Selecione o dia...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Erradicação da peste bovina não significa que o mundo esteja livre da doença

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218474.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A erradicação da peste bovina é apenas mais uma etapa do desafio de combate à doença, segundo o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf. Segundo ele, o trabalho de prevenção das autoridades sanitárias deve ser mantido para evitar o retorno da doença, pois ainda há exemplares do vírus em alguns laboratórios do mundo.

Alimentos seguros, apesar dos riscos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218471.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Uma conversa informal em uma roda de amigos sobre os riscos que corremos no dia a dia pode levar alguns ao pânico. A percepção comum é que os riscos cresceram e nos ameaçam por todo lado. O primeiro lembra que nas ruas somos vítimas potenciais de todo tipo de criminoso, assaltantes e motoristas que no Brasil têm licença para ferir e matar quase impunente. Outro comenta sobre as enfermidades, que "nos rondam como nunca": o câncer mata cada vez mais, novas doenças são detectadas e vivemos quase sempre ameaçados por uma epidemia em potencial. "Em breve, faltarão animais e continentes para denominar as gripes," concluiu preocupado e com exagero outro participante da roda. "Comer, então, está ficando cada vez mais dificil," arremata uma mãe de crianças pequenas que seguia com interesse a conversa. "Ninguém sabe o que tem nos alimentos que somos obrigados a consumir; basta ler os rótulos, só tem produto químico, e a coisa mais difícil de encontrar é alimento conhecido. Está pior que bula de antidepressivo." Um dos amigos argumenta que não é bem assim, que "nossa percepção de risco é falsa até porque não temos informações suficientes para estimar a probabilidade de sermos assaltados, atropelados ou envenenados por um pepino contaminado."

Hidroponia muda realidade de produtor rural do Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218468.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção tradicional de olerícolas no Espírito Santo acontece em regiões de clima mais ameno e tem o seu pico de produtividade no inverno, seguida de queda a partir do início da primavera por causa da mudança no padrão das chuvas. Deste modo, o agricultor não tem condições de manter uma boa produção durante todo o ano. Mas a produtividade da lavoura pode ser constante com a utilização de outras técnicas, como a hidroponia, método que constrói a lavoura sem contato com o solo e dentro de estufas.

Morre aos 10 anos o clone bovino "Vitória da Embrapa"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218465.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Morreu no dia 17 de junho de 2011 no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), o clone bovino "Vitória da Embrapa". Aos 10 anos de idade, Vitória faleceu em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia bacteriana, agravadas pela idade avançada do animal.

Frente parlamentar em prol de hortifrutigranjeiros será lançada amanhã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218473.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti) será lançada amanhã (30/06/11), às 8h30, em um café da manhã no restaurante Senac (10º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados).

Regulamentação tem efeito ambíguo em exportação de frango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218470.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra que as medidas técnicas e sanitárias aplicadas nas exportações brasileiras de carne de frango entre 1996 e 2009 tiveram efeito ambíguo sobre o volume de carne exportado. De acordo com a pesquisa da economista Luiza Meneguelli Fassarella, os regulamentos associados a rotulagem (embalagem, entre outros aspectos) ampliaram o comércio do frango, enquanto as exigências de conformidade, como inspeções, podem influir negativamente nas exportações brasileiras do produto.

Soja marrom é a novidade da Embrapa para a safra 2011/2012 em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218466.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores de soja de Minas Gerais contam com mais uma novidade para a safra 2011/2012, que começa a ser plantada na região a partir de outubro. É a soja marrom, ou BRSMG 800A, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Fundação Triângulo.

Equipamentos de informática têm isenção total do IPI até 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218472.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Equipamentos de informática e automação produzidos no Brasil agora têm isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de acordo com a lei nº 12.431/2011, publicada na edição de ontem (28/06/11) do Diário Oficial da União (DOU). No caso dos modems, tanto de banda larga como de 3G, foi concedida ainda isenção da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A medida vale até 31 de dezembro de 2014. A partir daí, haverá uma tabela regressiva de isenção que termina em dezembro de 2019.

Famílias agricultoras ganham portal para vender a usinas de biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218469.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mercado de biodiesel ganhou uma nova ferramenta para reduzir os custos administrativos na negociação entre cooperativas de agricultores familiares e usinas de beneficiamento. Para a safra 2011/2012, os negócios serão registrados no Sistema de Gerenciamento das Ações do Biodiesel (Sabido). É um software de habilitação online desenvolvido pela Coordenação de Biocombustível, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Tecnologia indiana em telefonia móvel e internet pode chegar em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218467.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O território vasto e o grande número de municípios com população reduzida são fatores que não atraem as empresas do ramo da comunicação a instalar equipamentos da telefonia móvel e da internet nas regiões longínquas de Mato Grosso. Diante desse cenário, os habitantes instalados em distritos ou comunidades distantes de cidades com um grande número de moradores acabam ficando sem a opção de consumir os serviços dessas tecnologias.

Pesquisar este blog