Selecione o dia...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Acordo garante votação do Código Florestal no dia 24 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218056.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Líderes de base governistas e da oposição, reunidos na tarde de ontem (18/05/11), acertaram para o dia 24 de maio, a partir das 10 horas, a votação do novo Código Florestal. Também participaram da reunião o relator da proposta deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e outras lideranças da Casa.

Governo anuncia medias urgentes contra desmatamento clandestino na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218054.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Medidas urgentes do governo federal para frear o desmatamento ilegal na Amazônia foram anunciadas ontem (18/05/11). Na região, o aumento da área desmatada foi de 27%, entre agosto de 2010 e abril de 2011. No mesmo período, o estado do Mato Grosso registrou um acréscimo de 43% do crime ambiental, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre março e abril deste ano, o estado teve um desmate de 477,4 Km².

Aviões não tripulados irão atuar na detecção de crimes ambientais em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218053.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir do mês de julho de 2011 o monitoramento ambiental nas áreas rurais do Estado de São Paulo será feito com o auxílio de três Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) produzidos por uma empresa de São Carlos (230 km da capital paulista). A nova estratégia no combate às agressões ao meio ambiente é resultado de uma parceria inédita entre a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo (PMA), o Instituto Inova e a AGX Tecnologia, empresa responsável pela fabricação dos VANTs.

Árabes estão entre grandes clientes de cooperativas agrícolas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218060.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os quatro primeiros meses de 2011 foram os melhores dos últimos anos para as exportações das cooperativas brasileiras e os países árabes estiveram entre os responsáveis por esse desempenho. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), entre janeiro e abril deste ano as vendas externas das cooperativas somaram US$ 1,681 bilhão, um crescimento de 34,4% em relação ao mesmo período do ano passado. É o melhor resultado do setor desde 2005, quando esses dados começaram a ser analisados.

Ministra diz que Brasil pode ser maior produtor de pescado do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218059.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é detentor de 3% da água doce do mundo e possuidor de 8,5 mil km de costa marítima. Essas características podem fazer do país um grande protagonista na cadeia produtiva mundial de pescados. Para a ministra da pesca e aqüicultura, Ideli Salvatti, elas são determinantes. "Podemos ser o maior produtor de pescados do mundo, pois temos água e todas as condições favoráveis para isso", afirmou, na abertura da primeira reunião do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) de sua gestão à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), ontem (18/05/11), em Brasília (DF).

Encontro internacional discute a pecuária sustentável em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218058.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As atividades da primeira Reunião Global sobre Pecuária Sustentável, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tiveram início no dia 17 de maio de 2011, com a solenidade de abertura oficial do evento, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF). O ministro da Agricultura Wagner Rossi foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Erikson Chandoha.

Ministério da Agricultura anuncia novo secretário de política agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218057.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou ontem (18/05/11) a substituição de Edilson Guimarães por José Carlos Vaz na Secretaria de Política Agrícola. Vaz é funcionário do Banco do Brasil há 29 anos e ocupava, desde o início de 2007, o cargo de diretor de Agronegócios. Ele toma posse no dia 23 de maio.

Simpósio de Silvicultura Tropical e Dia de Campo do Eucalipto acontecem em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218052.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 6 e 7 de junho de 2011, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, promove a segunda edição do Simpósio de Silvicultura Tropical ? II Silvitrop. O objetivo do evento é atualizar informações sobre a silvicultura de espécies florestais nativas e exóticas, com discussões críticas sobre vários aspectos da silvicultura intensiva, desde perspectivas econômicas até novos usos da madeira produzida e as questões legais e de certificação florestal.

Mudança climática será nociva para a agricultura na maior parte do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218051.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A mudança do clima prevista para as próximas décadas como resultado do aquecimento global coloca em risco a produção agrícola no Brasil. Estudo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê que o aumento da temperatura no país vai diminuir a área favorável aos cultivos de soja, café, milho, arroz, feijão e algodão, podendo levar a um prejuízo de R$ 7,4 bilhões já em 2020.

Pesquisar este blog