Selecione o dia...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Construção de usinas nucleares pode ser suspensa por 30 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218749.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil pode seguir a tendência de países como Alemanha e Itália, decretando moratória no uso da energia nuclear, se aprovar proposta em tramitação no Senado Federal. Projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) suspende a construção de novas usinas termonucleares em todo o território nacional pelo prazo de 30 anos. Nos dias 12 e 13 de junho de 2011, 94% dos eleitores italianos rejeitaram, em plebiscito, a retomada do programa nuclear naquele país. Na Alemanha, o governo decidiu desativar todas suas usinas nucleares até o ano de 2022.

Greve ameaça início do semestre em universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218747.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A greve dos técnicos administrativos das universidades federais já dura 45 dias. Até agora, não houve reunião alguma para discutir as reivindicações dos servidores. Segundo o governo, só haverá negociação se o movimento for suspenso. Sem perspectiva de diálogo, a categoria promete reforçar a paralisação, o que pode atrasar o início das aulas no segundo semestre de 2011, comprometendo o calendário universitário.

Ano Internacional da Química: Inspirados na natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218746.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quase 200 anos depois da descoberta da morfina - que foi isolada pela primeira vez em 1804 pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner da Papaver somniferum - a indústria farmacêutica descobriu na toxina do caramujo marinho Conus magnum um peptídeo que, com apenas algumas modificações estruturais, tornou-se mais potente que o analgésico e alguns de seus derivados utilizados para aliviar dores crônicas.

Muitos planos para o leite em Alagoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218744.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma iniciativa em Alagoas tem planos ambiciosos para os produtores de leite locais: quer transformá-los nos maiores exportadores do segmento do Brasil. "Temos 36 mil produtores de leite", diz o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, numa demonstração da potencialidade do setor no estado. É a cooperativa quem está por trás de um projeto de melhoria e comercialização da produção leiteira alagoana, iniciado no começo de 2010.

Poder de mercado é inexistente no setor de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218743.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao analisar o mercado brasileiro de etanol com dados de janeiro de 2003 a maio de 2010, a economista Paula Rubia Simões Beiral concluiu que não existe poder de mercado tanto em relação às usinas produtoras, como em relação às distribuidoras. "A teoria Microeconômica mostra que ocorre poder de mercado quando a firma consegue manter o preço acima do custo marginal, que é o custo de produzir uma unidade a mais de produto", explica.

Operação contra licenças ilegais de venda de carvão executa 21 mandados de prisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218742.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Operação desencadeada para combater a emissão ilegal de licenças para comercialização de carvão na Bahia, executou, desde a madrugada do dia 22 de julho de 2011, 21 mandados de prisão, a maioria no interior do estado. Um dos investigados foi preso na cidade de São Paulo e outro se apresentou na sede da Polícia Civil, em Salvador.

Mestrado de Defesa Vegetal seleciona a primeira turma do programa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218713.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) inicia os trabalhos e divulga a primeira lista de aprovados. Criado em 2010, o programa teve nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa foi estruturada sob encomenda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Alimentos com corante tartrazina podem ter mensagem de advertência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218748.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os alérgicos terão mais uma ferramenta para evitar o consumo de princípios ativos que desencadeiam crises. Projeto do senador Jorge Viana (PT-AC) determina que alimentos fabricados com o corante tartrazina passem a trazer em seus rótulos a advertência: Este produto contém o corante tartrazina, que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Projeto Ates incentiva assentados a produzir com lucro e renda em MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218745.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) visitaram áreas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nos municípios de Santa Terezinha e Confresa em Mato Grosso com o objetivo de auxiliar agricultores familiares a identificarem as potencialidades dos assentamentos. O coordenador do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), Osmano de Freitas Silva e o engenheiro agrônomo da Empaer, José Rodrigues de Souza, levaram informações sobre a tecnologia para o cultivo da seringueira em áreas de assentamento.

Embrapa aprova projeto da Empaer para Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218711.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa Dia de Campo na TV, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), exibido pelo Canal Rural e TV NBR, recebeu 96 propostas de temas relacionados com o meio rural para divulgação e 44 foram escolhidas. O trabalho de pesquisa sobre flores tropicais executado pela Empresa Matogrossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) foi selecionado e a pesquisadora e coordenadora do Projeto Flores Tropicais: Alternativa de trabalho e renda na agricultura familiar, Eliane Forte Daltro e gerente de comunicação, Shirley OCampos participam da gravação do programa em Brasília, nos dias 21 e 22 de julho DE 2011.

Pesquisar este blog