Selecione o dia...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Recursos para o Plano Agrícola e Pecuário são insuficientes, alerta CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218314.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O volume de recursos de R$ 107 bilhões previsto no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2011/2012 é insuficiente para atender à necessidade dos produtores rurais. A avaliação foi feita pela superintendente técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire Cristina dos Santos, em audiência pública realizada na tarde do dia 10 de junho de 2011 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

PCdoB pede federalização dos inquéritos de crimes contra trabalhadores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218313.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As lideranças do PCdoB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal se reúnem com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Os parlamentares vão pedir a federalização dos inquéritos que tratam de crimes cometidos contra trabalhadores rurais, especialmente na Região Norte.

Som da viola é esperança de preservação da música caipira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218309.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Artistas e estudiosos da cultura popular dizem que está crescendo no país o número de jovens interessados em aprender a tocar viola, instrumento que surgiu no Brasil na época da catequização indígena pelos jesuítas e foi trazido pelos portugueses. A expectativa de alguns grupos tradicionalistas é a de que esses músicos novatos não deixem morrer a arte da música caipira, também conhecida como música de raiz. No entanto, "é irreal manter a arte da primeira geração da música caipira", pondera o jornalista José Hamilton Ribeiro, autor do livro Música Caipira.

Bom resultado das safras é oportunidade para fortalecer mecanismos anticrise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218308.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) José Carlos Vaz, considera que o bom momento vivido pelo setor agropecuário nas últimas duas safras, com perspectiva de manutenção para a próxima, é a oportunidade de desenvolver "mecanismos anticíclicos" para reduzir os impactos de uma nova crise sobre os produtores.

Fundo socioambiental tem recursos para proteção de nascentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218312.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo Socioambiental (FSA) da Caixa Econômica Federal (CEF) tem R$ 4 milhões para apoiar projetos de instituições públicas e privadas, destinados à recuperação de nascentes e de matas ciliares em bacias hidrográficas que servem ao abastecimento humano.

Brasil terá excedente de 5 mil a 6 mil MW de energia até 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218311.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse à Agência Brasil que há muito tempo o país não convivia com uma situação hidrológica tão favorável. Em consequência, o sistema deverá ser operado com um excedente de 5 mil a 6 mil megawatts (MW) médios por ano.

Surto da bactéria E.coli já matou 35 na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218310.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A epidemia provocada pela bactéria E.coli continua se espalhando pela Europa e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já registra 35 mortes. A diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, classificou o surto como "o mais grave de E.coli registrado na Europa".

TV a cabo poderá ter limite de tempo para publicidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218307.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os canais de TV a cabo poderão ter um limite de 25% da programação diária para destinar à publicidade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fazendo uma consulta pública para colher sugestões sobre a atualização da regulamentação do serviço de TV a cabo e uma das mudanças propostas é de estabelecer um tempo máximo para a propaganda nesses canais.

Borracha natural: a bola da vez?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218306.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A seringueira é uma árvore de grande porte e ciclo perene pertencente à família Euphorbiaceae. Dentre os gêneros dessa família, destacam-se a mamona, a mandioca e a seringueira. A classificação atual do gênero Hevea compreende 11 espécies de seringueiras, tendo como seu centro de origem a região Amazônica, nas margens de rios e lugares inundáveis de mata de terra firme, ocorrendo preferencialmente em solos argilosos e férteis. A espécie Hevea brasiliensis é considerada a mais importante do gênero por possuir a maior diversidade genética e alta produtividade de látex (borracha natural). Além de ser nativa do Brasil, a seringueira também está presente na Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Suriname e Guiana.

As "bactérias assassinas" e os adubos orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218305.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Começa finalmente a cair o mito de que a chamada agricultura orgânica, utilizada há séculos pela humanidade, nos atuais moldes é a mais segura e mais saudável. Se já não bastassem os riscos ao ambiente e à saúde, pela utilização de sais de metais pesados, levando à ocorrência de moléstias graves de difícil reversibilidade, surge agora uma ameaça já esperada pelos cientistas: a contaminação dos alimentos com microorganismos mutantes, altamente patogênicos e resistentes aos antibióticos mais eficientes disponíveis.

Pesquisar este blog