Selecione o dia...

sábado, 28 de maio de 2011

Trabalho escravo ainda faz 20 mil vítimas no país, diz MPT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218150.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil ainda tem cerca de 20 mil trabalhadores que atuam em condição análoga à escravidão e os atuais métodos de combate à prática criminosa ainda não são suficientes para zerar a conta. Quem admite a situação é o Ministério Público do Trabalho (MPT) que lançou ontem (27/05/11) uma campanha nacional para sensibilizar a sociedade desse problema que persiste mais de um século depois do fim da escravidão no país. A campanha busca atingir empresários, sociedade e trabalhadores por meio de propagandas de TV, rádio e uma cartilha explicativa.

Senador quer agilizar a tramitação do Projeto de Lei sobre clonagem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218146.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Senador Acir Gurgacz (PDT/RO) visitou ontem (27/05/11) pela manhã o Campo Experimental Sucupira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, situado a cerca de 30 km do Plano Piloto, em Brasília (DF), onde estão os três clones bovinos desenvolvidos pela Empresa, que contribuíram para colocar o Brasil em posição de vanguarda na área da reprodução animal.

A Europa semeia a fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218143.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Europa poderá sofrer fome no futuro, a menos que mude suas políticas agrícolas e converta os produtores nos protagonistas das pesquisas no setor, alerta um informe do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (IIED), com sede em Londres. Segundo o estudo, há pouca esperança de o continente atingir sua meta anunciada de frear a perda de biodiversidade em dez anos, se não introduzir essas mudanças.

Kátia Abreu é eleita presidente da Faet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218149.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, foi eleita, ontem (27/05/11), presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet). Candidata em chapa única, a presidente da CNA foi eleita por 32 votos favoráveis e nenhum contrário. No Estado, 38 sindicatos rurais estavam habilitados a participar da eleição realizada ontem em Palmas (TO). Para ser eleita, a chapa liderada pela senadora Kátia Abreu precisava de 17 dos votos (maioria simples dos votantes).

CNA pede ao MDA que agilize o processo de georreferenciamento de imóveis rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218148.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A lentidão na análise dos processos de georreferenciamento de propriedades rurais pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) dificulta o ordenamento fundiário e a transferência de titularidade dos imóveis, prejudicando o produtor rural. O alerta é da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que discutiu o tema e a regularização fundiária na Amazônia Legal, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na reunião, a senadora Kátia Abreu apresentou sugestões para agilizar a certificação, processo que demora até dois anos para ser concluído.

Minas Gerais recebe denominação de origem para própolis verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218147.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estabeleceu no mês de maio a primeira denominação de origem para a própolis verde no Brasil, através da Portaria nº 1138 de 2011. Cento e dois municípios mineiros localizados em áreas de produção dos associados da Federação Mineira de Apicultura (FEMAP-MG) compõe a Região da Própolis Verde.

Valec anuncia lançamento de Edital da Ferrovia em Lucas do Rio Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218145.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A - a empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes e cuja função social é a construção e exploração de infraestrutura ferroviária ?, José Francisco das Neves, vai estar hoje (28/05/11) em Lucas de Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá/MT) para participar de uma ampla reunião com lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades de classe. A informação é do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

Paraná reduz ICMS para tornar indústrias de mandioca mais competitivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218144.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governador Beto Richa anunciou ontem (27/05/11), em Paranavaí, três importantes incentivos na área fiscal para tornar as indústrias de mandioca do Paraná mais competitivas. Uma das medidas reduz de 12% para 3,5% o ICMS que deve ser recolhido por empresas que produzem fécula e farinha. Outro benefício anunciado é o aumento do crédito presumido de ICMS de 60% para 70% na venda de produtos derivados da mandioca (amidos, xarope, fécula e farinha temperada de mandioca) para outros estados do país.

Inscrições abertas para tutoriais no BBest

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218142.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference ? BBest) está com inscrições abertas para participação nos cursos tutoriais pré-evento. Os cursos serão realizados no dia 14 de agosto de 2011, antes da abertura do BBest, principal evento brasileiro sobre o estado da arte na área de bioenergia que ocorrerá de 14 a 18 de agosto em Campos do Jordão (SP).

A maior feira do agronegócio café no Brasil será lançada no dia 7 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218141.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] No próximo dia 7 de junho, em Três Pontas, Sul de Minas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lançará a Expocafé 2011. Pela segunda vez, a Empresa será responsável pela Feira que é considerada a maior do agronegócio café no Brasil. A data foi definida em reunião realizada pelo Conselho Deliberativo da Expocafé, naquela cidade, no dia 19 de abril. O presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira também esteve presente nesta reunião em que foram apresentados os preparativos para o evento.

Pesquisar este blog