Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Falta de investimento em pesquisa ameaça hegemonia brasileira em etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218097.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil pode perder o domínio na tecnologia de produção de etanol devido à falta de investimento em novos meios para retirar álcool do bagaço e da folhagem da cana-de-açúcar. É o que defendem especialistas ouvidos pela Agência Brasil. De acordo com eles, outros países avançam na pesquisa com álcool que tenha origem na celulose e biocombustível, ao mesmo tempo em que cresce a presença de empresas estrangeiras no setor.

Antes importante para o Brasil endividado, agora FMI é fundamental para os europeus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218100.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para o presidente do Banco Central do Brasil, países não devem ter receio ao pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Órgão que emprestou dinheiro ao Brasil endividado, atualmente é maior parceiro para combater crise europeia. Na década de 1990, praticamente não havia um brasileiro que não soubesse o significado do FMI: no imaginário coletivo, o Fundo Monetário Internacional carregava a ideia do país endividado, em crise, sem perspectivas de melhora em curto espaço de tempo.

Sete municípios de Mato Grosso entram na ?lista suja? do desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218095.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pelo menos mais sete municípios de Mato Grosso devem entrar na chamada "lista suja" do desmtamento. São eles: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Cláudia, Santa Carmem, Tapurah e Nova Mutum. A lista bloqueia novas autorizações para corte de vegetação nativa e aplica punições aos desmatadores, além de receber um monitoramento de fiscalização por parte das forças de segurança, lideradas pelo sistema de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao lado, o mapa mostra, nos pontos amarelos, os alertas de desmatamento nos meses de março e abril de 2011.

Atalhos para a universidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218092.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As duas principais universidades de pesquisa do país inauguram novas estratégias para ampliar o número de alunos egressos de escolas públicas. A principal novidade vem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que criou em 2011 um curso piloto de dois anos de duração para 120 alunos de escolas públicas campineiras selecionados de acordo com a performance no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Como boa parte dos alunos do ensino público nem sequer cogita fazer o vestibular da Unicamp, resolvemos ir atrás deles", diz o pró-reitor de Graduação da Unicamp, o físico Marcelo Knobel, um dos idealizadores da iniciativa.

Governo promove carne brasileira em feira na China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218099.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] d1306065097.jpgTerminou, no 20 de maio, em Xangai, a 11ª feira Sial China 2011, um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do país. Durante os três dias da feira, fabricantes nacionais e internacionais de produtos alimentícios e vinhos promoveram suas mercadorias para as 35 mil pessoas que visitaram o evento. O público foi 21% maior que o registrado na edição de 2010.

Economistas preveem estabilidade do déficit em transações correntes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218098.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia aquecida e o dólar em baixa fazem com que mais turistas brasileiros visitem outros países e as empresas importem mais produtos, remetam mais dinheiro para fora do Brasil e usem mais serviços de transportes e aluguel de equipamentos no exterior. Esse cenário faz com que as transações correntes, registro de trocas de bens, rendas e serviços do Brasil com o exterior, tenha um resultado negativo maior.

Secretário do Meio Ambiente de MT vincula desmatamento ao processo de discussão do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218096.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Maia, disse no dia 19 de maio de 2011, durante coletiva para a imprensa, que o Estado tem realizado ações de combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade desde a década de 90 e, o desenvolvimento dessas ações tiveram reflexo na redução "drástica" dos números do desmatamento no Estado de Mato Grosso a partir de 2004. Para o secretário, "Não há como negar a forte vinculação dessa alteração aos processos de discussão da legislação ambiental, do Código Florestal no nível federal e do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) no nível estadual."

Campanha lança "Desmatamento ilegal zero" em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218094.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pecuaristas do município de Juara lançaram no dia 19 de maio de 2011 em Cuiabá e em Juara, em Mato Grosso, a campanha de Desmatamento Ilegal Zero. Os organizadores orientam os produtores a não abrirem novas áreas sem autorização na floresta, fazer derrubada de juquira (conhecido como capoeirão, onde começa a regeneração da floresta e que precisa de autorização para ser derrubado), extrair madeira sem manejo florestal e não fazer queimadas.

Seminário vai debater oportunidades na área da biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218093.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O conhecimento gerado em pesquisas científicas desenvolvidas na universidade pode e deve ser transferido para uso pela indústria nacional. O resultado disso é o surgimento de produtos e processos inovadores e que tragam benefícios diretos para a saúde pública e a sociedade. É com esta proposta que Ribeirão Preto vai sediar de 6 a 8 de junho de 2011, a 5ª edição do Seminário sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil.

Curso da Universidade do Café discute o manejo de águas residuárias do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218091.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No próximo dia 27 de maio, a Universidade do Café Brasil vai realizar o seminário "Manejo de águas residuárias do café", no Centro de Excelência do Café do Cerrado, no município de Patrocínio (MG). Para reforçar e orientar os cafeicultores sobre as melhores práticas sustentáveis, o engenheiro agrônomo, Sergio D?Alessandro, vai apresentar e tirar as dúvidas sobre os procedimentos corretos para o manejo e tratamento da água utilizada no processamento e descascamento do café, antes de devolvê-la à natureza.

Pesquisar este blog