Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Governo prorrogará IN da qualidade do leite por doze meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218441.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após encontro com o setor produtivo em Brasília, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Francisco Jardim, confirmou que o governo prorrogará por 12 meses a Instrução Normativa 51 de 18 de setembro de 2002 - clique aqui para acessar. O texto, que regula os parâmetros de qualidade do leite, entraria em vigor em 1 de julho de 2011. A medida, contudo, ainda depende do aval do ministro da Agricultura Wagner Rossi, que está na Europa.

Jornal Le Monde diz que Brasil será a nova fazenda do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218440.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Brasil só conseguirá ser "a nova fazenda do mundo", segundo notícia publicada no dia 22 de junho de 2011 pelo jornal francês Le Monde, se os produtores rurais contarem com um Código Florestal atualizado, que tire o setor da criminalidade e permita que continue produzindo alimentos com preservação ambiental e segurança jurídica. A previsão é da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, diante dos dados sobre a performance do setor agrícola brasileiro levados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) à reunião dos ministros da Agricultura dos países que integram o chamado G-20.

Incra fixa regras de crédito instalação para beneficiários da reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218439.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de uma instrução normativa, disciplinou a concessão do crédito instalação (CI) para beneficiários da reforma agrária. O CI provê recursos financeiros para instalação e desenvolvimento inicial e/ou recuperação dos projetos do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Dia de Campo na TV mostra identificação e manejo de nematóides na cultura da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218427.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Identificação e manejo de nematóides na cultura da soja. O programa vai ao ar dia 24 de junho de 2011 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 26, às 8h, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise no dia 29, às 9h10, e no dia 1º de julho, às 16h.

Organizações fazem protesto em redes sociais pela democratização da internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218451.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A campanha Banda Larga É um Direito Seu, lançada em abril por um grupo de pelo menos 40 organizações da sociedade civil e ativistas promoveu no dia 21 de junho de 2011 uma manifestação pelas redes sociais Facebook e Twitter. O objetivo do "tuitaço" é chamar a atenção para a necessidade de uma internet barata e de qualidade para todos.

Instalada subcomissão sobre compra de terras por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218449.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados instalou no dia 22 de junho de 2011 uma subcomissão destinada a analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de áreas rurais e sua utilização, no Brasil, por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.

Barretos sedia fórum de economia verde voltado para o agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218416.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A sustentabilidade no agronegócio e setores correlatos será o foco do 1º FIEV (Fórum Internacional de Economia Verde - Estratégias para o Agronegócio) que acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto de 2011 em Barretos, interior de São Paulo. O objetivo é trazer a tona diferentes abordagens para o agronegócio, modelos de negócios sustentáveis e os desafios da inovação no mercado. O evento acontecerá no Parque do Peão - local reconhecido nacionalmente por abrigar a Festa do Peão da cidade, a maior do gênero na América Latina.

Microfísica das nuvens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218415.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Prever fenômenos extremos no Brasil - como as tempestades que costumam castigar diversas áreas no país durante o verão - com maior prazo de antecedência ainda é um desafio para os meteorologistas. Na tentativa de evitar que tais eventos se tornem catastróficos, um grupo de pesquisadores do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) busca entender a estrutura interna das tempestades decorrentes dos principais regimes de precipitação do país.

IV Simpósio Brasil Sul de Suinocultura reúne os elos da cadeia produtiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218413.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Buscar tecnologias, driblar a crise e assegurar o futuro da suinocultura brasileira são desafios constantes para um setor que cresce apesar dos contratempos do mercado internacional e a perspectiva de crescimento do mercado nacional. O IV Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (IV SBSS) e III Pig Fair vão reunir especialistas, técnicos e produtores em Chapecó (SC) para apresentar e discutir tecnologias e soluções para a suinocultura. O evento realizado anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) vai oferecer este ano debates nos setores de sanidade, nutrição, manejo, bem estar animal e mercado.

Frutas desidratadas agradam consumidores e geram negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218388.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mandacaru, xique-xique, umbu e açaí servidos como frutas desidratadas. Já imaginou? É isso que o Empório Chiappetta, empresa fundada em 1908 em São Paulo e grande adepta da inovação, anda desenvolvendo junto com associações, cooperativas e grupos de pequenos fruticultores do Nordeste e de outras regiões brasileiras. "Comidas de passarinho da caatinga estão chegando à mesa do paulista como frutas secas e agradam", diz Leonardo Chiappetta, diretor do Empório Chiappetta. Ele foi um dos palestrantes no III Fórum Internacional da Fruticultura, promovido pelo Sebrae e parceiros em Mossoró (RN).

Pesquisar este blog