Selecione o dia...

sábado, 30 de abril de 2011

Balança comercial terá resultado recorde em abril, diz Fernando Pimentel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217867.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou ontem (29/04/11) que a balança comercial vai surpreender positivamente, quando o resultado de abril for divulgado no início do mês de maio. Pimentel revisou para cima os números do comércio exterior brasileiro, mas não quis antecipar os dados. Disse apenas que, entre os fatores que contribuíram para os resultados positivos do mês, estão os embarques de commodities [produtos básicos com cotação internacional], em especial, de produtos agropecuários. "A balança de abril está batendo recorde", garantiu o ministro.

Ministra nega intenção de Dilma de vetar pontos do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou ontem (29/04/11) que o governo federal tenha decidido vetar pontos polêmicos do projeto do novo Código Florestal. Ela desmentiu informação dada no dia 28 de abril pelo secretário do Ambiente do estado do Rio, o ex-ministro Carlos Minc. O texto do Código Florestal deve ser votado no início de maio, na Câmara dos Deputados.

IAC apresenta na Agrishow dez novos materiais de milho, feijão, café e arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217863.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), participa da Agrishow 2011 a fim de se aproximar dos usuários das tecnologias agrícolas geradas pelo IAC, sediado em Campinas (SP). Agricultores e demais profissionais das cadeias de produção do agronegócio brasileiro têm a oportunidade de conhecer parte dos resultados científicos desenvolvidos no IAC, que em junho deste ano irá completar 124 anos de pesquisa.

Embrapa e UnB: parceria de sucesso na pós-graduação de ciências animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217862.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Cristiano Barros de Melo, esteve ontem (29/04/11) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, acompanhado de dois professores, para entregar ao Chefe-Geral, Mauro Carneiro (foto ao lado), 47 teses e dissertações orientadas por pesquisadores da Unidade. Na ocasião, Melo entregou também ao Chefe-Geral um documento oficial reiterando a continuação da parceria entre as instituições.

Usuários de planos de saúde poderão mudar de operadora sem precisar cumprir novos prazos de carência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217868.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais 12 milhões de usuários de planos de saúde passarão a ter direito de mudar de plano sem precisar cumprir novos prazos de carência. A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada ontem (29/04/11) no Diário Oficial da União (DOU) e começará a valer a partir do dia 27 de julho de 2011. As operadoras de planos de saúde têm 90 dias para se adequarem à nova resolução.

População rural cresceu nas regiões Norte e Centro-Oeste entre 2000 e 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217866.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil apresentaram um aumento significativo da população rural nos últimos dez anos. No Norte, que concentra os estados com a maior taxa de crescimento rural ? Roraima, Amapá, Pará e Acre ? o total de pessoas no campo aumentou de 313,6 mil, em 2000, para 4,2 milhões, em 2010. No Centro-Oeste, o número de moradores de áreas rurais subiu de 31,3 mil para 1,6 milhão no período.

Qualidade da matéria-prima impulsiona setor produtivo do arroz no Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217865.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão de Santo Antônio de Goiás (GO), anunciaram que a produção de arroz de Mato Grosso tem superado as expectativas no quesito qualidade, após um diagnóstico feito dentro do projeto Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso. O investimento em qualidade na produção, inclusive em novas variedades e manejo da cultura, é apontado com um dos principais fatores da melhoria do grão produzido.

Agricultura aprova equiparação entre agricultor familiar e pequeno produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217864.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 27 de abril de 2011 proposta que concede aos mini e pequenos produtores rurais os mesmos benefícios concedidos aos agricultores familiares em relação a créditos obtidos dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), previstos na Lei 7.827/89. A medida está prevista no Projeto de Lei 7713/10, do deputado Beto Faro (PT-PA).

A importância do milho na vida das pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217861.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial, seguido da China e do Brasil. No Brasil, que também é um grande exportador, Paraná é o maior Estado produtor com mais de 50% do total da região Sul, seguido de São Paulo, localizado no Sudeste, que juntos são os estados líderes na produção brasileira. Além de seu alto prestígio no agronegócio, o milho também é uma das culturas mais cultivadas pela agricultura familiar brasileira, tanto para a subsistência quanto para a venda local.

Pesquisador aposta no feijão-caupi para reduzir a desnutrição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217859.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A trajetória do engenheiro agrônomo Mauisrael Rocha, de 43 anos, como pesquisador, traz a marca do otimismo. Ele está trabalhando para a redução da fome oculta de milhões de pessoas que sobrevivem nos rincões do Nordeste brasileiro. E foi com esse objetivo que o pesquisador abraçou o desafio de participar ativamente do Projeto de Biofortificação (BioFORT), que é coordenado no Brasil pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Pesquisar este blog