Selecione o dia...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Agrotóxicos biológicos ficam liberados de apresentar o símbolo da caveira nas embalagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218605.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os agrotóxicos biológicos de controle de pragas, menos agressivos à saúde humana que os defensivos químicos tradicionais, não são mais obrigados a apresentar, em embalagens e bulas, o símbolo da caveira (desenho de um crânio humano sobre dois ossos em X). A liberação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

SBPC pede que comissão do Senado avalie novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218607.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tornou público o apelo que fez ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que o projeto de lei (PL) que modifica o Código Florestal também seja apreciado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). "Ela pode trazer equilíbrio", disse a presidente da SBPC, a bioquímica Helena Nader, ao se referir à disputa entre ambientalistas e ruralistas.

Gaúchos querem produzir etanol de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218601.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Arrozeiros do Rio Grande do Sul estão se organizando para viabilizar a produção de etanol a partir do arroz. Um documento sobre o tema será elaborado pelos agricultores, com ajuda da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e encaminhado para a presidente Dilma Rousseff. Já há disposição, no estado, para a construção de seis usinas.

Prosa Rural apresenta lenha ecológica obtida a partir de resíduos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218599.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na semana de 11 a 17 de julho de 2011, no Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, Dona Maria e Seu Izé convidam todos os ouvintes para degustar uma pizza assada com briquetes. Mas o que é briquete? É uma lenha ecológica produzida a partir de resíduos agrícolas ou florestais. Mas que resíduos são esses?

Cientistas pedem RDC para compra de equipamentos e materiais de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218606.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, sugeriu que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), aprovado no início do mês de julho de 2011 passada no Senado Federal, após tramitação na Câmara dos Deputados, para contratos de obras e serviços para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, seja estendido às compras de equipamentos e materiais para a pesquisa científica. "Temos outra urgência nacional", salientou.

Agricultura aprova seguro-desemprego para trabalhador temporário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218604.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou na no dia 6 de julho de 2011 o Projeto de Lei 271/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que inclui como beneficiários do seguro-desemprego trabalhadores rurais e urbanos com contrato temporário ou por prazo determinado.

Oceanos afetados pelo clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218603.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os oceanos têm papel fundamental no cenário global de mudanças climáticas. São responsáveis por consumir cerca de um terço de todas as emissões de carbono promovidas pela ação humana, reduzindo o dióxido de carbono atmosférico que está associado ao aquecimento do planeta. Mas por quanto tempo os oceanos continuarão a sequestrar o carbono antrópico nos níveis atuais é uma grande incógnita. Estudos feitos chegaram a resultados conflitantes sobre em que níveis as alterações no clima afetam esse sequestro.

Reforma de pastagens é tema de curso para produtores do Juruá, no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218600.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Acre possui 1,5 milhão de hectares de pastagens cultivadas e, aproximadamente um terço deste total está degradada ou em vias de degradação. As alternativas tecnológicas para enfrentar o problema serão apresentadas durante o curso Técnicas de reforma de pastagens: do planejamento ao manejo da formação, oferecido pela Embrapa Acre, a partir deste mês, em diversos municípios das regiões do Juruá e Vale do Acre.

Canal Rural transmite hoje lançamento Plano Safra da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218598.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 será lançado oficialmente pela presidente Dilma Rousseff, hoje, 12 de julho, em Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná. O anúncio, que estava previsto para o dia 1º e foi cancelado em razão de más condições climáticas na região, será feito no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, às 11 horas, e terá transmissão ao vivo do Canal Rural - assista pela internet.

MT busca novos investimentos em ferrovias com empresários da China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218597.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, e a comitiva mato-grossense já estão em solo chinês. Já no dia 10 de julho de 2011, em Pequim, cidade com cerca de 3 mil anos e capital da China há 800 anos, Silval e Eder se reuniram com empresários do Grupo China National Machinery para discutir sobre ferrovias.

Pesquisar este blog