Selecione o dia...

sábado, 2 de julho de 2011

Vídeo leva educação postural para o campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218496.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está pronto o vídeo do Programa Educação Postural no Campo, que leva aos trabalhadores e produtores rurais informações sobre o que está certo e o que está errado na postura ao realizar as atividades mais corriqueiras do meio rural: capinar, ordenhar, plantar, colher, levantar carga e dirigir trator, entre outras. De acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), as dores nas costas afetam três em cada 10 brasileiros. Em 2010, o Ministério da Previdência divulgou que 77 mil trabalhadores foram afastados de seus empregos, no campo e na cidade, devido a esses problemas posturais.

Guia de bolso auxilia identificação das principais doenças do eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218504.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Destinado a pequenos e grandes produtores florestais, estudantes e profissionais da área, o Guia de Campo Pragas do Eucalipto é uma publicação em formato de bolso, feita para ser utilizada no campo. O livro traz imagens detalhadas, nomes científicos e populares das doenças, para facilitar que o usuário faça a identificação prévia das principais doenças que atacam a cultura do eucalipto.

Código Florestal será debatido em mais duas audiências no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218499.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Discutir as mudanças do Código Florestal sob a perspectiva da comunidade científica. Este é o objetivo de duas audiências públicas agendadas para o início de junho no Senado Federal. Os senadores têm defendido a ideia de que somente um debate amplo sobre o assunto, que provocou grande polêmica durante sua tramitação na Câmara dos Deputados, permitirá o aperfeiçoamento da proposta - PLC 30/11.

Exportações batem recorde histórico e meta para 2011 deve ser ampliada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218495.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O bom desempenho das exportações brasileiras, que cresceram 31,6% no primeiro semestre (sobre igual período do ano passado), em especial por causa do resultado mais robusto dois dois últimos meses, pode determinar mais uma correção, para cima, das expectativas de vendas externas em 2011, atualmente estimadas em US$ 231 bilhões.

Certifica Minas Café ganha adesão de cafeicultores do Sul do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218503.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Certifica Minas Café, programa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), realizado por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tem mais uma instituição aliada no trabalho de incentivo à certificação do café. Trata-se da Associação dos Cafeicultores Certificados de Alfenas e Região (Ascafea), que aposta na iniciativa do Governo de Minas para abrir portas no mercado externo.

Frequências para área rural e banda larga 4G serão licitadas até abril de 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218502.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (01/06/11) o decreto presidencial que estabelece o terceiro Plano Geral de Metas para Universalização da Telefonia Fixa (PGMU 3), que vale até 2015. O texto determina que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá licitar, até abril de 2012, as faixas de frequência de 450 mega-hertz (MHz), voltadas para telefonia e banda larga para a área rural, e de 2,5 giga-hertz (GHz), para banda larga de quarta geração (4G).

Chega ao fim greve dos empregados da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218501.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de quatro dias em greve, os funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decidiram ontem (01/06/11) retornar ao trabalho. Segundo o presidente Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente de Almeida, a estatal aceitou a maioria das reivindicações da categoria, como o reajuste de 6% para os empregados que ganham menos e 1% para quem ganha mais. O auxílio-alimentação será reajustado em 25%, passando para R$ 25.

Representantes de produtores pedem atenção à agricultura familiar e repudiam anistia a desmatadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218500.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A necessidade de adaptar a legislação ambiental às especificidades da agricultura familiar foi um dos pontos levantados pelos participantes de audiência pública conjunta promovida nesta ontem (01/06/11) pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal. Para o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Eliziário Toledo, o novo Código Florestal não pode tratar da mesma maneira grandes agricultores e produtores familiares.

América Latina, Caribe e Europa iniciam parceria em bioeconomia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218498.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] América Latina e Caribe, regiões ricas em biodiversidade, estão unindo o capital intelectual de doze instituições para desenvolver uma agenda de pesquisa e fomentar políticas públicas voltadas para o incentivo à bioeconomia. O lançamento do projeto "Promoção da bioeconomia com base no conhecimento na América Latina e Caribe em parceria com a Europa", ocorrido em Cali, na Colômbia, em junho de 2011, dá início à identificação de experiências e capacidades das cinco instituições européias e sete latinoamericanas, entre elas a Embrapa, envolvidas nas ações do projeto.

Pesquisa agropecuária inverte a rota e atrai norte-americanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218497.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A chegada do pesquisador norte-americano Gregory M. Glenn à Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), no final do mês de junho de 2011, implica, além da possibilidade de reforço no intercâmbio científico, no reconhecimento da pesquisa agropecuária brasileira e dos resultados que ajudaram o Brasil a se tornar líder em Agricultura Tropical.

Pesquisar este blog