Selecione o dia...

sábado, 23 de abril de 2011

Povos da floresta pedem Código Florestal que não desmate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217789.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] São dois cenários e uma só história: de um lado, Brasília. Do outro, a Amazônia. Enquanto deputados e representantes do agronegócio tentam derrubar o Código Florestal na Câmara dos Deputados, centenas de ribeirinhos, extrativistas e organizações que representam os povos da floresta estão na cidade de Parintins, no Amazonas, dando o que apelidaram de Grito da Floresta. Após estender uma faixa no Bumbódromo, onde acontece a tradicional Festa do Boi-Bumbá, dizendo Congresso, desliga a motosserra, eles circularam um manifesto pedindo o fim do desmatamento.

Embrapa Algodão comemora 36 anos de contribuições para a agricultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217765.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a missão de desenvolver tecnologias, produtos e serviços que auxiliem os produtores de algodão, mamona, amendoim, gergelim e pinhão manso, a Embrapa Algodão completou 36 anos de atuação no dia 16 de abril de 2011. Criada em 1975, a Embrapa Algodão é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Agrishow 2011será 15% maior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217753.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mais importante evento de negócios e de inovações tecnológicas do agribusiness na América Latina, a Agrishow 2011 (18ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) reunirá, de 2 a 6 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o que de mais avançado existe atualmente em termos de máquinas, equipamentos, insumos e soluções para o setor. São esperados aproximadamente 160 mil visitantes, a maioria compradores, vindos de várias regiões brasileiras e também de dezenas de países que se encontrarão numa área total 15% superior a de 2010.

O lado bom do chocolate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217735.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A origem do chocolate remonta a 1500 A.C., por povos que habitavam as terras baixas do Golfo do México, para a produção de uma bebida ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos. Os astecas também costumavam usar os grãos de cacau como dinheiro e apenas os nobres bebiam o "tchocolalt", uma mistura de grãos de cacau e mel, considerada uma bebida afrodisíaca e sagrada.

Representante da Funai anuncia novas demarcações de terras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217777.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ouvidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), o advogado Paulo Celso Oliveira representou a entidade e foi um dos últimos oradores a falar na audiência pública promovida no dia 19 de abril de 2011 pelo Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. Ele anunciou novas demarcações de terras pelo governo e defendeu o presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira.

Viagens ao exterior terão taxa de US$ 2 para ajuda a países em desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217776.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou no dia 19 de abril de 2011 projeto que autoriza o governo federal a cobrar, de cada passageiro que viajar de avião ao exterior, uma taxa equivalente a US$ 2 e a doar essa arrecadação à Central Internacional de Medicamentos contra a Aids, Tuberculose e Malária (Unitaid). O texto - PLC 149/2010 - foi aprovado em decisão terminativa e deve seguir para sanção da presidente da República.

Igenity/Merial firma convênio com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) para análises de DNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217752.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Merial Saúde Animal, a partir de sua área de serviços genéticos Igenity, torna-se, a partir de agora, a empresa parceira da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) para a execução de testes de DNA para fins funcionais e também de verificação de paternidade para registro genealógico dos animais de criatórios associados.

Leilão Outono Angus Show

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217751.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No dia 28 de maio de 2011, as 16h, acontece na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), o Leilão Outono Angus Show. O presidente do Centro Litorâneo de Criadores de Angus, João Wolf, enumera que o evento ofertará cerca de 100 animais de alta qualidade genética, selecionadas com todo o rigor zootécnico, nas mais diversas categorias.

A caracterização fenotípica dos bovinos Pé-Duro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217737.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Graças a trabalhos de instituições públicas e iniciativas de produtores da região Nordeste, o bovino Pé-Duro está sendo resgatado com a estruturação de núcleos de conservação e em fazendas particulares.

Processo de produção de biodiesel por rota supercrítica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217736.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), biodiesel é um combustível composto de alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais, atendendo as especificações da resolução ANP Nº 7 de 19/03/2008. O processo de obtenção do combustível, no entanto, não é definido pela ANP.

Pesquisar este blog