Selecione o dia...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Banco Mundial alerta: alta nos alimentos pode levar milhões à pobreza extrema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217706.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dados apresentados ontem (14/04/11) pelo Banco Mundial apontam que novos aumentos nos preços globais dos alimentos podem colocar milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. De acordo com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, os preços dos alimentos já estão 36% mais altos que há um ano e um novo aumento de 10% colocaria mais 10 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema (renda menor que US$ 1,25 por dia). Quando a projeção é de alta de 30% nos preços dos alimentos, o número de pessoas afetadas passaria a 34 milhões.

Sindicato considera mudanças no Código Florestal desnecessárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217703.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes de entidades ligadas à agricultura familiar e à pesquisa agropecuária afirmaram ontem (14/04/11), em reunião promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista e pela Fundação SOS Mata Atlântica, que o atual Código Florestal não prejudica o desenvolvimento agrícola no País. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente Almeida, a atual legislação pode até ser aperfeiçoada. Ele lembrou, no entanto, que atualmente já existem técnicas para fazer uma agricultura sustentável, aproveitando, inclusive, áreas de reserva legal e de preservação permanente.

Produção de canola no Brasil é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217702.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Potencialidades da canola no Brasil. O programa vai ao ar hoje (15/04/11) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) às 9 horas. E no dia 10, às 8 horas, pela TV NBR (canal do governo federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 20 de abril, às 9h10, e no dia 22, às 16 horas.

Nem só da pecuária vivem os pampas gaúchos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217699.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pequenos produtores rurais dos pampas gaúchos ouviram, desconfiados, toda aquela conversa de investir em um tipo de atividade para além da pecuária, usando técnicas para evitar o aumento da degradação dos campos e tornar a produção ambientalmente sustentável. Fácil, como se pode imaginar, não foi.

Fundo poderá custear recuperação de solo em propriedade de agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217705.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Recursos do Fundo Especial de Calamidades Públicas (Funcap) poderão ser utilizados para custear a recuperação de solo em propriedade de agricultura familiar afetada por desastre climático. Proposta nesse sentido foi aprovada ontem (14/04/11) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em caráter terminativo.

Comissão da Câmara discutirá situação de assentamentos rurais no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217704.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará audiência pública, em data a ser definida, para discutir os problemas dos assentamentos rurais no Brasil. Serão convidados para o debate, entre outros, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda; o prefeito de Novo Mundo (MT), Jose Helio Ribeiro; e representantes de assentamentos.

Embrapa e parceiros lançam projeto Propalma para estudar palmeiras oleíferas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217701.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em parceria com unidades oito unidades Embrapa, Instituto Agronômico (IAC) de Campinas e oito universidades, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lança o projeto Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em palmáceas para a produção de óleo e aproveitamento econômico de co-produtos e resíduos, o "PROPALMA". A primeira reunião aconteceu nos dias 12 e 13 de abril de 2011, em Brasília.

Agricultor familiar terá bônus para 16 culturas em abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores familiares terão bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para 16 culturas: açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha (extrativista) ? bioma amazônia, castanha de caju, cebola, feijão, mamona, mangaba, pequi (fruto), piaçava (fibra), sisal, trigo, triticale, umbu e uva.

Ibase lança cartilhas sobre economia solidária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217698.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) acaba de lançar, em parceria com os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) e com o patrocínio da Petrobras no "Programa Desenvolvimento e Cidadania", uma coleção de quatro cartilhas que traz um novo olhar sobre os empreendimentos e, em especial, as redes e cadeias de economia solidária. O objetivo é fortalecer as experiências nessa área.

IAC transfere informações sobre preparação e conservação do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217696.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nem sempre o produtor rural sabe se está produzindo de maneira adequada. Falta informação no campo. A utilização de práticas de preparação e conservação do solo antes do plantio é primordial para o exercício de uma boa agricultura. Bons resultados não são alcançados em solo infértil, com problemas de erosão e infiltração. Com o objetivo de sensibilizar pessoas ligadas à agricultura sobre a importância da preparação e conservação do solo, pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), promovem o III Seminário sobre Conservação de Solo e Proteção de Recursos Ambientais, nos dias 14 e 15 de abril de 2011, das 8h30 às 16h30, na Sede do IAC, em Campinas. A participação é gratuita.

Pesquisar este blog