Selecione o dia...

sábado, 7 de maio de 2011

Líderes e ministros tentam novo acordo no dia 10 para votar Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217939.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Líderes partidários, governo e o relator do novo Código Florestal (PL 1876/99), deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), farão mais uma tentativa de acordo sobre os dois pontos de divergência que ainda restam sobre o texto. Está prevista o dia 10 de maio de 2011 uma reunião entre os ministros das áreas envolvidas com o tema - do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Wagner Rossi; e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio - e os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados que apoiam o governo. No mesmo dia, à noite, o projeto deve ser colocado de novo em votação no plenário.

Ministério da Agricultura oficializa guia eletrônica de trânsito animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217940.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi publicada no dia 4 de maio de 2011, a Instrução Normativa nº 19, que determina as regras da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). O GTA informatizado será adotado em todo território nacional para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal. A IN foi assinada no dia 3 de maio pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, durante a abertura da 77ª ExpoZebu, em Uberaba (MG).

Inscrições para Concurso Nacional de Produtos Lácteos e Expolac estão abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217936.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Já estão abertas as inscrições para as indústrias de laticínios interessadas em participar do 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e da 38ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). Tradicionais no segmento laticinista, os eventos fazem parte do 28º Congresso Nacional de Laticínios, que acontece de 11 a 14 de julho de 2011, em Juiz de Fora (MG). A organização é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Regulamento, ficha de inscrição e características dos produtos a serem julgadas estão disponíveis no site www.cnlepamig.com.br.

Estudo comprova que aquecimento global diminui produção agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217931.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para quem acha que as mudanças climáticas globais não têm impactado na produção agrícola, um artigo publicado ontem (06/05/11) no site da revista Science serve como uma grande ducha de água fria. De acordo com uma pesquisa feita por David Lobell, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e colegas, nos últimos 30 anos as produções de milho e de trigo em todo o mundo caíram, respectivamente, 5,5% e 4% em resposta ao clima mais quente. A queda se refere aos valores que teriam sido atingidos se não houvesse o aquecimento climático. As produções de soja e de arroz não foram afetadas significativamente.

Capes e CNPq proíbem concessão de bolsas a quem tem vínculo empregatício nas universidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217938.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram nota conjunta para evitar o acúmulo de bolsa de mestrado ou doutorado e salário por professores e servidores das universidades públicas (federais e estaduais), de faculdades privadas; e das escolas que formam a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Capes salienta que a restrição também é válida a quem já tivesse vínculo empregatício antes da solicitação da bolsa. Acesse aqui o documento.

Sustentabilidade terá "Conselhão" formado por presidentes de empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um conselho formado por lideranças empresariais que, juntas, são responsáveis pela metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país (Em 2010, o PIB foi R$ 3,675 trilhões) vai auxiliar o governo a elaborar ações em favor de um desenvolvimento sustentável. Dessa forma pretende colaborar para que o Brasil vire referência na chamada economia verde.

Prêmio homenageia os confinamentos mais eficientes e sustentáveis no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217935.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Agrocentro e Scot Consultoria se unem na criação do Prêmio Nelson Pineda ? Excelência em confinamento, ação de fomento inédita que visa privilegiar os confinamentos mais eficientes do país no ano de 2010 e aqueles que produziram de acordo com normas de sustentabilidade e bem estar animal.

Limonada mineira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217934.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quando começou a produzir limões Taiti, em 2003, em Jaíba, norte de Minas Gerais, a 600 quilômetros da capital, Belo Horizonte, o agricultor Reginaldo Nunes Saraiva não esperava tanto. Pelo menos não em tão pouco tempo. Sete anos depois, em parceria com outros dois empreendedores, ele já envia para a Europa, todas as semanas, cinco contêineres com 24 toneladas cada da fruta. As vendas externas, inclusive, já representam 60% do faturamento do produtor, que saiu do Piauí para empreender no mundo dos cítricos em terras mineiras.

Iniciativa ensina pequeno produtor a gerir propriedade rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217933.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Aprendi a planejar e a dirigir meu próprio negócio". A afirmação da produtora rural de Terenos (MS), Lucila Rezende de Queiroz, demonstra a importância das capacitações oferecidas gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS). Assim como Lucila, outros 21 produtores rurais da região de Terenos fazem parte de uma turma que está recebendo orientações sobre gestão da propriedade, por meio do Programa Negócio Certo Rural.

Pesquisador quer melhorar a produção de morangos no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217932.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] André Guarçoni Martins, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está avaliando os efeitos da aplicação de nitrogênio e potássio nas plantações de morango. A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo (Fapes), visa selecionar a melhor combinação de doses para maior produtividade e qualidade dos frutos.

Pesquisar este blog