Selecione o dia...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aumento da temperatura média do planeta pode afetar não só clima, mas a biodiversidade de uma região

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218240.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisas confirmam o aumento da temperatura média do Planeta. O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas por causa do aumento da emissão dos gases de efeito estufa. O aumento da temperatura que já foi registrado em quase 1 grau Celsius (ºC), pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, provocando desastres ambientais.

Mudanças climáticas já afetam produção de alimentos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218239.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O prato típico do brasileiro, o arroz com feijão, é muito recomendado pelos nutricionistas por ser rico em carboidratos, sais minerais, vitaminas e fibras. Mas essa tradição pode estar com os dias contados por causa das mudanças climáticas. Dados apresentados pelo presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê, na Bahia, Walterney Dourado Rodrigues, podem dar uma idéia do porquê. Ele explica que o município já produziu, no passado, 3 milhões de sacas de feijão e, hoje, os agricultores colhem abaixo de 10% desse valor.

Adubo orgânico: reciclagem, saúde do solo e economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218236.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Excelente alternativa para agricultores familiares, a adubação orgânica se configura como uma maneira eficaz de garantir a qualidade do solo, destinar corretamente os resíduos que se acumulam nas propriedades, além de reduzir os custos antes aplicados na compra de fertilizantes químicos. Ainda mais importante, é uma forma de oferecer à planta todos os nutrientes que necessita.

Mato Grosso aperta o cerco e divulga lista dos desmatadores no Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218231.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) divulgou no dia 3 de junho a lista dos empreendimentos que realizaram desmatamento ilegal no período de 2010 a 2011 e foram autuadas no primeiro quadrimestre de 2011. O secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, disse que esta é uma primeira relação de propriedades onde foi comprovada a prática do crime ambiental.

Programa de Aquisição de Alimentos será quatro vezes maior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218235.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma das metas do Brasil sem Miséria para a zona rural é aumentar em quatro vezes o número de agricultores familiares, em situação de extrema pobreza, atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Subirá de 66 mil para 255 mil até 2014. Com a expansão, a participação dos agricultores muitos pobres no conjunto dos beneficiários do PAA será elevada de 41% para 57%. Atualmente, 156 mil agricultores vendem sua produção para o programa e a meta é ampliar para 445 mil até o final do atual governo.

Espírito Santo paga a produtores rurais por serviços ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218234.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No dia 3 de junho de 2011, durante a cerimônia que deu início às comemorações da Semana do Meio Ambiente, no Palácio Anchieta, o Governo do Espírito Santo entregou novos cheques de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a cinco produtores rurais, com propriedades localizadas nas bacias dos rios Benevente, Guandu e São José.

USP lança núcleo para apoiar pesquisas em bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218233.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores e grupos da Universidade de São Paulo (USP) que atuam na área de bioenergia acabam de ganhar um importante estímulo às suas atividades. No dia 3 de junho de 2011, foi lançado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade (NAPBS). O evento, liderado pelo reitor João Grandino Rodas, ocorreu simultaneamente às comemorações pelos 110 anos da Esalq.

Agricultura familiar pode ajudar no combate à inflação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218238.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em um cenário de restrições ao crédito e aumento de inflação e de juros, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, acredita que a manutenção do volume de R$ 16 bilhões para financiamento da agricultura familiar na safra 2011/2012 é um estímulo à produção e à economia do país. O crédito para os agricultores familiares, destaca ele, teve redução nas taxas de juros, que serão de 1% ao ano para empréstimos até R$ 10 mil e 2% acima disso.

Agrale inaugura centro de formação profissional para jovens aprendizes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218237.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Diante da necessidade de preparar mão de obra especializada para integrar seu quadro de funcionários, a Agrale, conhecida montadora nacional de veículos, tratores e motores, inaugurou, no dia 3 de junho de 2011, o Centro de Formação Profissional Agrale para oferecer cursos de qualificação para jovens. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e localizado na unidade 2 da empresa, o centro tem capacidade para atender até 60 aprendizes por turno e conta com duas salas, laboratório de informática e estrutura para aulas práticas.

Helena Nader é eleita presidente da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218232.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A biomédica Helena Nader é a próxima presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para o mandato julho-2011 a julho-2013. Ela recebeu 826 votos (54,1%), contra 599 (39,3%) atribuídos ao físico Luiz Pinguelli Rosa, também concorrente ao cargo. Houve 56 votos em branco (3,6%) e 43 nulos (2,8%). A apuração das eleições na SBPC ocorreu na manhã do dia 3 de junho, na unidade administrativa da entidade, em São Paulo. O período de votação foi aberto no dia 3 de maio e encerrado em 1º de junho. Os eleitores votaram somente pela internet.

Pesquisar este blog