Selecione o dia...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

IBGE e Conab estimam safra recorde superior a 160 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218272.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A previsão do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de maio, divulgado ontem (08/06/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta uma safra agrícola de 161,2 milhões de toneladas em 2011. Se confirmada, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas será 7,8% superior à safra recorde de 2010, que chegou a 149,6 milhões de toneladas.

Entidades se unem para realizar curso online gratuito sobre agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218268.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Ficaram mais acessíveis as informações sobre produtos agrotóxicos e afins para os profissionais de agropecuária, estudantes, pesquisadores e outros interessados no assunto. Isso porque uma parceria entre entidades do setor possibilitou a produção do Curso sobre Agrotóxicos em versão online, composto por doze aulas ministradas por especialistas da área.

Primeira chamada de Ater do Brasil Sem Miséria atende dez mil famílias do NE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218265.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A primeira chamada pública do plano Brasil Sem Miséria destinada à prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para famílias de agricultores e agricultoras familiares em situação de pobreza extrema foi publicada no dia 6 de junho de 2011 no Diário Oficial da União (DOU). A ação, que será desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), vai beneficiar 10 mil famílias em municípios do Semiárido localizados nos Territórios da Cidadania de Irecê (BA), Velho Chico (BA) e Serra Geral (MG).

Estudo mostra que crédito fundiário aumenta a qualidade de vida de agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218264.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O bem-estar das famílias beneficiadas pela reforma agrária é um fator substancial para medir a efetividade dos programas utilizados pelo governo para distribuir terra e renda para os agricultores. Com base nisto, um estudo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, constatou os impactos positivos no bem-estar e na qualidade de vida das famílias que usufruíram do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no Sul do Brasil, representado pela linha de financiamento Consolidação da Agricultura Familiar (CAF).

Atual proposta do Código Florestal poderá prejudicar metas brasileiras de redução de carbono, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218271.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostra que, se a atual proposta de mudança do Código Florestal for aprovada tal como saiu da Câmara dos Deputados para o Senado Federal, o Brasil poderá atrasar o compromisso na redução da emissão de gás carbônico.

Embrapa Instrumentação abre inscrição para curso de pós-colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218267.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas até 22 de julho de 2011, as inscrições para o curso de tecnologia em pós-colheita em frutas e hortaliças, que a Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP) vai realizar no período de 22 a 26 de agosto. As perdas pós-colheita no Brasil atingem 20 a 30% do total produzido. A proposta do curso é contribuir para a melhoria da aplicação de tecnologias que minimizem perdas, sendo destinado à capacitação de produtores, atacadistas, varejistas, técnicos e especialistas na cadeia produtiva.

Paraná colhe volume recorde de soja e lidera produção de grãos no País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218263.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a colheita da safra de grãos de verão praticamente concluída, o Paraná contabiliza a colheita de 15,4 milhões de toneladas de soja, a maior safra já produzida desde que o Estado iniciou o plantio do grão, na década de 70. O bom rendimento da soja e melhores expectativas com a produção de milho da segunda safra projetam para a safra total de grãos 2011 um volume recorde de 33 milhões de toneladas, segundo o levantamento correspondente ao mês de maio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado ontem (08/06/11). Com isso, o Paraná ocupa a liderança na produção nacional de grãos, com uma participação de 20,4%, seguido do Mato Grosso, com 19,3%, e Rio Grande do Sul, com 17,8%.

Hábito da leitura cresce entre crianças e jovens brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218270.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A criança e o adolescente brasileiros estão lendo mais. Esse foi o diagnóstico traçado ontem (08/06/11) no 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, realizado dentro do 13ª Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), do total de 12 mil títulos novos lançados no país em 2010, cerca de 2,5 mil foram direcionados a crianças e adolescentes. "A própria produção é uma comprovação de que as nossas crianças e jovens estão lendo mais", afirmou à Agência Brasil a diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Ísis Valéria Gomes.

BC eleva taxa básica de juros para 12,25%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218269.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) ajustou ontem (08/06/11) a taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano, índice que será mantido até a próxima reunião do colegiado de diretores do BC, agendada para os dias 19 e 20 de julho. A taxa anterior estava em 12%.

Girassol: inscrições abertas para simpósio e reunião nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218266.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Aracaju foi escolhida como sede da 19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e o 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol que acontecem de 25 a 27 de outubro de 2011, no Centro de Convenções do Hotel Mercure Aracaju Del Mar. A Embrapa colocou a disposição um site com o objetivo de recolher as inscrições, divulgar detalhes e programação de dois principais eventos nacionais a respeito da cadeia produtiva do girassol. Os interessados poderão entrar no site www.rnpgirassol2011.com.br.

Pesquisar este blog