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217664.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está fazendo uma consulta eletrônica com 40 mil pesquisadores brasileiros e outros profissionais do governo e da iniciativa privada para redefinir o posicionamento estratégico da instituição no processo de expansão e consolidação do chamado Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Importantes lideranças do agronegócio avícola confirmam participação nos debates da AveSui 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217661.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Entidades e associações ligadas à avicultura brasileira preparam uma série de novidades para apresentar aos mais de 20 mil visitantes, entre produtores e profissionais do setor, que devem comparecer a maior feira latino-americana da indústria de aves e suínos, a AveSui 2011, entre 17 e 19 de maio, em Florianópolis (SC).

Os governos não podem tudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217658.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] O SUCESSO do agronegócio brasileiro não foi o resultado da ação do setor público, mas da livre iniciativa, do espírito empreendedor de nossos agricultores, que se moveram para os ermos do Centro-Oeste, correndo riscos desproporcionais e hipotecando na empreitada o seu próprio destino.

Tecnologia reduz gastos com fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217657.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais vão poder reduzir os gastos no plantio de milho, cana-de-açúcar, arroz e trigo, com o emprego de tecnologia à base de inoculantes - bactérias que fixam nitrogênio no solo. Esse tipo de produto é empregado com sucesso no cultivo da soja desde a década de 70. A Instrução Normativa Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 25 de março de 2011 - clique aqui para acessar -, moderniza o registro desses produtos no Brasil, melhorando as regras existentes para produção, pesquisa e importação.

Venda de café aos árabes cresceu 44%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217665.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações de café para os países árabes renderam mais de US$ 20 milhões em março de 2011, um aumento de 44% sobre o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Foram embarcadas 109,7 mil sacas de 60 quilos, um crescimento de 5% na mesma comparação.

Touros e Novilhas Angus de alta qualidade à venda em São Borja, em 15 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217663.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O 32° Leilão de Elite Cabanha Santa Clara e Convidados ofertará 40 touros e 600 novilhas entre elas Angus, Devon, Hereford, Braford e Brangus, cavalos Crioulos e Quarto de Milha. O evento será realizado no dia 15 de abril de 2011, a partir das 14 horas, no Parque de Exposições Serafim Dornelles em São Borja (RS), o evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Unesp: Menos gestão e mais pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217662.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de aprovar a criação, em todas as suas unidades, de seções técnicas que darão apoio institucional aos seus pesquisadores. O objetivo principal da iniciativa, de acordo com Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa, é permitir que os cientistas sejam poupados da pesada carga de trabalho exigida para a gestão e administração de projetos de pesquisa e possam, dessa forma, dedicar-se mais à pesquisa e à orientação de alunos. Os escritórios também darão apoio às relações internacionais.

Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas acontece em julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217660.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Um dos principais eventos nacionais de atualização técnica sobre o cultivo das chamadas pequenas frutas, frutas vermelhas ou berries, como são conhecidas em inglês, o Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas terá a sua sexta edição nos dias 14 e 15 de julho de 2011, em Vacaria (RS). O Seminário acontecerá junto ao Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 ? Centro), em uma promoção conjunta de Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Embrapa Pantanal e Prefeitura de Ladário produzem hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217659.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Em 2005, a Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou uma Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero de Corumbá (MS). Passados quatro anos, a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do município. Naquela época, a associação disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450 m² para a produção de hortaliças e mudas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais.

Cúpula do Brics na China discute rumos da governança mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217656.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) e os rumos da governança global com eixo em um reordenamento multipolar mais equilibrado são alguns dos principais assuntos a serem tratados pelo Brasil na Cúpula de chefes de Estado dos Brics. O encontro será realizado em 14 de abril de 2011, na Ilha de Sanya, na China, e marcará a entrada da África do Sul como um dos membros do mecanismo internacional.

Pesquisar este blog