Selecione o dia...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ato político marca passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217745.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um ato político na manhã do dia 17 de abril de 2011 na chamada Curva do S na Rodovia PA-150, próxima à cidade de Marabá (sudeste do Pará), marca a passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando foram mortos 19 trabalhadores sem terra e mais de 60 ficaram feridos e mutilados, durante confronto com a Polícia Militar. Os trabalhadores estavam acampados na rodovia à espera de um ônibus para fazer uma manifestação na sede do município.

SuperAgro 2011 mostra o crescimento da aquicultura em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217743.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cadeia produtiva da aquicultura em Minas Gerais vem se mantendo como uma atividade promissora, registrando crescimento médio de 10% entre 2002 e 2007 e um salto superior a 30% nos dois anos seguintes, segundo informações da Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em Minas. De acordo com o coordenador do órgão, Lucas Rocha Carneiro, com base no último censo realizado, apenas no segmento carne o Estado movimentou R$ 49 milhões em 2009. Esse montante indica uma alta de quase 62% quando comparado ao mesmo índice registrado em 2007.

Cooperação técnica entre Brasil e Costa Rica apresenta resultados positivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217730.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação de Mulheres Organizadas da cidade de Quajiniquil virou referência na Costa Rica após aprimorarem o cultivo de hortaliças com tecnologias da Embrapa. A produção é vendida para a prefeitura local e utilizada no preparo de merenda escolar. Esse é um dos resultados do Projeto de Cooperação Técnica mantido entre Brasil e Costa Rica sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Embrapa Agropecuária Oeste oferece tecnologias para a conservação do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217729.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril, data instituída em 1989, pela Lei 7876/89. Com o objetivo de contribuir para a preservação e recuperação dos solos brasileiros, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve diversas pesquisas e colabora na difusão do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), instituído pelo MAPA em junho de 2010.

Governo reavalia em maio a Política de Desenvolvimento Produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217746.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal vai lançar, em maio de 2011, uma versão mais aperfeiçoada da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), criada em maio de 2008 para funcionar até 2010, período no qual a PDP deu passos positivos na promoção da indústria nacional, apesar da crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008, e que se arrastou durante boa parte de 2009.

Roraima anuncia regularização de 11,5 mil ocupações na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217744.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] José Anchieta Júnior, 46 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cearense de Jaguaribe, vive há 20 anos em Roraima, onde foi reeleito governador em 2010. Em 2005, foi eleito vice-governador na chapa de Ottomar Pinto, que morreu em dezembro de 2007. Com isso, Anchieta Júnior assumiu o posto de governador.

Estimativa de safra em SP: algodão com área 80% maior; milho passa por ajuste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217742.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A terceira previsão e estimativa da safra agrícola para as principais culturas do Estado de São Paulo, levantada de 1 a 21 de fevereiro de 2011 pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), indicam números relevantes para o algodão.

Bactéria resistente contamina 25% da carne americana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217738.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pedaços de carne obtidos em mercados de cinco cidades dos Estados Unidos revelaram a existência de uma bactéria resistente em quase 25% da carne bovina, de frango, porco e peru oferecida aos consumidores, demonstra um estudo publicado no dia 15 de abril de 2011.

Seminário Internacional de Comunicação Rural começa hoje em Pelotas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217728.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As discussões do Seminário Internacional Comunicação para o Desenvolvimento serão iniciadas hoje, 18 de abril de 2011, quando especialistas de quatro países vão debater em Pelotas (RS) ? 250 km ao sul da capital Porto Alegre ? as limitações e as potencialidades da comunicação na área rural.

Pinhão-manso: cultura para uso como fonte de energia fomenta pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217727.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na primeira quinzena de abril de 2011, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação com matérias-primas alternativas para o biodiesel foram discutidas na Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) com pesquisadores e técnicos de outras unidades da Empresa e instituições parceiras. Pinhão-manso, dendê e palmeiras oleíferas são alternativas que da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vem estudando para que se firmem com o objetivo de, a médio prazo, abastecer o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).

Pesquisar este blog