Selecione o dia...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasil consolidará liderança agrícola nos próximos dez anos, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218333.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil deve avançar na consolidação de potência agrícola nos próximos dez anos e disputar a liderança na produção de alimentos com os Estados Unidos. A projeção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que ontem (14/06/11) divulgou o estudo Projeções do Agronegócio 2010/11 - 2020/2021. De acordo com o estudo, produtos agrícolas de alto consumo interno e já constantes da pauta de exportação brasileira tendem a ter aumento de produção, sobretudo por avanço tecnológico, e ganhar mais mercado.

Nova fronteira agrícola do Brasil está no Centro-Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218334.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na próxima década, muitos produtores de grãos vão preferir cultivar suas lavouras na região localizada entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - denominada de Matopiba - devido aos baixos preços de terra. A tendência consta do estudo Brasil - Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Aprovada MP que autoriza contratação temporária de professores para universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218331.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou ontem (14/06/11) a Medida Provisória 525/11, que autoriza a contratação temporária de professores para trabalhar nas instituições federais de ensino e em projetos de educação técnica e tecnológica. A matéria foi aprovada por 49 votos favoráveis e 12 contrários, depois de quase quatro horas de debate, em que a oposição tentou obstruir a votação. O texto segue para promulgação.

Embrapa Gado de Leite cria rede social de pesquisa e inovação na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218326.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está disponível na internet a Rede de Pesquisa e Inovação em Leite (REPILeite). Criada pela Embrapa Gado de Leite, a ferramenta é uma rede social virtual que tem como objetivo estimular o debate de temas relevantes para o setor leiteiro. "Trata-se de um site que abriga uma rede social temática para facilitar a criação e o compartilhamento coletivo do conhecimento em pecuária de leite", diz o coordenador da Rede e analista da Embrapa, Leonardo Gravina.

Enfraquecimento dos EUA fragmenta mercado globalizado, diz economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218332.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise econômica de 2008 que abalou os mercados financeiros de todo o mundo pertubou a confiança mundial na moeda norte-americana, o dólar, segundo Benjamin Jerry Cohen, professor de Política Econômica Internacional da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, EUA. Para ele, os desacordos políticos entre os principais partidos, o Democrata e o Republicano, e a crescente dívida externa do país, que passa de US$ 3 trilhões, põem em cheque a liderança dos Estados Unidos.

Câmara estende crédito de assentamentos para agricultor familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218330.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (14/06/11) a extensão dos benefícios do crédito rural especial, assegurado ao produtor assentado em área de reforma agrária, aos agricultores familiares. A proposta consta do Projeto de Lei 197/99, do Senado Federal. As linhas desse crédito especial contemplam vantagens na taxa de juros, no prazo de pagamento, na carência e na exigência de garantias.

Projeto indeniza produtor obrigado a sacrificar animal ou destruir lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218329.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 827/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que prevê indenização, paga em dinheiro, aos proprietários de animais doentes que precisem ser sacrificados por interesse de defesa sanitária. A proposta vale também para a necessidade de erradicação de vegetais ou fungos e de destruição de construções rurais.

Bem estar animal influencia na qualidade da carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218328.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Bem estar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição das perdas e maior produtividade: esses são os principais resultados de um manejo adequado e eficiente. A interação com os bovinos e a preocupação em desenvolver e adotar novas técnicas de manejo são fatores importantes para o bom desenvolvimento do rebanho.

Prosa Rural ensina a preparar mingau de farinha mista de banana e castanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218327.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Aliar os nutrientes da banana aos da castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-pará, em um alimento saboroso e apreciado na região amazônica. Essas são algumas vantagens do mingau de farinha mista de banana e castanha-do-brasil, produto desenvolvido pela Embrapa Acre, tema do Prosa Rural desta semana - clique aqui para ouvir o programa (arquivo MP3).

Pepinos, porcos e doenças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218315.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O surgimento de uma nova variante letal da bactéria Escherichia coli (E. coli) em alimentos na Europa demonstra, novamente, o desastre sanitário em que nos meteu o sistema alimentar agroindustrial. Tratam-no como um acidente, mas na realidade é algo cada vez mais frequente, porque é uma consequência sistêmica. Era de se esperar, tal como o surgimento da gripe suína e da gripe aviária.

Pesquisar este blog