Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dilma prorroga prazo para regularização de reserva legal na propriedade rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218273.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff prorrogou por mais 180 dias o prazo para a averbação de reserva legal. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o novo decreto será publicado hoje (10/06/11) no Diário Oficial da União (DOU). A prorrogação do prazo, de acordo com o Planalto, atende a pedido dos líderes partidários no Senado Federal, que está analisando o texto do novo Código Florestal, já aprovado pela Câmara dos Deputados.

Programa apoia práticas sustentáveis em agricultura no Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218281.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A bacia do Teles Pires, no estado do Mato Grosso, onde se concentra a maior área produtora de soja do Brasil, receberá conjunto de ações visando à disseminação de boas práticas agrícolas e o uso eficiente da água. As iniciativas fazem parte do programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil (BB) e desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil (FBB), Agência Nacional de Águas (ANA) e a organização não governamental de conservação da Natureza WWF-Brasil.

Brasil oferece modelo agrícola sem elevação do desmatamento, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218280.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Relatório divulgado na Conferência do Clima em Bonn aponta o estado do Acre como exemplo de combinação entre agricultura e preservação. Relatório foi concluído antes de o novo Código Florestal ser aprovado pela Câmara dos Deputados do Brasil. Em meio às discussões sobre o polêmico Código Florestal brasileiro, um estudo apresentado durante a conferência do clima em Bonn ressalta um exemplo positivo de combinação da agricultura com a preservação de florestas vindo do Brasil.

Mossoró recebe feira internacional de fruticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218277.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Produtores de frutas de todos os portes do Nordeste começaram a ocupar os 320 estandes da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2011 -, na noite do dia 8 de junho, em Mossoró (RN). O evento, que acontece no campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), foi aberto oficialmente ontem (09/06/11), com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

Campanhas devem desmistificar idéia de que comer carne faz mal à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218278.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os benefícios da carne vermelha na alimentação humana devem ser fortemente ressaltados, da mesma forma que os equívocos de que a carne provoca doenças devem ser desmistificados através de campanhas publicitárias. O tema foi defendido por especialistas, na manhã de ontem (09/06/11), no Congresso Internacional da Carne 2011. "Muita gente acredita que a carne é feita na bandeja de supermercado, assim como o leite na caixinha. É preciso desmistificar essa imagem que o consumidor urbano tem da carne", defendeu o diretor do Instituto de Estudos Econômicos, da Sociedade Rural Argentina, Juan José Grigera Naón.

"Vazio sanitário" começa a vigorar para evitar aparecimento de fungo na soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218276.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores do Paraná estão proibidos de plantar ou manter plantas vivas de soja no estado, no período de 15 de junho a 15 de setembro de 2011. É o período do vazio sanitário -- sem plantas de soja em propriedades rurais e estradas. Em nota, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) explicou que o objetivo da medida é evitar ou retardar ao máximo o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática, doença que ataca a cultura e causa sérios prejuízos aos produtores.

Patriota e Graziano tentam garantir apoio à eleição do Brasil no comando da FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218275.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A pouco mais de duas semanas das eleições para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil intensifica a campanha em favor da candidatura do ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano da Silva. Ele e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, estão em Nova York, onde participam da Assembleia Geral das Nações Unidas e aproveitam para manter reuniões bilaterais.

São Paulo sedia o 12º Simpósio de Controle Biológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218282.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto Biológico (IB), juntamente com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), realizará de 18 a 21 de julho o 12º Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol 2011.

Senadores defendem política agrícola de médio e longo prazo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218279.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A elaboração de uma política pública de médio e longo prazo voltada para o setor agropecuário foi defendida ontem (09/06/11) por senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. Eles participaram de audiência com especialistas do governo para avaliar o atual Plano Safra, conhecer e debater a preparação do próximo plano. O Plano Safra é um conjunto de políticas que o governo federal elabora anualmente em apoio à produção agropecuária. Para os senadores, é necessária também uma política mais duradoura, pensando, no mínimo, nos próximos dez anos.

BC determina que cédulas manchadas sacadas em bancos devem ser trocadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218274.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) editou mais uma regulamentação sobre cédulas danificadas por dispositivos antifurto. Segundo informação divulgada ontem (09/06/11) pelo BC, quando o cliente sacar cédula manchada em um banco ou terminal de autoatendimento, a instituição financeira deverá trocar a nota danificada. "Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota. Os bancos deverão enviar as cédulas manchadas ao Banco Central e arcar com os custos dos serviços de análise e reposição das cédulas danificadas.

Pesquisar este blog