Selecione o dia...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

América Latina é estrela do Fórum Econômico Mundial no Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217848.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Reunido no Brasil, empresariado discute como perenizar a virada econômica latino-americana. Desempenho do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Chile impulsionam a região. Uma legião de representantes do mundo dos negócios chegou ao Fórum Econômico Mundial da América Latina com a crença de que a região está mais importante. É essa a motivação que levou um número recorde de inscritos a participarem da edição do Fórum que começou ontem (27/04/11) na cidade do Rio de Janeiro.

Cooperativas de crédito poderão usar recursos do FAT para financiamento rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217845.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Bancos cooperativos, cooperativas de crédito, instituições financeiras estaduais e agências e bancos de desenvolvimento oficiais poderão passar a ter acesso a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a concessão de crédito ao setor rural.

Minas Gerais vai exportar mudas cítricas diretamente para a África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217832.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dona Euzébia e Astolfo Dutra, municípios vizinhos localizados na Zona da Mata mineira, estão cada vez mais distantes do período em que a sua economia era sustentada pelo cultivo da cana-de-açúcar e do fumo. Até 25 anos atrás, a usina de açúcar e álcool localizada em Astolfo Dutra ainda era a principal geradora de empregos na região, mas a produção de mudas de frutas, plantas ornamentais e florestais, desenvolvida por agricultores familiares, já se tornava expressiva principalmente em Dona Euzébia. Agora, este município lidera a produção de mudas no Estado e poderá iniciar exportações diretas do produto para a África no segundo semestre de 2011.

Embrapa: conexão direta com o mundo da ciência agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217828.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Sabiia, Alice e Infoteca-e são os mais novos endereços que pesquisadores, estudantes, produtores e todos os públicos interessados nos resultados da ciência agropecuária têm à disposição a partir de agora. Os sistemas - lançados oficialmente no dia 26 de abril de 2011, durante as comemorações de aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -, tem o objetivo de facilitar, cada vez mais, o acesso a conteúdos técnico-científicos em dois importantes sentidos para a transmissão do conhecimento: da Embrapa para o mundo e do mundo para dentro da Embrapa.

Operação do Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217847.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em um mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5,4 mil cabeças de gado e embargou 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Os números são da Operação Disparada, deflagrada no fim de março de 2011 para combater a pecuária ilegal na região, um dos principais vetores do desmatamento da floresta.

CNPq comemora 60 anos com o desafio de pensar em crescimento econômico ao formar cientistas e técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217846.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) comemorou ontem (27/04/11) 60 anos de fundação tendo como perspectiva a necessidade de atender à demanda de crescimento econômico ao apoiar e fomentar a formação de cientistas, técnicos e, especialmente, engenheiros.

AveSui 2011 debate expansão das agroindústrias brasileiras no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217842.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A programação do X Seminário Internacional de Aves e Suínos, evento que acontece durante a AveSui 2011, de 17 a 19 de maio de 2011, em Florianópolis (SC), terá a presença especial do ex-ministro da Agricultura, atualmente membro do conselho de administração do Grupo JBS. e presidente do Comitê de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, que apresentará palestra no Painel Conjuntural de Mercado Avicultura e Suinocultura Brasileira, no dia 17 de maio.

Análise aponta melhores fontes de pólen para apicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217833.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No apiário do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, um experimento de campo caracterizou o pólen de flores quanto à sua origem botânica e parâmetros físico-químicos. Os dados foram relacionados com o desenvolvimento de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.), medido pelo tamanho da área ocupada com pólen, mel e cria dentro da colméia (cm²) e a assimetria flutuante das asas de abelhas operárias.

Enoturismo: Vapor do Vinho será lançado esta semana no norte da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217831.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um agradável passeio pelo rio São Francisco, frutas frescas entre os petiscos servidos a bordo, uma ida ao lago de Sobradinho (o segundo maior construído no mundo) e, para finalizar, visita a uma fazenda produtora de uvas e a degustação de vinhos e espumantes produzidos no sertão baiano. Essa delícia de roteiro será lançada oficialmente no dia 30 de abril de 2011, no norte da Bahia, com o apoio do Sebrae.

Embrapa disponibiliza sementes da berinjela Ciça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217827.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), coloca à disposição dos horticultores brasileiros sementes da berinjela Ciça. Lançada pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), a cultivar é um híbrido originário do cruzamento entre um genótipo resistente à antracnose e outro resistente à podridão-de-fomopsis, doenças que causam severos danos à cultura.

Pesquisar este blog