Selecione o dia...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Senado Federal começa a debater hoje o Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218475.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Hoje (30/06/11), a partir das 8h30, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará de audiência pública promovida conjuntamente pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA). A reunião será a primeira de uma série a ser realizada pelo Senado Federal para debater o projeto de lei - PLC 30/2011 - que muda o Código Florestal - Lei 4.771, de 1965. A ministra também discutirá com os senadores o Decreto nº 7.029/2009, que institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado "Programa Mais Ambiente".

Wagner Rossi: "Posição brasileira foi decisiva no G20"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218484.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil teve atuação decisiva e determinante para ampliar a produção de alimentos na reunião do G20 Agrícola. A avaliação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Ele declarou que a ampliação da oferta de alimentos como forma de combater a volatilidade de preços foi o principal ponto da reunião das 19 nações mais ricas, junto com a União Europeia (UE), ocorrida em 22 e 23 de junho de 2011 em Paris.

Meios sustentáveis garantem maior rentabilidade na cultura do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218481.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Para quem se preocupa com sustentabilidade e produtividade do café, a palestra, com o tema a Aproveitamento de áreas de reserva, a ser ministrada por Sérgius Gandolfi, no VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, discutirá como melhorar a produção, utilizando benefícios gerados pelo uso de áreas de reserva legal. O ecólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP), tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, com ênfase em Dinâmica de Florestas Nativas, e atua nas áreas de Ecologia de Comunidades Florestais e Restauração Ecológica.

Cultivo consorciado no sistema iLPF cresceu 80% desde 2008 em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218479.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O número de propriedades rurais mineiras que aderiram à Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) cresceu 80% desde 2008, quando o sistema foi lançado no Estado. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, "nas 442 propriedades já incluídas predominam as práticas recomendadas pela Conferência de Copenhague, realizada em março de 2010, quando o governo brasileiro assumiu o compromisso de implantar, nesta década, a produção consorciada em 4 milhões de hectares, entre outras iniciativas para reduzir os efeitos da emissão de carbono".

Andef Educação e IAC anunciam primeiro MBA em Fitossanidade do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218483.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No início de julho de 2011 em que o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, comemora seu 124° aniversário, a entidade anuncia a criação do primeiro MBA em Fitossanidade do Brasil, que será desenvolvido em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). O diretor geral do IAC, Hamilton Humberto Ramos, e o diretor executivo da Andef, Eduardo Daher assinaram o documento que dá início à viabilização do curso, previsto para ter início em junho de 2012.

Bento Gonçalves sedia o 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218482.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 14 a 19 de agosto de 2011, acontece o 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, no Centro de Eventos da Fundaparque, em Bento Gonçalves(RS). O evento reunirá mais de mil pessoas que assistirão a palestras, mesas-redondas e minicursos, com convidados nacionais e internacionais, no intuito de proporcionar uma visão do estado da arte dos principais tópicos de fitopatologia.

Pesquisa avalia que jovens estão menos comprometidos com o trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218480.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um estudo global, conduzido pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, com mais de 30 mil trabalhadores em 29 países, aponta falta de comprometimento de jovens trabalhadores no mundo todo. A análise destaca que isso é resultado da pressão a que eles têm sido submetidos nas empresas ou organizações.

Espírito Santo será o primeiro Estado do Sudeste a receber observatório de Ater

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218478.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de avaliar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dos estados brasileiro, que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está criando observatórios nas cinco regiões do país. Na região Sudeste o Espírito Santo foi o Estado escolhido para sediar o observatório inicialmente, e será por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) que as ações de Ater serão monitoradas.

Respostas técnicas ajudam a aprimorar produtos e serviços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218477.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quem é empreendedor e quer melhorar a qualidade de seu produto ou do processo de fabricação pode contar com consultoria gratuita para impulsionar o desempenho dos negócios. Isso é possível graças ao Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) ? rede de cooperação composta por 11 instituições, que atende a todo Brasil com suporte virtual. Oito entidades, entre universidades, institutos e centros de pesquisas, são responsáveis pelo atendimento das demandas e pela elaboração das respostas. Já as outras três, incluindo o Sebrae, apoiam a operacionalização e a manutenção do projeto.

África do Sul reabre mercado para carne suína brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218476.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A África do Sul reabriu seu mercado à carne suína brasileira. O anúncio foi feito ontem (29/06/11) pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que ressaltou que o país africano foi o último a reverter sua posição após o foco de febre aftosa registrado em 2005 no Brasil. As últimas negociações foram feitas no fim da semana passada em Pretória com dirigentes do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca sul-africano.

Pesquisar este blog