Selecione o dia...

sábado, 4 de junho de 2011

ONU ressalta importância das florestas para o progresso econômico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218220.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em uma mensagem enviada ontem (03/06/11) para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente ? comemorado em 5 de junho ? o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que as alterações ambientais potencialmente irreversíveis ameaçam o progresso que retirou centenas de milhares de pessoas da pobreza. Ban disse que o crescimento econômico trouxe custos que vão desde a poluição da água e da atmosfera, até a degradação do setor da pesca e das florestas, "tudo que causa impacto na prosperidade e no bem-estar humano. Não iremos construir um mundo mais justo e equitativo se não dermos o mesmo peso aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental", afirmou.

Presidente da CNA critica interpretações equivocadas sobre novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218219.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lamentou as interpretações equivocadas a respeito do texto do novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados, especialmente em relação ao desmatamento e à anistia a produtores rurais, usadas para combater o texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que moderniza a legislação ambiental. "Desafio os radicais a encontrarem na proposta qualquer artigo que fale de desmatamento ou anistia. O texto não permite", afirmou a presidente da CNA, durante palestra no Bright Green Cities/Rio Global Green Business, promovido pelo Banco Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Expansão da economia no primeiro trimestre foi puxada pela agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218217.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescimento de 1,3% na economia brasileira no primeiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior foi puxado pelo desempenho da agropecuária. Com expectativa de safra recorde em 2011, o setor teve expansão de 3,1% na comparação com o último trimestre de 2010. De acordo com dados divulgados ontem (03/02/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as produções de soja (6,3%) e de milho (3,0%) foram os destaques da atividade.

Unesp lança acervo digital com 25 mil publicações acadêmicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218211.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Acervo Digital da Unesp, desenvolvido como um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela Universidade, ganha, a partir do mês de junho de 2011, um novo projeto gráfico, com sistema de busca e submissão online de arquivos. No endereço www.acervodigital.unesp.br, já é possível pesquisar entre os mais de 14 mil itens educacionais ou acessar o banco de teses e dissertações da instituição, com cerca de 11 mil títulos.

Ministério da Agricultura regulamenta produção têxtil orgânica de algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218218.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou no 2 de junho de 2011, a legislação que estabelece o regulamento técnico para produtos têxteis orgânicos derivados do algodão. A Instrução Normativa nº 23, publicada no Diário Oficial da União (DOU), aplica-se principalmente a indústrias que fabricam tecidos e roupas orgânicas a partir da fibra, obtida em sistema orgânico de cultivo e certificada pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Economia brasileira cresce 1,3% no primeiro trimestre de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218216.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, informou ontem (03/06/11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior destaque, de acordo com o IBGE, foi a agropecuária, que registrou aumento de 3,3% no volume do valor adicionado. Em seguida, aparecem a indústria, com expansão de 2,2%, e os serviços, com elevação de 1,1%.

Famílias receberão pagamento por preservação florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218215.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tirar a população da situação de extrema pobreza e proteger o meio ambiente. É isso que o Governo Federal vai fazer com a criação do Programa de Apoio à Conservação Ambiental (Bolsa Verde), iniciativa que vai pagar R$ 300, a cada trimestre, pelos serviços de proteção do meio ambiente. A meta é atender mais de 76 mil famílias, em 2014.

Agricultores familiares do Norte de MT preocupados com a morte da brachiaria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218214.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Itamar Andrade, alerta que 80% das áreas de pastagens estão morrendo nos assentamentos rurais Cachimbo um e dois, Padovani e São José União, localizados no Norte do Estado de Mato Grosso, nos municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá. Pecuaristas com plantel de mais de 100 cabeças de gado estão sendo obrigados a alugar pasto para manter o animal. Caso o problema não seja solucionado, a previsão é que até 2016, não tenha mais capim Brachiaria brizantha (brizantão) e os produtores tenham deixado a região.

Biotecnologia na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218213.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) lançou o site Saiba mais sobre biotecnologia. Destinado ao público geral, tem conteúdo educativo e gratuito com explicação de aplicações possíveis da manipulação genética. A iniciativa tem por objetivo demonstrar que a biotecnologia não se detém aos laboratórios de institutos de pesquisa, mas que também está presente no dia a dia das pessoas.

7º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil acontece em Araxá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218212.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 7º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será realizado de 22 a 25 de agosto de 2011 em Araxá (MG). Sob o tema Articulações em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento, a proposta do evento é fomentar o debate entre a comunidade científica e representantes da cadeia produtiva sobre o desenvolvimento de tecnologias e produtos relacionados ao café.

Pesquisar este blog