Selecione o dia...

sábado, 16 de julho de 2011

Estudo do Imazon diz que desmatamento na Amazônia vai aumentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218639.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com base no padrão dos desmatamentos consolidados, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) traçou uma estimativa de novas derrubadas para a região e concluiu que a devastação vai aumentar entre julho deste ano e agosto de 2012. O levantamento, divulgado ontem (15/07/11) pela organização não governamental, alerta para a provável derrubada de 7.134 quilômetros quadrados (km²) de floresta no período. A atual taxa de desmatamento, medida entre agosto de 2009 e julho de 2010, é 6.451 km².

Tecnologias da Embrapa Agroindústria Tropical mais acessíveis ao público

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218647.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de ontem (15/07/11), os usuários do site www.cnpat.embrapa.br poderão encontrar com mais facilidade informações sobre as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical. No link Banco de Dados, à esquerda, estarão o Banco de Tecnologias da Unidade (BTec), o Centro de informações Tecnológicas e Comerciais para a Fruticultura Tropical (Ceinfo) e o Acervo Digital de Publicações da Unidade, de 1987 até 2010.

Brasil Sem Miséria atende 51 mil famílias no meio rural em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218646.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O plano Brasil Sem Miséria começará a atender, até o final de 2011, 51 mil famílias no meio rural com instrumentos inovadores de fomento e preservação ambiental. As ações se concentrarão nas regiões Nordeste e Norte. No Nordeste serão beneficiadas 33 mil famílias, entre as quais seis mil de assentamentos da reforma agrária, com assistência técnica diferenciada e presencial. No Norte, 18 mil famílias de assentamentos diferenciados da reforma agrária passarão a receber o Bolsa Verde, com transferências trimestrais de R$ 300,00 para preservar os recursos naturais das áreas onde vivem.

SBPC pede novas leis para pesquisa e teme corte orçamentário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218638.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encerrou ontem (15/07/11) a sua 63ª reunião anual. Ao fazer um balanço do encontro, a presidente da SBPC, Helena Nader, mostrou-se preocupada com a formulação de novos marcos legais para pesquisa e desenvolvimento e aflita com o corte orçamentário de 25% da verbas para o setor de ciência e tecnologia.

Metrópoles deixaram de ser principal destino de migrantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218645.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os migrantes no Brasil têm preferido as cidades consideradas médias no interior do país às grandes metrópoles. A constatação é da pesquisa Deslocamentos Populacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborada com base no Censo 2010. Divulgado ontem (15/07/11), o estudo mostra que, das cidades com altas taxas de crescimento populacional influenciadas também pelo fluxo migratório (o equivalente a 8% do total de municípios brasileiros), nenhuma tem mais de 500 mil habitantes.

Produtores de temperos e molhos recebem apoio de projeto do Cetec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218644.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma equipe da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), realizou consultoria para a Cheiro Verde Alimentos, empresa produtora de condimentos da cidade de Corinto, região Central do Estado. A ação faz parte do Prumo Alimentos, modalidade da Rede Mineira de Extensão Tecnológica que o Setor de Biotecnologia e Tecnologia Química (SDB) do Cetec executa na forma de atendimento móvel a micro, pequenas e médias empresas do setor alimentício.

Instituto de Zootecnia comemora 106 anos de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218643.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Zootecnia (IZ) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), comemorou 106 anos de pesquisa agropecuária ontem, 15 de julho de 2011. A cerimônia foi realizada no auditório "José Vicente Silveira Pedreira", na sede do instituto, que fica em Nova Odessa (SP).

Epamig e UFLA apresentam tecnologias para fruticultura de clima temperado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218642.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza o Dia de Campo Fruticultura de Clima Temperado, no dia 19 de julho de 2011, na Fazenda Experimental de Maria da Fé (FEMF), no Sul de Minas. Durante o evento serão apresentadas por pesquisadores da Epamig e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em seis estações de campo, resultados de pesquisas das seguintes culturas: amora-preta, framboesa, maçã, pêssego, mirtilo, oliveira e fisális.

Brasil precisa melhorar sistema de cooperativas rurais, dizem debatedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218641.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O cooperativismo cresceu muito no Brasil nos últimos anos, mas ainda está longe de atingir os indicadores dos países mais desenvolvidos, onde 40% da população estão ligados a cooperativas. A conclusão é do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que presidiu na tarde de ontem (15/07/11) o 13º seminário do ciclo de palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, em Ji-Paraná, no estado de Rondônia.

Lei que desestimula uso de sacolas plásticas faz um ano com bons resultados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218640.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em um ano de vigência da Lei 5.502/09, que desestimula o uso de sacolas plásticas no estado do Rio de Janeiro, a população fluminense deixou de consumir 600 milhões de sacolas. O número representa redução de cerca de 25% das 2,4 bilhões de sacolas que eram distribuídas anualmente no estado.

Pesquisar este blog