Selecione o dia...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Índice de inovação aponta que Brasil melhorou, mas ainda inova pouco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218637.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] À frente da Índia, mas atrás do Chile, inovação no Brasil ainda deixa a desejar. Apesar da produção científica ter dado um salto, país falha em transformar conhecimento em negócios, aponta Índice Global de Inovação. Inovar é a chave do crescimento econômico e prosperidade, prega o Índice Global de Inovação (GII, na sigla em inglês), que acaba de lançar o ranking 2011. Saltando do 60º lugar, em 2010, o Brasil aparece este ano na 47ª posição, à frente de países como Rússia, Índia e Argentina, mas atrás de China (29º), Portugal (33º), Chile (39º) e Costa Rica (45º), numa lista de 125 países. As primeiras colocações não são de causar espanto: a Suíça lidera o GII, a Suécia vem logo em seguida, os Estados Unidos aparecem em sétimo e a Alemanha em 12º lugar. Se a inovação sempre foi responsável pelo relativo sucesso desses países, agora, numa realidade de crise e corrida pela estabilidade, "mais do que nunca, ela é ainda mais decisiva", avalia Ben Verwaayen, do conselho do GII, que tem entre seus membros diversos órgãos das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Europeia (CE).

BDMG financia cultivo de seringueiras na Zona da Mata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218635.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está financiando o plantio de seringueiras para agricultores da Zona da Mata. É o Programa de Fomento à Heveicultura, um projeto experimental que pode ser estendido para outros municípios aumentando emprego e renda nas áreas carentes do Estado. O plantio da seringueira, planta da qual se extrai a borracha, é uma iniciativa também apoiada pela Cooperativa de Crédito de Muriaé (Credimur), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Reforma do Código Florestal ganha página especial multimídia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218631.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o dia 13 de julho de 2011, o cidadão tem mais facilidade para acompanhar todas as notícias e debates em torno do projeto do novo Código Florestal que tramita no Senado Federal. A Agência Senado, em parceria com os demais veículos de comunicação da Casa, desenvolveu uma página especial multimídia que vai concentrar todas as informações sobre o tema divulgadas em áudio, vídeo e texto no Portal do Senado.

Produção de batata-semente é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218628.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção de batata semente para a agricultura familiar. O programa vai ao ar hoje (15/07/11) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 17, às 8h, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprise no dia 20, às 9h10, e no dia 22, às 16h.

Agricultura será caminho para economia de baixo carbono, diz presidente da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218636.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agricultura será um forte indutor para tornar a economia brasileira de baixo carbono. Esta é a opinião do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes. Sua tese foi defendida durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Goiana (GO) até hoje (15/07/11).

Governo vai realizar concurso para atrair cientistas estrangeiros para o país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218634.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse ontem (14/07/11) que o governo irá lançar ainda este ano concurso público para atrair cientistas estrangeiros. A intenção, segundo Mercadante, é que parte das vagas do concurso seja destinada aos profissionais de outros países. "O Brasil hoje investe, cresce, tem estabilidade. Tivemos uma diáspora de cérebros no passado e agora queremos atrair", disse.

Queimadas atingem o Centro-Oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218633.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entrou em estado de alerta por causa do período de queimadas, que começou neste mês e que se intensificará em agosto e setembro. Somente no dia 13 de julho de 2011 foram detectados 119 focos de incêndio no país, a maior parte no estado de Mato Grosso (35 focos).

CMN aprova renegociação de dívidas de suinocultores e produtores de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218632.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou em reunião extraordinária no fim da tarde de ontem (14/07/11) a renegociação de operações de custeio e investimento e de Empréstimo do Governo Federal (EGF) para produtores de arroz e criadores de suínos. A medida foi tomada porque os rizicultores estão encontrando dificuldade para vender o cereal pelo preço mínimo estabelecido pelo governo, enquanto os suinocultores enfrentam problemas de comercialização por causa da queda dos negócios e do embargo russo a alguns frigoríficos brasileiros.

Adolescentes paulistas apresentam consumo insuficiente de nutrientes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218630.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A ingestão de nutrientes por jovens entre 14 e 18 anos moradores da cidade de São Paulo é insuficiente, aponta um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a pesquisa, os 512 adolescentes avaliados apresentaram um consumo inadequado das vitaminas A, C e E, nutrientes que têm função antioxidantes no organismo, e dos minerais fósforo, magnésio e cálcio, responsáveis pela manutenção da saúde óssea.

ILP em Fazenda de Itaquirái chama atenção pela alta produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218629.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Aproximadamente 200 pessoas, entre agricultores, pecuaristas, agropecuaristas e assistentes técnicos de municípios do extremo sul de Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Paraguai, inscreveram-se na 2ª edição do Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária - ILP em Itaquiraí (MS), realizado no dia 13 de julho de 2011. A realização do evento foi uma iniciativa da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul), com apoio da Basf, Fertion, Monsanto e Matsuda.

Pesquisar este blog