Selecione o dia...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo vai oferecer 8 milhões de vagas em cursos de educação profissional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217855.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado ontem (28/04/11) pela presidente Dilma Rousseff, tem como meta oferecer 8 milhões de vagas, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O programa prevê a ampliação das redes federal e estaduais de educação profissional, pagamento de bolsa formação para trabalhadores e estudantes, aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S e a extensão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para cursos técnicos.

Mercosul e União Europeia devem fechar acordo de livre comércio em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217858.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Mercosul e a União Europeia (UE) se preparam para fechar um acordo de livre comércio em 2012. A informação é do presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Mercosul, o deputado espanhol Luis Yáñez. Ele comanda uma comitiva de 11 deputados europeus que veio ao Brasil com objetivo duplo ? discutir os termos do acordo e verificar o ambiente para consolidar as propostas.

Pecuarista mineiro já pode optar por não exportar carne ao bloco europeu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217853.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Nova medida adotada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) visa dar condições para que produtores optem por não exportar carne proveniente do abate de seus animais à União Europeia (UE). A partir de abril de 2011, produtores de Minas Gerais que optarem por não exportar carne ao bloco europeu terão a opção de não inserir no campo 17 da Guia de Trânsito Animal (GTA), informações referentes ao ingresso de animais de áreas não habilitadas. A medida é válida para propriedades pertencentes à lista TRACES - relação de propriedades aptas a exportar para a União Europeia. A nova regra, implantada através de uma circular (DGER nº17, de 18/04/2011 - clique aqui para acessar a circular - arquivo PDF) partiu de uma demanda por parte dos produtores do estado, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Sistemas integração lavoura pecuária floresta é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217849.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Integração lavoura pecuária floresta no bioma Pampa. O programa vai ao ar hoje (29/04/11) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) às 9 horas. E no dia 1º de maio, às 8 horas, pela TV NBR (canal do governo federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 4, às 9h10, e no dia 6, às 16 horas.

Embrapa, Epamig e Fundação Triângulo desenvolvem a soja marrom

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217857.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Fundação Triângulo, desenvolveu uma cultivar de soja de cor similar a do feijão carioquinha. A nova tecnologia ? cultivar BRSMG 800A - permitirá que o consumidor misture a soja com o feijão sem interferir no aspecto visual e nem no sabor, além de aumentar cerca de 30% o valor protéico do prato.

Rússia embarga carne de oito unidades brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217856.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em mais um episódio das conturbadas negociações entre o Brasil ? maior exportador de carnes do mundo ? e a Rússia, a agência russa de saúde animal e vegetal, restringiu temporariamente as exportações de carne de oito plantas brasileiras vistoriadas no mês de abril de 2011. A Rússia é maior importador do produto, no mercado brasileiro.

Tribunal de MT extingue ICMS sobre frete de produtos agropecuários exportados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217854.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtos agropecuários mato-grossenses destinados exclusivamente à exportação estão definitivamente isentos de recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) sobre o frete. A decisão é do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 25 de abril de 2011.

Epamig lança cartilhas de boas práticas de fabricação e produção de bebida láctea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217852.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), está lançando duas cartilhas destinadas a produtores rurais e pequenos laticinistas da região de Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. As cartilhas tratam sobre Boas Práticas de Fabricação e Tecnologia de fabricação de bebidas lácteas fermentada e não fermentada e serão apresentadas durante o curso de Fabricação de Queijo de Coalho e Bebidas Lácteas, nos dias 4 e 5 de maio de 2011, na Fazenda Experimental de Acauã. A primeira turma será formada por 15 técnicos da Emater-MG, Regional de Capelinha.

Canal Rural faz cobertura da ExpoZebu 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217851.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Canal Rural vai fazer a cobertura completa da ExpoZebu 2011 e, através do C2Rural, vai destacar na web as finais dos julgamentos das raças Gir Leiteiro, Nelore e Brahman. Com início previsto para o dia 28 de abril e término no dia 10 de maio, esta será a 77ª edição da exposição, considerada uma das principais do Brasil. O evento é realizado no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), com organização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Minas Gerais cria Plano Diretor para Agricultura Irrigada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217850.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Minas Gerais possui área irrigada de 525 mil hectares, mas tem potencial para irrigar cerca de três milhões de hectares, respeitando as condições topográficas, climáticas e socioambientais, e de acordo com o uso adequado das águas para as diversas finalidades (abastecimento humano, consumo animal e geração de energia, dentre outros usos). Os dados fazem parte do Plano Diretor de Agricultura Irrigada - clique aqui para acessar o plano -, elaborado em parceria pelo Governo de Minas, Ministério da Integração Nacional e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Pesquisar este blog