Selecione o dia...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

FMI alerta para consequências globais da crise europeia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218691.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta ontem (19/07/11), dizendo que se não houver rapidez para se lidar com a crise econômica na Europa, ela pode ter graves consequências em todo o mundo. Segundo o FMI, a zona do euro precisa tomar uma ação decisiva que impeça que a crise se espalhe para fora da Europa e que restaure a confiança no bloco.

Pesquisadora leva a campo técnica que elimina pragas da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218694.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisadora Cecília Vieira, do mestrado em Ecologia do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), comprovou a eficiência de uma técnica que otimiza o plantio da soja. O estudo mostra uma nova maneira de matar os ovos da principal praga do grão, o percevejo. A novidade foi tirar a pesquisa dos laboratórios e levá-la para campo, onde ainda não havia sido testada. Os resultados comprovam que esta pode ser uma alternativa aos inseticidas atuais, que oferecem risco ambiental. Veja aqui o infográfico ampliado.

Governo quer ampliar combate a abatedouros clandestinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218688.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal quer ampliar o combate aos abatedouros clandestinos de animais e incentivar a capilaridade da inspeção de alimentos. A partir de agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) terá um prazo de 60 dias para avaliar e auditar os serviços de fiscalização estaduais e municipais interessados em aderir ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Setor de serviços já responde por 70% da mão de obra no PIB do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218685.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor de serviços vem garantindo a expansão do emprego nos últimos dez anos e aumentando progressivamente a participação no Produto Interno Bruto (PIB), disse à Agência Brasil o presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nesse, ao comentar a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada ontem (19/07/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Malásia e Indonésia abrem mercado para alguns tipos de carnes brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218687.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Malásia autorizou a abertura do mercado para carnes bovina e de peru brasileiras. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que divulgou a informação ontem (19/10//), a liberação foi anunciada pelas autoridades malaias no final da semana passada. Inicialmente, apenas dois frigoríficos nacionais estão autorizados a embarcar carne bovina para a Malásia e um, carne de peru.

Governo aposta no cooperativismo para reduzir taxas de pobreza extrema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218686.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, destacou ontem (19/07/11), ao participar da abertura do 3º Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário, em Brasília (DF), a importância do cooperativismo para a produção de alimentos e a erradicação da miséria. "São vocês [cooperativistas] que estão construindo o que nós sonhamos para o Brasil. Apesar de todo empenho do governo [do ex-presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] em fazer a inclusão social, são mais de 16 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria", disse o ministro.

Epamig Inaugura prédio pesquisa em piscicultura na Zona da Mata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218683.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As pesquisas em piscicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) ganharam novo impulso com a inauguração, no último dia 11, de um novo prédio na Fazenda Experimental de Leopoldina (FELP). O novo espaço é composto por um galpão com sistema montado de recirculação de água para o cultivo de peixes, além de laboratório, depósito e alojamento. A obra é resultado de um convênio firmado com a Mineração Rio Pomba Cataguases com o objetivo de realizar o repovoamento de espécies de peixes ameaçadas de extinção na Bacia do Paraíba do Sul, e conta também com o apoio das empresas Barra do Braúna Energética e Cemig.

Produtores de orgânicos do Rio Grande do Sul presentes na Bio Brazil Fair

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218680.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae/RS está apoiando a participação de três cooperativas do Rio Grande do Sul que atuam com produtos orgânicos na sétima edição da Bio Brazil Fair 2011, Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que ocorre de 21 a 24 de julho de 2011, em São Paulo. O evento será realizado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, com entrada franca para o público em geral.

Estudos sobre pimenta longa para melhorar produtividade e rentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218679.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O óleo safrol é matéria prima para a indústria de fragrâncias, cosméticos, além de agente sinergético capaz de potencializar a combinação de substâncias químicas e importante inseticida natural, muito utilizado na Europa, Estados Unidos e Japão. A demanda por safrol é crescente e a oferta de óleo ainda reduzida. A pimenta longa (Piper hispidinervum), planta inicialmente nativa do Estado do Acre, destaca-se como uma espécie rica em safrol.

Projeto ampliará consumo de carne suína no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218678.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os resultados dessa iniciativa no Brasil representam 12 mil novos empregos diretos na produção; 60 mil novos empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva; 14 mil profissionais capacitados em processamento de cortes suínos e novas tecnologias aplicadas às indústrias, ao comércio e à produção.

Pesquisar este blog