Selecione o dia...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Código Florestal aprovado na Câmara poderá agravar mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218167.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para o possível agravamento sobre o clima com a entrada em vigência da atual versão do Código Florestal aprovada pela Câmara dos Deputados. Segundo eles, o aumento da pressão sobre as áreas de florestas comprometerá os compromissos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferência de Copenhague, de diminuir em até 38,9% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia até 2020.

Nova lei ambiental pode prejudicar credibilidade brasileira no exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218168.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A mesma plateia que aplaudiu as iniciativas brasileiras para frear o desmatamento e impulsionar o mundo rumo ao desenvolvimento sustentável, agora volta a olhar o cenário com preocupação. "O afrouxamento das leis ambientais para favorecer a agricultura terá uma repercussão negativa. Afinal, o aumento da produção (agrícola e pecuária) terá um custo ambiental à custa da Amazônia, que tem toda essa percepção no exterior", avalia Fabíola Zerbini, secretária-executiva da Forest Stewardship Council (FSC), no Brasil.

Tecnologia ecológica: Pneus usados viram cisternas, silos e filtros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218166.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Começa a ser difundida no interior do Rio Grande do Sul uma forma barata e ecologicamente correta de se montar caixas d´água, silos secadores e armazenadores de grãos e filtros lentos de água, a partir do aproveitamento de pneus de tratores agrícolas e caminhões. Desenvolvida pela Emater/RS-Ascar de Teutônia, a tecnologia evita também a proliferação do mosquito da dengue, já que os pneus são ambientes propícios para depósito das larvas do Aedes aegypti. Os protótipos foram apresentados ao público entre 26 e e 29 de maio de 2011, durante a Festa de Maio, que comemora o aniversário de 30 anos de Teutônia.

Pesquisa Abic: Consumo de café cresce em todas as faixas etárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218165.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O café, que até quinze anos atrás tinha como grande consumidor o público mais velho, está conquistando os jovens. É isso o que aponta a mais recente pesquisa Tendências de Consumo de Café realizada anualmente, desde 2003, pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O estudo mostra que de 2003 a 2010 o percentual de pessoas que declararam, espontaneamente, ter o café entre as bebidas habituais e que o haviam consumido no dia anterior e no dia da pesquisa aumentou de 85% para 91% na faixa dos 15 aos 19 anos; de 83% para 90% na faixa dos 20 aos 26 anos; de 86% para 94% na faixa dos 27 aos 35 anos e acima dos 36 anos, de 96% para 98%.

Agricultura facilita compra de imóvel rural com recursos do Banco da Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218170.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 25 de maio de 2011, o Projeto de Lei Complementar 1/11, que facilita a compra de imóveis rurais por meio de financiamento com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária - Banco da Terra, instituído pela Lei Complementar 93/98.

Comissão da Agricultura debaterá parâmetro europeu para produção leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218169.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai promover audiência para debater a Instrução Normativa 51 (IN 51), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que regulamenta os novos parâmetros de qualidade para produção do leite nacional, equiparando-os aos parâmetros europeus.

Expocachaça, na Superagro 2011, começa com diversas atrações para o público

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218164.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Começa no dia 2 de junho, a 15ª Expocachaça - Feira e Festival da Cachaça. A feira foi integrada à Superagro em 2005 e está consolidada como espaço para negócios, reunindo marcas da bebida de Minas e de outros estados para vendas no atacado e no varejo, máquinas e equipamentos para a produção e comercialização do destilado. Para o público, a feira traz a oportunidade de degustar e adquirir o produto, aliada a uma diversificada programação cultural com vários shows e apresentações.

Senepol prepara ações para Feicorte 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218163.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Dos dias 13 a 17 de junho de 2011, São Paulo receberá a 17ª Feicorte, um evento tradicional e moderno que reúne os principais elos da cadeia da pecuária de corte do Brasil. Aproveitando esta ocasião favorável, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol estará expondo 92 animais durante provenientes de 14 criatórios. Além disto, contará também com a participação de 10 touros de Centrais, potencializando a visibilidade da raça enquanto ferramenta para o cruzamento industrial, tanto a campo como pela inseminação artificial.

Ensino Avançado CRV Lagoa lança Curso IATF de 8 a 10 junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218162.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Após lançar novidades como o Curso de Manejo em Performance de Cria e o Curso de Casqueamento, além dos tradicionais treinamentos oferecidos, o Ensino Avançado CRV Lagoa mais uma vez disponibiliza aos pecuaristas de todo o Brasil o Curso IATF. A edição do curso será promovida de 8 a 10 de junho de 2011, na sede da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP).

Fepagro Serra: 92 anos dedicados à pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218161.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Hoje (30/05/11), a Fepagro Serra está completando 92 anos. A unidade de pesquisa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, foi fundada em 30 de maio de 1919 pelo Ministério da Agricultura e, em 1929, passou para a administração da Secretaria da Agricultura do Estado. A primeira denominação foi Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves.

Pesquisar este blog