Selecione o dia...

sábado, 25 de junho de 2011

CNA defende novo modelo de política agrícola para garantir renda ao produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218442.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vice-presidente Diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), deputado Homero Pereira, defendeu no dia 21 de junho de 2011 a implantação de um novo modelo de política agrícola que garanta renda ao produtor rural, mas que não fique restrito à concessão de crédito. Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2011/2012, ele afirmou que a liberação de financiamento para a safra seja acompanhada de medidas como a assistência técnica nas propriedades rurais.

Câmara altera regras para fixação de preços de produtos agropecuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218448.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no dia 21 de junho de 2011, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6868/02, do Poder Executivo, que estabelece novas regras para a fixação de preços mínimos dos produtos agropecuários. Pela proposta, o Conselho Monetário Nacional (CMN) terá competência para fixar os preços mínimos desses produtos.

Malha ferroviária de Mato Grosso fica pronta em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218443.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Malha ferroviária estará ampliada em Mato Grosso até 2012, com a conclusão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até Rondonópolis e da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico) até Lucas do Rio Verde, segundo informações apresentadas no dia 20 de junho, durante seminário Desenvolvimento e Ferrovias, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Na ocasião foi assinado Termo de Compromisso entre governo do Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., para elaboração dos estudos de viabilidade econômica e projetos do trecho da Ferronorte de Rondonópolis a Cuiabá.

Comprovada eficácia do suplemento alimentar Biofórmula Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218385.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante 62 dias, 40 vacas da raça Holandesa e mistas de Jersey e Holandesa da fazenda Laginha, no estado de Goiás, tiveram o seu leite analisado para testar o efeito do Biofórmula Leite no controle da Contagem de Células Somáticas (CCS). Esse valor indica, de maneira quantitativa, o grau de infecção da glândula mamária do animal. O Biofórmula Leite é um aditivo probiótico, ou seja, um suplemento alimentar a base de microorganismos vivos que afeta beneficamente o hospedeiro promovendo o balanço da microflora intestinal. O produto foi validado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Previdência vai propor antecipação definitiva de metade do décimo terceiro para aposentados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218450.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Previdência Social quer que aposentados e pensionistas recebam a metade do décimo terceiro salário em agosto. A proposta será encaminhada pelo ministro Garibaldi Alves Filho ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Garibaldi Alves Filho pedirá também que as antecipações sejam definitivas. Se a sugestão for aceita, no ano que vem a metade do décimo terceiro será paga em julho e a partir de 2013, em junho. A data do encontro dos ministros ainda não foi marcada.

Energia eólica não tem prioridade para expansão no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218398.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As turbinas movidas pela força dos ventos (eólicas) são uma fonte limpa e renovável de energia, porém não constam como prioridade nos planos oficiais de geração energética, revela pesquisa do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). A capacidade atual instalada é de 1 Gigawatt (GW), o que representa apenas 0,88% do total da energia disponível no Brasil. O trabalho da pesquisadora Juliana Chade mostra que os planos existentes podem aumentar essa capacidade para 6 GW até 2019, muito abaixo do potencial eólico do País, estimado em 143 GW.

Agricultores Familiares são beneficiados com Lei da Alimentação Escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218397.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os alimentos produzidos por 89 famílias de agricultores familiares do Espirito Santo, estão incrementando o cardápio de cerca de 150 mil alunos de 363 escolas da rede pública de ensino no estado. São mais de R$ 473 mil destinados à comercialização dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Embrapa terá Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218386.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), terá um Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão, em São Carlos (SP). O Laboratório contará com infraestrutura para pesquisar e desenvolver máquinas e equipamentos, realizar testes de conexão entre diferentes fabricantes, tanto laboratorial quanto em campo, promover eventos para compatibilizar conexão e integrar diferentes sistemas, instalar sistema de suporte de informática e geoinformática para desenvolvedores, realizar testes de desempenho de campo com sistema integrado, ter lavouras, em campos experimentais, de culturas mais importantes para o país como soja, milho, mandioca, pastagem (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), café, cana-de-açúcar, entre outros.

Caprinocultura: UFMG e parceiros mapeia genoma do "mal do caroço"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218378.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Rede composta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outras seis instituições completou o sequenciamento do genoma da bactéria causadora do mal do caroço (a linfadenite caseosa), que atinge, sobretudo, caprinos e ovinos - e humanos, com muito menor intensidade - no Brasil e em diversas partes do mundo. Os resultados do primeiro sequenciamento integralmente realizado no estado de Minas Gerais deverão levar à produção de instrumentos para diagnósticos, vacinas e tratamentos para a zoonose, que ainda não tem cura.

Pesquisar este blog