Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Europa não está em condições de criticar Código Florestal, aponta Blairo Maggi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218454.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na Europa, o nome de Blairo Maggi é rapidamente associado ao agronegócio -- "o maior produtor de soja do mundo", é como ele sempre aparece na imprensa. Numa visita ao Velho Continente, Maggi conversou com a Deutsche Welle por telefone. Pelas mãos de Maggi, que também é senador, passará o texto do novo Código Florestal, já aprovado pela Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal.

Epamig lança edição do Informe Agropecuário, voltada para a melhoria da qualidade do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218447.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o maior produtor mundial de café, com cerca de 43 milhões de sacas, o que representa mais de 30% da produção mundial. É também o maior exportador e possui uma das melhores tecnologias para exploração das lavouras. No entanto, o café brasileiro sofre restrições na comercialização, devido a problemas com a qualidade. O país é reconhecido no mercado internacional como um fornecedor de grande quantidade de cafés comuns e de baixo preço.

Instituto de Laticínios Cândido Tostes abre inscrições para exame de seleção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218446.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de hoje (27/06/11), estarão abertas as inscrições para o exame de seleção para o Curso Técnico em Leite e Derivados do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. São oferecidas 30 vagas para o segundo semestre letivo de 2011, às quais podem concorrer candidatos com o ensino médio completo ou equivalente e ainda os matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 23 de julho, nas dependências do ILCT, durante todo o dia.

FAO prevê novo déficit mundial de cereais na safra 2011/2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O mercado global de cereais enfrenta a segunda temporada consecutiva de déficit de oferta, conforme as projeções iniciais para as safras norte-americana e europeia, que neste ano foram significativamente reduzidas. O quadro dissipa as expectativas de uma recuperação da produção mundial, informou no dia dia 22 de junho, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Se o Senado não fizer alterações, ministra vai propor vetos ao Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218453.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Se não houver alterações no texto do novo Código Florestal, que ainda será submetido à votação no Senado Federal, a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, pretende recomendar à presidente Dilma Rousseff que vete alguns artigos do projeto. Segundo ela, o relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) tem pontos que precisam ser "aperfeiçoados". A ministra adiantou que visitará o Senado Federal, no final do mês de junho, para conversar sobre a proposta.

Brasil vai propor "Metas do Milênio" para desenvolvimento sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218452.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil vai defender a fixação de metas globais para o desenvolvimento sustentável na Rio+20, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável. No encontro de chefes de Estado, que acontecerá no Rio de Janeiro, em maio e junho do ano que vem, o país vai propor um compromisso mundial para o cumprimento de um novo tipo de Metas do Milênio, só que ambientais.

Brasil ganha primeira usina de etanol e açúcar certificada do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A primeira certificação mundial para uma usina produtora de etanol e açúcar sob os critérios da iniciativa global Bonsucro (Better Sugarcane Initiative), concedida no dia 21 de junho de 2011 a uma usina brasileira, reforça o desempenho sustentável do setor sucroenergético brasileiro e abre as portas para uma série de certificações, que devem ocorrer daqui para a frente. Assim reagiu o gerente de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Luiz Fernando do Amaral, ao comentar a certificação da usina Maracaí, localizada no interior de São Paulo e pertencente ao Grupo Raízen.

Mortes por raios no Brasil caem em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218414.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu o estudo sobre o total de vítimas fatais atingidas por raios no Brasil em 2010. Ao todo, foram registradas 89 mortes no país -- número inferior à média registrada entre 2000 e 2009, que foi de 132 por ano.

Própolis verde agora é também produto exclusivo de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218395.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A própolis é uma substância produzida pelas abelhas com a resina que protege algumas plantas. É usada pelo inseto para vedar frestas da colmeia e, pelos homens, como remédio natural contra, por exemplo, inflamações de garganta. No caso da própolis verde, uma pesquisa da Fundação Ezequiel Dias (Funed) identificou que sua produção está relacionada com a resina de uma planta exclusivamente brasileira, especificamente da espécie encontrada em algumas regiões de Minas Gerais: a Baccharis dracunculifolia, mais conhecida como alecrim ou vassourinha do campo.

Livro aponta avanços na área de Fitossanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218387.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) está lançando o livro Avanços em Fitossanidade, voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na área de defesa fitossanitária. A publicação tem como foco as inovações em proteção de plantas, abordando temas das áreas de entomologia, fitopatologia, matologia, acarologia, nematologia e técnicas de aplicação.

Pesquisar este blog