Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Presidente da CNA defende revisão da legislação trabalhista para o campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217977.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Orestes Dalazan, defendeu ontem (10/05/11) a necessidade de uma definição clara sobre o conceito de trabalho escravo no Brasil, que siga o que determina a Convenção 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e propôs um debate conjunto sobre o tema. A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, propôs a criação de um grupo de trabalho pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a OIT, com a participação da CNA, para debater essas definições imprescindíveis para garantir a segurança jurídica no campo em relação à legislação trabalhista.

Câmara adia para hoje votação do novo Código Florestal Brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217978.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A votação do novo Código Florestal Brasileiro, prevista para a noite de ontem (10/05/11), foi transferida para hoje (11), a partir das 9h, em sessão extraordinária. A decisão foi tomada em reunião do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), com líderes da base governista e da oposição e com o relator da matéria, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Mercoláctea 2011: toda a cadeia produtiva do leite reunida em Chapecó

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217974.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Reunindo toda a cadeia produtiva do leite do sul do Brasil, abre às 14 horas de hoje (11/05/11), no parque Tancredo Neves, em Chapecó (SC), a Mercoláctea 2011. Até o dia 13, reunirá 150 expositores, oportunizará negócios da ordem de 80 milhões de reais e atrairá 25 mil visitantes-compradores.

Congresso Brasileiro de Agroinformática recebe trabalhos até 1º de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217971.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Congresso Brasileiro de Agroinformática é um evento bianual promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro). O SBIAgro 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática - será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ocorrerá na semana de 17 a 21 de outubro, no Hotel Dall?Onder, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Governo brasileiro mostra preocupação com proposta da União Europeia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217980.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A proposta da Comissão Europeia (CE) de excluir países emergentes como Brasil e China do Sistema Geral de Preferências (SGP) do bloco econômico poderá levar à maior concentração de bens primários nas exportações do Brasil para a Europa, avalia o Itamaraty. Em comunicado emitido ontem (10/05/11), o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro recebeu "com preocupação" a medida.

Dilma diz que irá assentar "milhares de novas famílias"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217979.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (10/05/11) na coluna semanal Conversa com a Presidente que o governo federal investirá no assentamento de "milhares de novas famílias". "Acredito na reforma agrária, que democratiza o acesso à terra, garante a produção de alimentos saudáveis e baratos e gera renda e bem-estar social no campo. Além do mais, ajuda no esforço pela erradicação da extrema pobreza e contribui para reduzir o inchaço das periferias das cidades", afirma a presidente em resposta a uma leitora na coluna que é publicada em jornais.

Livro aborda tecnologia de produção do amendoim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217976.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro O Amendoim: Tecnologia de Produção, de João Nakagawa e Ciro Antônio Rosolem, ambos professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu.

Diminuição de chuvas afeta pastagens e lavouras no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217975.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A diminuição nos volumes de chuvas associados a queda da temperatura, nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste estão deixando os pastos em péssimas condições, o que está comprometendo a produção de leite. Com isso, os pastos que estão em fase terminal, os animais estão com dificuldades em engordar. Isso porque, de acordo com o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, os pastos que ainda estão vegetando, apresentam um aspecto atrativo e com fibras bastante grosseiras, o que vêm dificultando a conversão alimentar.

Abertas inscrições de trabalhos para IV Reunião de Biofortificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217973.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As inscrições de trabalhos para a IV Reunião de Biofortificação no Brasil, nas versões português e inglês, já estão abertas e vão até o dia 20 de maio de 2011, no site do Projeto BioFort, no endereço www.biofort.com.br. As inscrições só serão feitas on line. Todas as normas para inscrição e submissão ? encaminhamento ? dos trabalhos estão disponíveis no site. Estão disponibilizadas também as normas para elaboração dos resumos e trabalhos em pôsteres a serem apresentados.

Parceria une Embrapa e a Universidade Federal da Fronteira Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217972.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), abriu no dia 9 de maio de 2011 o diálogo para a formalização de uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A intenção das duas instituições é desenvolver cursos de pós-graduação e pesquisas em conjunto. Uma das primeiras iniciativas vai reunir pesquisadores da Embrapa e da UFFS para estudar a utilização de biomassa para a geração de energia elétrica.

Pesquisar este blog