Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vendas do agronegócio para África crescem 85% em abril de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218030.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações do agronegócio para a África e para o Oriente Médio, regiões onde há países árabes, avançaram em abril deste ano sobre o mesmo mês do ano passado. As vendas para o continente africano aumentaram 85,1% para US$ 593,6 milhões e as para o Oriente Médio 7,8% para US$ 545 milhões, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Gisele Bündchen X Don Cheadle no Desafio Ambiental do Pnuma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218027.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante a cerimônia de entrega do prêmio "Campeões da Terra", no Museu de História Natural em Nova York, na noite do dia 10 de maio de 2011, Gisele Bündchen conversou exclusivamente com a Rádio ONU. A modelo está em plena "batalha ambiental" com o ator Don Cheadle. Os dois são Embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Instituições internacionais de pesquisa discutem atuação no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218024.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No período de 16 a 22 de maio de 2011, representantes das instituições integrantes do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA) e do Programa Cooperativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sulamericanos (Procitrópicos) se reúnem em Cali (Colômbia) para discutir o fortalecimento da atuação desses organismos internacionais em Estados da Amazônia, em especial no Acre. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), participa do encontro, representada pelo pesquisador Judson Ferreira Valentim, chefe geral da Embrapa Acre (Rio Branco/AC).

Vale do São Francisco pode se transformar no Vale dos Vinhedos do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218021.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Menos de uma semana depois de importantes contatos feitos no Rio Grande Sul, durante a Fenavinho Brasil 2011, na cidade de Bento Gonçalves, com cooperativas e produtores de uva e de vinhos, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou diversas pequenas propriedades produtoras de uvas e pequenas vinícolas no Norte da Itália, iniciando conversações que têm o objetivo de transformar a região do Vale do São Francisco no Vale dos Vinhedos do Nordeste, e de mudar a realidade da Chapada Diamantina.

Articulações em torno ao Código Florestal abrem fratura no pacto do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218029.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Uma conseqüência indireta da articulação ruralista-parlamentar para afrouxamento na legislação ambiental florestal é um tácito relançamento da Questão Agrária ao debate público dos grandes meios de comunicação, mesmo que os publicistas que tratam desses problemas não se dêem conta. Na verdade o que está em jogo na discussão do Código Florestal é o controle público-privado do território, onde os direitos de propriedade fundiária não podem ignorar o caráter social e público dos recursos naturais que integram continuamente esse território.

Agricultores familiares gaúchos pedem perdão de dívidas em debate na CRA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218028.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A negociação das dívidas dos pequenos produtores rurais dominou o debate realizado na tarde do dia 13 de maio de 2011 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. A sexta audiência pública do ciclo de debates sobre a situação da agricultura brasileira teve como tema o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O debate, mediado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Banco do Brasil (BB) e dos agricultores do Rio Grande do Sul.

Comissão da ABNT elabora guia sobre gestão ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218026.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No dia 25 de maio de 2011, no Rio de Janeiro, será realizada a 1ª reunião da Comissão de Estudos de Sistema de Gestão Ambiental para as Micro e Pequenas Empresas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O grupo irá elaborar um guia para apoiar as pequenas empresas a atenderem os requisitos da ISO 14001. Trata-se de norma internacional que define para empresas de todos os setores e portes o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

CNA faz nova rodada de levantamentos de custo de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218025.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza a partir de hoje (16/05/11) uma nova série de levantamentos de dados sobre custos de produção para as culturas de cana-de-açúcar, pecuária de corte e café. Os encontros ocorrem durante toda a semana e fazem parte do Projeto Campo Futuro, uma iniciativa criada pela entidade para fornecer ao produtor rural informações constantemente atualizadas para orientá-lo na gestão da sua atividade.

Micro-organismos de araucária tem potencial biotecnológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218023.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Microorganismos presentes nas raízes de araucária apresentam grande potencial biotecnológico, pois são capazes de aumentar os níveis de nutrientes no solo, como o fósforo e o ferro, e produzirem hormônios que beneficiam o crescimento vegetal. Os dados são de um estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. Essas bactérias também apresentam a capacidade de inibirem o crescimento de fungos que causam doenças em espécies arbóreas de grande importância econômica, como Pinus e Eucalyptus.

Mínimo de cobertura florestal pode manter espécies nativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218022.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pequenos mamíferos de origem nativa (natural de determinada região) podem sobreviver em ambientes alterados pelo ser humano se houver um mínimo de cobertura florestal remanescente na região. Essa constatação parte da tese de doutorado da professora e pesquisadora Fabiana Umetsu, pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da professora Renata Pardini. Seu trabalho levantou a quantidade de marsupiais e roedores e a variedade destes em áreas com agricultura que mantinham algum resquício de Mata Atlântica.

Pesquisar este blog