Selecione o dia...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Produtores argentinos vão impedir entrada de carne de porco do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218717.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Suinocultores da Argentina prometeram bloquear, a partir do dia 27 de julho de 2011, por tempo indeterminado, a ponte Rosário-Victoria, entre as províncias de Santa Fé e Entre Rios. Por essa ponte, que fica a 350 quilômetros ao norte de Buenos Aires, passa boa parte dos caminhões que transportam produtos chilenos e brasileiros. "Mas só vamos parar os caminhões com carne de porco", assegurou à Agência Brasil Cristian Roca, chefe da área sindical da Federação Agrária Argentina (FAA). "Não queremos prejudicar o comércio do Mercosul, só queremos medidas do governo para proteger nossos produtores".

Mudanças climáticas são "ameaça real" à paz e estabilidade, diz a ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218719.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As mudanças climáticas são uma ameaça real à paz e segurança mundial, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Discursando no Conselho de Segurança, Ban lançou um apelo urgente aos países para que encontrem formas de as mitigar e adaptar-se aos seus efeitos. Aos países emergentes, o Secretário-Geral pediu que assumam a sua parte na responsabilidade.

28 de julho é o Dia do Agricultor: "Se você já se alimentou hoje, agradeça a um produtor rural"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218712.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A comemoração ao Dia do Agricultor foi instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Na época, o presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, por considerar que o trabalho do agricultor era responsável pelo crescimento econômico do Brasil.

Melhoramento genético de bovinos é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218710.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Sequenciamento genético de bovinos das raças zebuínas. O programa vai ao ar dia 22 de julho de 2011 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 24, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 27, às 9h10, e no dia 29, às 16 horas.

Zona do Euro fecha acordo para conter crise grega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218718.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A zona do euro chegou ontem (21/07/11) a um acordo para diminuir o volume da dívida pública da Grécia e proteger os demais países da região, principalmente a Itália e Espanha, de um possível contágio da crise.

Revista aponta caminhos para uma economia de baixo carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218716.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Conservação Internacional (CI-Brasil) lançou em 13 de julho de 2011 a oitava edição de sua revista eletrônica Política Ambiental, inteiramente dedicada ao tema Economia Verde: Desafios e Oportunidades. Contendo 18 artigos de especialistas de diversos setores da sociedade, a revista apresenta caminhos para a transição no Brasil e no mundo rumo a um modelo de crescimento econômico mais inclusivo e liderado por setores de baixo impacto ambiental.

Proposta amplia descontos de energia para irrigação em finais de semana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218715.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 580/11, do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que amplia para fins de semana e feriados descontos em tarifas de energia elétrica para irrigação de áreas rurais. A proposta altera a Lei 10.438/02, que concede desconto nas tarifas de energia elétrica usada de forma contínua por 8 horas e 30 minutos para irrigação e aquicultura em propriedades rurais.

Portos brasileiros serão informatizados a partir de agosto de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218714.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Portos com menos burocracia e mais agilidade devem começar a operar no País a partir de agosto de 2011, quando começa a ser implantada uma das principais medidas do Projeto Porto Sem Papel, o Sistema de Informação Concentrador de Dados Portuários. O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, promete desburocratrizar os procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros e conferir mais agilidade a esse processo. A expectativa é de reduzir, em média, 25% tempo de estadia de navios nos portos brasileiros.

Goiânia sedia I Workshop Brasileiro de Mogno Africano dias 19 e 20 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218709.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 19 e 20 de agosto de 2011 Goiânia vai sediar o I Workshop Brasileiro de Mogno Africano (Khaya ivorensis). O evento técnico-agronômico, destinado a produtores rurais, investidores do setor florestal, estudantes e comunidade em geral, tem por objetivo mostrar as potencialidades comerciais dessa espécie de madeira nobre e esclarecer dúvidas sobre seu cultivo e manejo, além de ser uma oportunidade para divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas sobre nutrição vegetal, utilização de herbicidas, irrigação e consórcio com outras culturas.

Nova classificação comercial do trigo é tema central da V RCBPTT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218708.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de julho de 2012, começa a vigorar a nova classificação comercial do trigo brasileiro. Para se adequar à regulamentação, as empresas obtentoras, responsáveis pelo desenvolvimento genético do trigo, precisam reclassificar todas as cultivares que estão no mercado em parâmetros que definem os trigos em melhorador, pão, doméstico, básico ou outros usos. A maioria dos trabalhos científicos inscritos na V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (V RCBPTT) apresentarão avaliações de qualidade tecnológica das cultivares. O evento acontece de 25 a 28 de julho de 2011, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados (MS).

Pesquisar este blog