Selecione o dia...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Agricultura em área de preservação é rejeitada por 95% dos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218316.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisa sobre a reforma do Código Florestal feita pelo Datafolha com 1.286 pessoas aponta que 95% dos entrevistados não aceitam manter plantações e a pecuária existentes hoje em Áreas de Preservação Permanente (APPs), como encostas íngremes, topos de morro e margens de rios. O estudo para medir o que a população pensa sobre o projeto do novo Código Florestal - aprovado na Câmara dos Deputados em maio de 2011 -, foi encomendado por seis ONGs ambientalistas: Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Imaflora, Imazon, Instituto Socioambiental, Fundação SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil.

Terra Legal: novo edital vai cobrir 100% das terras federais na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218321.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Até 2012, 100% das terras públicas federais da Amazônia Legal estarão georreferenciadas. O Terra Legal publicou no início de junho de 2011 edital para contratar a medição de 143,1 mil quilômetros lineares em 218 municípios do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Em 21 dias, as empresas estarão definidas.

Embrapa monitora ameaça de infestação da mosca-do-mediterrâneo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218320.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) está monitorando a mosca-das-frutas do mediterrâneo (Ceratitis capitata), espécie exótica de praga que causa danos a fruticultores do Sudeste e do Nordeste do Brasil e pode infestar pomares do sul do país. Os primeiros dados mostram um aumento da população do inseto no entorno das zonas urbanas de cidades do sul do Rio Grande do Sul, apesar de a ameaça ainda não ter chegado aos pomares comerciais da região.

Senado deve ouvir Ipea sobre impactos ambientais do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218319.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) responsáveis por estudo que analisou regra para áreas de Reserva Legal (RL) contida na proposta - PLC 30/2011 - de novo Código Florestal serão convidados a falar às comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O requerimento será apresentado pelo presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), mas o debate também tem o apoio de Acir Gurgacz (PDT-RO), que preside a CRA.

Incaper realiza curso de seringueira no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218325.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Será realizado, de 14 até 17 de junho de 2011, o Curso de Sangria, voltado para 14 participantes com o objetivo de orientar os produtores realizem uma sangria de maior qualidade nas plantações de seringueiras, fazendo com que a produção permaneça em expansão e com maiores rendimentos na atividade. O curso é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag).

Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil lança hotsite do FEED 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218324.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os preparativos para a realização da segunda edição do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima (FEED 2011) começaram no dia 10 de junho, com o lançamento do hotsite do FEED 2011, que ficará hospedado no site www.canaldoprodutor.com.br, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ali estarão concentradas todas as informações sobre o evento, previsto para os dias 5 e 6 de setembro, no Centro de Convenções da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), em São Paulo.

Governo quer lei única para regular comércio exterior e facilitar a exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218323.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo federal deseja aprovar, ainda este ano, uma legislação única para o comércio exterior. A informação foi divulgada ontem (13/06/11) pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira. Ele explicou que o objetivo é simplificar o conjunto de 1.200 leis do setor, para facilitar o processo de exportação.

Fábrica de ração reduz custos para assentados na região de Andradina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218322.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ração de boa qualidade, a preço abaixo do mercado e com pagamento facilitado. Essa é mais uma conquista dos assentados da reforma agrária na região de Andradina (SP). O êxito foi obtido por meio da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar), que inaugurou a própria fábrica de ração animal em novembro de 2010, no assentamento Terra Livre, em Castilho, e já atingiu a produção atual de 800 sacos por mês.

Desmatamento evitado e povos indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218318.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os números são assustadores. Apontam o desmatamento como o responsável por cerca de 20% das emissões globais dos gases efeito estufa e por mais de 70% das emissões brasileiras. Os gases efeito estufa lançados na atmosfera, por sua vez, são um dos principais causadores das mudanças climáticas. Já as mudanças climáticas levam a um aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos, como furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor ou seca, que provocam danos imensuráveis à vida na terra.

Propagandas que mencionem sustentabilidade estão na mira do Conar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218317.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Propagandas que mencionem sustentabilidade deverão obedecer estritamente a critérios de veracidade, exatidão, pertinência e relevância. Esse a principal objetivo das novas normas para regulamentar a publicidade divulgadas, no início de junho de 2011, pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Pesquisar este blog