Selecione o dia...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Debate sobre Código Florestal não pode ser monopolizado por ?atrasados?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217960.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse que o país tem condições políticas suficientes para ampliar o conjunto de leis e normas que defendem o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar. Marina criticou o fato de existir hoje um debate centrado no texto do novo Código Florestal, apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Melhoramento genético de gado aumenta ganhos de pecuaristas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217956.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, realizaram uma pesquisa de mineração de dados junto à base do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), mantida pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Por meio dela, será possível aumentar a eficiência na identificação e rastreamento de animais com características genéticas interessantes aos criadores, como habilidade materna, maior crescimento, maior volume de massa muscular, período de crescimento mais curto, fertilidade e precocidade sexual.

Nível do mar pode aumentar mais de um metro e meio até 2100, aponta informe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217955.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O nível mundial do mar pode aumentar mais de um metro e meio antes do ano 2100, com graves consequências para populações costeiras. O alerta consta no novo informe do Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico (Amap, na sigla em inglês), que analisa os efeitos da mudança climática. Publicado no 3 de maio de 2011, o documento será apresentado a chanceleres de oito países árticos ? Canadá, Dinamarca / Groenlândia, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.

Brasil inicia processo para instalação da logística reversa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217952.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir do segundo semestre de 2012, o Brasil vai poder experimentar uma nova forma de lidar com o descarte de cinco grupos de resíduos. Os brasileiros poderão ter regras fixas, determinadas pelo Governo Federal, para dispor de produtos como eletroeletrônicos; remédios; embalagens; resíduos e embalagens de óleos lubrificantes; e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

Confinamento em Mato Grosso não atenderá demanda dos frigoríficos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217959.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A intenção do produtor de Mato Grosso em investir no sistema de confinamento de gado registrou um aumento de 29,93% este ano com relação ao ano passado. Em 2010 foram confinados 592.834 mil animais e este ano subiu para 770.266 mil, isso representa 46% da capacidade de confinamento no estado, que pode atingir até 1.673.620 animais em dois giros de produção. "Esse número só vem confirmar o que estamos falando desde o início do ano: o gado de Mato Grosso não tem pastagem e uma das alternativas é o confinamento, por isso esse aumento", disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) ? Luciano Vacari.

AveSui 2011 terá programação de cursos práticos em manejo de aves e suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217958.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A AveSui 2011 terá em sua programação, além da exposição comercial e do fórum de discussões econômicas, a realização de uma série de cursos práticos criados com a finalidade de promover a capacitação profissional de técnicos e estudantes nas últimas novidades da pesquisa e tecnologia voltada aos segmentos de aves e suínos.

Série Produtor Rural da Esalq lança dois novos títulos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217957.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São paulo (USP), em Piracicaba, acaba de lançar dois novos títulos. Fertirrigação em mudas de citros utilizando microtubos: concepções para projeto e manejo (20p., R$ 5,00) e Compostagem e Reaproveitamento de resíduos orgânicos agroindustriais: teórico e prático (53p., R$ 10,00) são os temas, respectivamente, do exemplar 50 e da edição especial da publicação.

Projeto busca fortalecer produção de sementes andinas de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217954.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apoiar a produção da agricultura familiar camponesa nas regiões andinas de Peru, Bolívia e Equador através do uso de sementes locais de qualidade. Esse é o objetivo do projeto "Sementes Andinas", promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A valorização das sementes tradicionais é uma das bandeiras de muitas organizações camponesas que rechaçam os transgênicos.

Mercado de tangerina ponkan inicia maio com alta na Ceasa do Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217953.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com um aumento da oferta registrado no início do mês de maio de 2011, a tangerina ponkan, muito consumida nesta época do ano, aquece o movimento no mercado da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag). A comercialização da fruta atinge seu ponto alto entre os meses de maio e julho.

Incaper executa projeto de transferência de tecnologia social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217951.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de transferir tecnologia social para organizações de agricultores familiares, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está executando um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (SECT), que estrutura e fortalece os setores produtivos da agricultura familiar de 18 municípios capixabas. As atividades do projeto tiveram inicio no início de maio de 2011 na sede do Instituto, em Vitória, e procurarão adequar e desenvolver ferramentas e instrumentos para organizações, tanto na área comportamental, quanto no conhecimento técnico.

Pesquisar este blog