Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, diz FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217989.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pelo menos um terço dos alimentos produzidos por ano no mundo é desperdiçado, de acordo com um estudo - Global Food Losses and Food Waste - divulgado ontem (11/05/11) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O desperdício ocorre de forma diferenciada nos países ricos e nos pobres. Nos ricos, parte dos alimentos vai para o lixo antes do vencimento da data de validade, enquanto nos pobres o desperdício ocorre na fase de produção.

Fim de benefícios tarifários pode prejudicar acordo entre Mercosul e UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217988.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferências Tarifárias (SGP) da União Europeia (UE) poderá comprometer as negociações de um acordo de livre comércio entre o bloco e o Mercosul. "Não dá para pensar em negociar o Mercosul e União Europeia se vocês continuarem com esse tipo de atitude", reclamou o diretor de negociação internacional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mario Marconini.

Inteligência artificial detecta falta de mineral em plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217984.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os prejuízos nas safras de milho poderão a partir de agora ser evitados precocemente e em poucos minutos, graças a uma tecnologia que combina visão computacional e inteligência artificial. Um projeto que envolve pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, desenvolveu um sistema que permite a verificação nutricional da planta, antes da produtividade.

Freio à invasão estrangeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos de Brasil, Argentina e Uruguai começam a propor leis para pôr fim à avidez estrangeira por suas cobiçadas e extensas terras aptas para a produção de alimentos. No geral, estas medidas são tímidas. Nenhum dos três sócios do Mercosul, juntamente com o Paraguai, propõe uma rejeição à aquisição de terras por parte de capitais privados e estatais estrangeiros, não fixam regulamentações sobre uso do solo, nem revisam o que já foi vendido. Na verdade, procuram pôr limites ao avanço sobre estas propriedades agropecuárias por parte de países que as cobiçam para facilitar o abastecimento de seus próprios mercados de alimentos ou como instrumento de investimento especulativo.

6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas acontece em agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217990.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Entre os dias 1 e 4 de agosto de 2011, a Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) realizará o 6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, em Búzios (RJ). O evento tem como tema central Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil e pretende discutir os recursos humanos, genéticos e de infraestrutura de pesquisa, ensino e serviços do setor.

Cartilhas vão disseminar boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217987.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançam no dia 13 de maio de 2011, às 9h30, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF), uma coleção de cartilhas sobre boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável de espécies de importância econômica e social para o Brasil. As cinco primeiras cartilhas apresentam informações gerais sobre: mangaba, umbu, pequi, capim dourado e coquinho azedo.

Crise do mercado de etanol brasileiro é capa da revista Globo Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217986.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Neste momento, o senado norte-americano discute acabar com medidas protecionistas que prejudicam a exportação do etanol brasileiro ao país. Mas como o Brasil pode exportar grandes volumes de etanol se não está conseguindo produzir nem para o próprio consumo? A capa da edição de maio de 2011 da revista Globo Rural, publicada pela Editora Globo, ouviu especialistas do setor para elaborar um panorama completo sobre o atual momento do mercado nacional de etanol.

Código florestal com inteligência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217985.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As duas edições anteriores do Código Florestal brasileiro - 1934 e 1966 - foram feitas com base na melhor ciência que se tinha na época. Para a definição de um novo Código Florestal, atualmente, não há sentido desprezar o conhecimento científico disponível, muito mais evoluído e preciso do que o existente há décadas.

Assembléia de Minas vota a criação de Dia da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já está pronto para o Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 742/11, que institui o Dia Estadual da Agricultura Familiar. O projeto, de autoria do deputado André Quintão (PT), recebeu parecer favorável de turno único da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial ontem (11/05/11). O relator, deputado Romel Anízio (PP), opinou pela aprovação da proposta com a emenda nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Minas se consolida como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217981.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção mineira de cana-de-açúcar está em alta. A previsão para esta safra é de 58,1 milhões de toneladas, destinadas à indústria sucroalcooleira. A produção é recorde e aponta crescimento de 3,8% em relação ao ano passado. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado também registrou crescimento na área plantada, passando para 740 mil hectares, com aumento de 12,2%. Com esses números, Minas Gerais se consolida como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do país. Os números foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Pesquisar este blog