Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governo aumenta importância da ciência e tecnologia no Plano Plurianual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218412.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal decidiu que a área de inovação, ciência e tecnologia será um "macrodesafio" do Plano Plurianual (PPA 2012/2015) em elaboração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A decisão significa aumento de status para a área e recursos. No final de maio de 2011, no Fórum Interconselhos do PPA, realizado em Brasília (DF), a área de inovação era "um dos 20 objetivos do macro desafio Projeto Nacional de Desenvolvimento", lembra a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que participou da reunião.

Seminário terá cursos sobre produção de pequenas frutas no mês de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218410.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A realização de cursos sobre a produção de três das principais pequenas frutas no país, nos dois dias anteriores ao evento, é uma das inovações programadas para o VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece nos dias 14 e 15 de julho de 2011, em Vacaria (RS). O curso sobre mirtilo está previsto para o dia 12 de julho; os sobre morango e framboesa, que ocorrem simultaneamente, para o dia 13.

Florestas são essenciais para o combate à desertificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218392.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As Nações Unidas definiram o ano de 2011, como o Ano Internacional das Florestas, e seguindo este foco, o dia 17 de junho, deu atenção à importância das florestas na erradicação da pobreza nas regiões secas, defendendo o tema As Florestas mantêm a terra viva.

Floricultura on line aposta no Google para expandir negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218389.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há 21 anos no mercado, sendo 11 deles na internet, a Giuliana Flores, obtém 90% do seu faturamento das vendas on line, diz o gerente de marketing da empresa, Juliano Souza. Inovadora, a empresa foi uma das primeiras floriculturas a vender por catálogo em São Paulo.

Curso aborda ações da própolis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218411.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas, até o dia 7 de julho de 2011, as inscrições para o 1° Curso de Extensão Universitária sobre Própolis, que será realizado no período de 11 a 13 de julho, no Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu.

Regras para apresentação da declaração do ITR são divulgadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218409.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), no dia 21 de junho de 2011, a Instrução Normativa nº 1.166, que dispõe sobre a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) - clique aqui para acessar. Estão obrigadas a apresentar o documento, referente ao exercício 2011, todas as pessoas físicas e jurídicas proprietária de imóvel rural, titulares do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive as usufrutuárias; um dos condôminos quando, na data da apresentação da declaração, o imóvel rural pertencer a mais de uma pessoa física ou jurídica, em decorrência de contrato ou decisão judicial; e os donatários, em função de doação recebida em comum.

Produção mineira de bata doce é novo recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218396.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A colheita de batata doce, em Minas Gerais, entrou no estágio mais avançado e pode superar a do ano passado, que alcançou 38 mil toneladas, o maior volume da série histórica iniciada em 2001, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, a região do Alto Paranaíba é a principal referência para as estimativas de aumento da produção no Estado.

Ministro quer regra de reposição de pesquisadores que se aposentam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218393.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quer que as 18 unidades de pesquisa vinculadas ao ministério possam substituir automaticamente um terço do quadro de pesquisadores que se desligarem da instituição. A regra vale desde o ano de 2010 para os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

Libertações no Sul e Sudeste tiram mais de 60 de escravidão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218391.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três ações do grupo móvel retiram trabalhadores de condições análogas à escravidão nas regiões Sul e Sudeste em maio e junho de 2011. Os casos ocorreram em Minas Gerais e em Santa Catarina e envolveram 66 trabalhadores. Em Minas Gerais, operações libertaram trabalhadores da produção de café em Oliveira, e na criação de gado em Paracatu; em Santa Catarina, trabalhadores que atuavam na produção de erva mate em Porto União foram libertados.

Rondônia investe na rastreabilidade do tambaqui

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218390.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produzindo em torno de 15 mil toneladas de tambaqui, Rondônia desenvolve projeto que busca a melhoria do plantel de matrizes da espécie, para evitar a consaguinidade e fornecer alevinos (filhotes de peixe) de melhor qualidade com origem conhecida para o mercado. Em conjunto com o grupo de pesquisa PeixeGen, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Sebrae em Rondônia iniciou uma pesquisa inédita no Brasil de identificação genética de reprodutores de tambaqui.

Pesquisar este blog