Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cinco mil protestam no enterro do casal de extrativistas no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218139.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um protesto que reuniu mais de 5 mil pessoas marcou ontem (26/05/11) o enterro dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Marabá, no Pará. O casal foi executado a tiros no dia 24 de maio, no sudeste do estado. Às 5h, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outras entidades ligadas à luta na área rural bloquearam uma ponte sobre o Rio Itacaiúnas e uma ferrovia próximo à cidade de Marabá, onde o casal foi sepultado.

Governo chinês divulga lista de frigoríficos aptos a exportar carne suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218137.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China publicou, ontem, 26 de maio de 2011, a lista dos primeiros frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne para o país asiático. São três indústrias localizadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. O governo chinês anunciou, em abril, a abertura do mercado para o produto do Brasil durante visita da presidente Dilma Rousseff a Pequim. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, integrou a comitiva presidencial.

Senado aprova prazo de dois anos para registro de novos agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218136.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou ontem (24/05/11) o Projeto de Lei do Senado - PLS 88/11 -, que estabelece prazo de dois anos para o início da produção e comercialização de novos agrotóxicos no Brasil após o registro dos produtos. O objetivo da proposta, de autoria da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, é alterar a legislação vigente, que não define prazos para a fabricação e a venda destes insumos. A matéria também prevê a suspensão do registro caso a fabricação e a venda não comece no período definido pelo projeto.

Água para o ano inteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218132.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nas grandes capitais, quando a chuva cai, vem logo uma preocupação com os transtornos causados pelos alagamentos. Mas no Semiárido e no Cerrado, que vivenciam, ano após ano, longos períodos de seca, é bem provável que a imagem de uma enxurrada faça surgir uma angústia de outra natureza, bem ilustrada por uma frase do tipo Meu Deus, quanta água boa sendo desperdiçada.

Plano Safra 2011-2012 terá R$ 107 bilhões, diz Wagner Rossi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218140.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse ontem (26/05/11) que o Plano Safra 2011-2012 terá R$ 107 bilhões. Segundo ele, a nova politica de auxílio ao setor agropecuário brasileiro será anunciada em junho e trará incentivos específicos a três setores: o sucroalcooleiro, o de produção de suco de laranja e a pecuária.

Problema cambial não será resolvido em curto prazo, diz Fernando Pimentel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218138.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O problema da excessiva valorização do real ante o dólar não será resolvido em curto prazo e está fora do alcance da ação do governo. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. De acordo com ele, o Brasil não tem como "escapar" do cenário internacional, marcado pela política monetária expansionista dos Estados Unidos, responsável pela elevação do real.

Agricultura sustentável requer organização de produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218135.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O primeiro passo na transição da agricultura brasileira para um modelo de produção sustentável deve ser a organização dos produtores brasileiros. O ponto de vista foi expresso pelos participantes de audiência pública realizada ontem (26/05/11) pela Subcomissão Temporária de Acompanhamento da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio 20), vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal.

Empresários do agronegócio vão debater aprovação do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218134.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O novo Código Florestal, que acaba de ser aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para o Senado Federal, merece um debate equilibrado com o envolvimento de toda a sociedade. O XXI Fórum ABAG, que se realizará em São Paulo, no dia 30 de maio de 2011, entre 8h30 e 11h30, no Hotel Maksoud Plaza, abordará os seus pontos mais polêmicos. Se propõe alertar para os benefícios que a nova legislação proporcionará a esse segmento da atividade econômica do País, que conta com 5,2 milhões agricultores, dos quais, 4,3 milhões são pequenos proprietários.

Udesc de Lages abre inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal e Manejo do Solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218133.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, irá abrir, de 1º de junho até o dia 30 de junho, as inscrições dos cursos de mestrado em Produção Vegetal e doutorado em Manejo do Solo para o segundo semestre de 2011.

Compostagem de cama de equinos é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218131.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV exibe o programa Compostagem de cama de eqüinos, hoje (27/05/11), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E dia 29, às 8 horas pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 1º de junho, às 9h10, e no dia 3, às 16 horas.

Pesquisar este blog