Selecione o dia...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Audiência discutiu a liberação comercial do feijão geneticamente modificado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218047.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma audiência pública realizada ontem (17/05/11) em Brasília (DF), reuniu diversos setores da sociedade para discutir a liberação comercial de variedades de feijão geneticamente modificadas (GM) desenvolvidas pela Embrapa. A realização da audiência pública é promovida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em cumprimento à legislação brasileira de biossegurança, que exige a realização de eventos como esse sempre que uma liberação comercial envolve um produto que ainda não possui variedades GM comercializadas no país. A participação da sociedade civil é fundamental para embasar a decisão da Comissão sobre a liberação ou não do produto em questão para cultivo comercial.

Governo dará hoje resposta a pedidos de trabalhadores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218050.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A resposta do governo às reivindicações feitas pelos trabalhadores na agricultura deve ser dada hoje (18/05/11), segundo dia do Grito da Terra, mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ontem, a presidente Dilma Rousseff esteve reunida no Palácio da Alvorada com seis ministros de pastas que se envolveram para atender as demandas apresentadas pela Contag no início de abril.

Aumento dos custos preocupa a indústria avícola catarinense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218045.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As vendas externas de carne de frango continuam elevadas, mas as margens se reduzem em razão da valorização do real e dos elevados custos internos. O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila, analisa que o desempenho da avicultura catarinense no 1º quadrimestre de 2011 foi marcado por um quadro de custos de produção elevados e perda de competitividade em razão da política cambial.

Embrapa lança tecnologias para coleta de embriões em caprinos e ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218042.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dois novos equipamentos para coletar embriões em pequenos ruminantes serão apresentados no XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, que será realizado dos dias 25 a 27 de maio de 2011 no Centro de Convenções do Mar Hotel Recife, em Recife (PE). As novas tecnologias foram desenvolvidas pela Embrapa Caprinos e Ovinos em parceria com a Embrapa Gado de Leite.

Novo modelo de Plano Plurianual promove sustentabilidade ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218049.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A determinação do Governo Federal de reduzir de 365 para 61 os programas que faziam parte do Plano Plurianual (PPA) vai significar maior integração entre os órgãos do Poder Executivo. O novo modelo de PPA trará ainda o incremento de ações favoráveis à sustentabilidade. "Essa será uma mudança de estrutura que busca um caráter mais estratégico para o Plano Plurianual, com condições mais efetivas para a formulação, gestão e implementação das políticas públicas", explica o diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Volney Zanardi. Segundo ele, o novo desenho facilita as informações à sociedade das metas de Governo, de forma mais simples e direta.

Realidade fundiária brasileira agora disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218048.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O acervo fundiário brasileiro, que contém plantas e informações sobre imóveis rurais em todo o País, está acessível a qualquer cidadão, pela internet. A possibilidade foi aberta no dia 16 de maio de 2011 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável por gerenciar o banco de dados. No acervo digital são encontradas informações produzidas pelo Incra sobre projetos de reforma agrária, imóveis rurais, glebas, territórios quilombolas e faixas de fronteira.

Assocon aponta crescimento de 31% em produção de animais confinados no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218046.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) projeta que haverá crescimento de 31% no volume de gado confinado pelo pecuarista brasileiro em 2011. Isso é o que apurou o primeiro levantamento sobre a produção de animais confinados realizado pela entidade em abril, que comparou os números finais de 2010 com a expectativa de produção de seus associados para 2011.

Bahia pleiteia sediar maior feira de negócios da indústria de aves e suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218044.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A realização da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (Avesui) na capital baiana, em 2013, foi pleiteada, ontem (17/05/11), pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, juntamente com o presidente da Associação Baiana de Avicultura e Suinocultura, Marcelo Plácido, à coordenadora do evento deste ano, que está acontecendo em Florianópolis (SC), Andrea Gessuli.

Uma relação de cumplicidade com a agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218043.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Péricles de Carvalho Ferreira Neves é um dos pesquisadores envolvidos com a identificação da variedade Chorinho, arroz que apresenta o dobro de ferro (4 miligramas por quilograma), em relação ao grão polido convencional. Ou seja, um produto alternativo para combater a falta do nutriente na alimentação humana, cuja deficiência pode levar à anemia.

Europa divulga relatório sobre aspectos socioeconômicos dos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218041.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Baseado em dados obtidos por meio de estudos, pesquisas de opinião pública e testes de campo, o documento divulgado pela Comissão Europeia (CE), em abril de 2011, questiona a limitação e a falta de clareza das análises sobre as tecnologias transgênicas na Europa. A publicação revela que as informações existentes na Europa são frequentemente baseadas em ideias preconcebidas sobre o tema.

Pesquisar este blog