Selecione o dia...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pará registrou 219 mortes no campo nos últimos dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218426.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nos últimos dez anos, o Pará registrou 219 homicídios no campo, mas houve apenas quatro condenações em consequência desses crimes. Em 37 casos, não houve sequer instauração de inquérito para investigar as mortes. As informações são do procurador do Tribunal Regional Federal da 1º Região José Marques Teixeira, que participou de audiência pública sobre violência no campo na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

Estrangeiros devem poder comprar terras para produzir o equivalente à 50% da capacidade instalada de processamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218423.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os empresários estrangeiros que queiram investir no Brasil, implantando agroindústrias para verticalizar a produção, devem poder adquirir terras com áreas suficientes para produzir o equivalente à 50% da capacidade instalada de processamento, garantindo assim a matéria prima para funcionamento do empreendimento. Foi o que disse o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, no Rio de Janeiro, ao participar da abertura do 12º Congresso de Agribusiness, evento que terminou ontem (22/06/11). O secretário, alerta que, pela falta de definição desta questão, o País perde a cada dia milhões de dólares e a possibilidade de gerar milhares de empregos.

Empaer faz a diferença com o Projeto Vida Nova na região da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218418.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio do escritório local de Chapada dos Guimarães, organizou no dia 17 de junho de 2011, um Dia Especial que faz parte do Projeto Vida Nova do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foi apresentado a implantação da cultura da banana numa Unidade Didática de Sustentação Econômica (UDSE) na comunidade de Varginha (67 km de Chapada) e a Unidade Didática de Subsistência Alimentar (UDSA) na Bocaína, que é uma localidade da comunidade Cachoeira do Bom Jardim (50 km de Chapada dos Guimarães).

Monsanto lança aplicativo digital para manejo de plantas daninhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218417.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Empenhada em desenvolver tecnologias inovadoras para a agricultura, a Monsanto do Brasil lançou no Seminário Cooplantio 2011, aplicativo para iPad e iPhone do Sistema Roundup Ready Plus. Essa é a primeira ferramenta virtual focada em manejo agrícola no mundo. O Sistema Roundup Ready Plus, lançado em março, é um guia de manejo de plantas daninhas que combina a utilização do Roundup com outros princípios ativos, associado às melhores práticas, tecnologias e conhecimentos agrícolas disponíveis no mundo, para que o agricultor tenha a máxima eficiência sobre essas plantas invasoras.

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura é relançada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218425.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ontem, dia 22 de junho de 2011, foi relançada, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura, que conta com 340 deputados federais e seis senadores da República. O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Gilson Ximenes, acompanhado dos conselheiros Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro, presidente da Minasul, e Francisco Miranda de Figueiredo Filho, presidente da Cocatrel, prestigiou o lançamento da bancada e discursou em defesa do setor.

Café agroflorestal é tema de simpósio no Maciço de Baturité

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218424.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Especialistas das principais instituições de pesquisa em cafeicultura do Brasil discutirão com pequenos produtores do Maciço de Baturité, no Ceará, alternativas de reforço à produção agroecológica na região. Na pauta também estará a busca por certificações para o acesso ao comércio justo (fair trade).

Avanços e recordes do algodão no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218422.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O setor agropecuário é uma das molas propulsoras da economia brasileira. Respondendo por quase 1/3 do nosso PIB (Produto Interno Bruto), compete de igual para igual com o setor automobilístico e, mais recentemente, com os empreendimentos imobiliários. Somente nos primeiros três meses de 2011, a agricultura foi responsável pelo aumento de 1,3% do PIB, e o algodão foi uma das culturas que mais contribuíram para esta ampliação.

Cooperativas rurais reclamam de cortes de recursos para o setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218421.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas, disse que o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, lançado pelo governo no dia 17 de junho de 2011, cortou recursos para os programas ligados especificamente às cooperativas. Os cortes, segundo ele, referem-se a recursos destinados a capital de giro. "Houve um pequeno arrocho e isso vai fazer falta porque no ano passado utilizamos todos os recursos e pedimos até suplementares", disse.

Finep investe na Economia Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218420.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dentro das ações realizadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no financiamento e fomento à inovação no Brasil, a Economia Verde surge indiretamente como um dos principais focos de sua atuação. Uma análise preliminar mostra que o tema representa cerca de R$ 3 bilhões na carteira contratada da empresa a partir de 2002, entre financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis.

Ensino Avançado CRV Lagoa lança Curso Manejo Pecuário para Qualidade da Carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218419.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Ensino Avançado da CRV Lagoa está lançando mais uma opção de aprimoramento para os pecuaristas nacionais. Trata-se do Curso de Manejo Pecuário para Qualidade da Carne, que será realizado de 18 a 21 de julho de 2011, na sede da Central, em Sertãozinho (SP), e também no Frigorífico JBS, localizado em Lins (SP).

Pesquisar este blog