Selecione o dia...

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ex-ministra Marina Silva diz em Berlim querer criar novo modelo de política

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218535.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ex-ministra brasileira do Meio Ambiente Marina Silva afirmou que há no mundo uma crise que pede uma "nova forma de fazer política", ainda inexistente. "Para onde olhamos, vemos que a linguagem política suscitada pelo socialismo e pela revolução francesa ficou defasada, e que algo novo pode estar surgindo, que não foi transformado ainda em palavras e em estrutura", afirmou a ex-candidata à presidência do Brasil, falando na noite do dia 1º de julho de 2011 para um auditório de cerca de 200 pessoas em Berlim.

Senar e Sebrae assinam convênio de capacitação de 18 mil produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218534.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu, e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, assinam no dia 6 de julho de 2011, às 16h30, convênio de execução do programa Negócio Certo Rural.

Conferência irá mostrar a expansão da cadeia carne/grãos no cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218531.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Há uma mudança em curso na cadeia produtiva de carne e grãos na região Centro-Oeste do Brasil, que inclui o cerrado. A maior parte das colheitas não é mais exportada in natura, a preços baixos. Os agricultores agregam valor aos grãos, transformando-os em ração para suínos e aves ou em produtos industrializados, que geram mais divisas ao País quando exportados. Esse será o tema central da conferência Novas fronteiras do capital no cerrado: cadeia carne/grão, que será proferida pela a geógrafa Júlia Adão Bernardes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Cátedra Unesco da Unesp lança mapa-pôster sobre o Brasil agrário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218527.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), publica o mapa-pôster O Brasil Agrário. O material será distribuído inicialmente no Estado de São Paulo, nas escolas públicas, universidades, centros de pesquisa, movimentos socioterritoriais e órgãos governamentais. O objetivo do material é auxiliar na compreensão do campo brasileiro e promover a difusão de alguns dos principais temas do problema agrário no território nacional.

Tratados bilaterais ameaçam retomada da Rodada Doha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218536.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No início de julho de 2011 entrou em vigor um novo tratado de livre comércio entre União Europeia (UE) e Coreia do Sul. Analistas dizem que tais acordos, cada vez mais comuns, não substituem sucesso que Rodada Doha poderia trazer ao comércio mundial. A rodada de negociações iniciada em novembro de 2001 em Doha, capital do Catar, tinha metas ambiciosas. Os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) queriam reduzir barreiras alfandegárias tanto para produtos agrícolas e industriais quanto para serviços.

Rota do Café conquista prêmio nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218533.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural que engloba atrativos de 15 municípios do norte do Paraná, será destaque no 6° Salão de Turismo Roteiros do Brasil. O destino paranaense é um dos vencedores do Troféu Roteiros do Brasil e será premiado durante o evento, que acontece no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de julho de 2011.

Setor sucroenergético renova acordo para garantir condições dignas de trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218532.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Governo e entidades representativas de empresários e trabalhadores do setor sucroenergético assinaram ontem (04/07/11) a renovação, por mais um ano, do compromisso nacional por melhores condições de trabalho na produção de cana-de-açúcar. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o compromisso foi assinado pela primeira vez em 2009 e, agora, passa para uma nova fase, a de auditoria das empresas.

Estudos comprovam a ausência do vírus da febre aftosa no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218530.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um inquérito soroepidemiológico realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) comprovou a ausência da circulação do vírus da febre aftosa no Espírito Santo. As atividades de investigação se iniciaram em setembro de 2010 e envolveram exames laboratoriais em 1.800 amostras de bovinos de todo o Estado. Os trabalhos foram oficialmente finalizados ontem (04/07/11) após o comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) informando que todos os resultados deram negativo, o que mantém o status capixaba de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Produtores já podem encomendar sementes do dendê BRS Manicoré

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218529.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de seis milhões, entre sementes pré-germinadas e mudas de pré-viveiro, do híbrido BRS Manicoré serão oferecidas em 2012 aos agricultores interessados em produzir dendê. Essa cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental e as sementes da palma de óleo já estão sendo produzidas nos campos de produção da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Rio Preto da Eva, no Amazonas e da Denpasa Tecnologia Ltda., no Pará, empresa parceira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Eliza, Clara, Ana e Cristal: cultivares de batata da Embrapa mostram seu potencial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218528.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está na hora de plantar batatas! Para os produtores de grande parte do país, especialmente o estado de São Paulo, que já finalizaram a colheita de sua produção, agora é o momento certo de iniciar a nova safra. A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), disponibiliza no mercado, para os produtores, as batatas BRS Eliza, BRS Ana, BRS Clara e BRS Cristal. Todas melhoradas pela pesquisa e com potencial de produção para todo o país.

Pesquisar este blog