Selecione o dia...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mantega diz que situação econômica global preocupa e não deverá se alterar nos próximos anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218769.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou ontem (26/07/11) preocupação com a situação da economia mundial, principalmente com o impasse em torno da dívida norte-americana. "Estamos passando por um momento delicado", disse Mantega, durante a 38ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada no Palácio do Planalto, na presença da presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro, a situação econômica global apresenta-se como se existissem dois mundos. De um lado, os países avançados, com grandes dívidas e déficits expressivos, e, do outro, os emergentes, com taxas de crescimento significativas, acima de 4%.

Paraná publica resolução que simplifica lei estadual de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218765.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, assinou no dia 25 de julho de 2011 resolução que simplifica o cadastro de agrotóxicos. Essa é a primeira etapa da revisão total da lei estadual de agrotóxicos, que está em vigor desde 1983 e encontra-se defasada, sem sintonia com a legislação federal.

Estudo do Cepea mostra comportamento do consumidor de frutas e hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218762.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP) divulga estudo sobre o comportamento do consumidor de frutas e hortaliças entre 2002 e 2008.

Primeira pós em Ciências Agrárias completa 50 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218760.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As comemorações alusivas aos 50 anos do início da pós-graduação stricto sensu em Ciências Agrárias no País movimentam os profissionais da área, revelam os craques em Economia Rural e ressaltam a importância que os cursos de mestrado e doutorado tiveram para a melhoria da agricultura brasileira, muitos deles com apoio e incentivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Senadores sugerem incentivos para reflorestamento em propriedade familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218768.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A dispensa de áreas de reserva legal em pequenas propriedades, prevista no projeto de reforma do Código Florestal - PLC 30/11 -, tem sido criticada por diversos senadores, que preferem incluir no texto incentivos para que agricultores familiares consigam recuperar e manter as áreas protegidas. Ao lado dessa discussão no âmbito do novo código, tramitam no Senado Federal três projetos prevendo diferentes modalidades desse tipo de incentivo.

Incra exonera servidor acusado de negociar lotes da reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218767.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) exonerou um servidor suspeito de envolvimento na venda irregular de lotes em áreas de assentamentos da reforma agrária em Mato Grosso. A dispensa de Lionor Silva Santos, que era chefe substituto da unidade avançada de Diamantino, foi publicada na edição de ontem (26/07/11) do Diário Oficial da União (DOU).

Internet lenta e tablet caro travam crescimento do livro digital no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218766.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A má qualidade da internet em banda larga e o alto preço dos computadores portáteis em forma de prancheta (tablets) são os principais problemas que dificultam o acesso dos leitores aos livros digitais (e-books). Essa é a opinião da presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, que abriu ontem (26/07/11) o 2º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, promovido pela entidade, em São Paulo (SP).

Abag vai homenagear que ajudou a mudar o rumo da agricultura basileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218764.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Duas personalidades, cuja atuação ao longo de sua atividade profissional contribuiu para mudar o rumo da agricultura brasileira, serão homenageadas pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), durante o 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), no dia 8 de agosto de 2011, em São Paulo, no Sheraton WTC Hotel. Eliseu Roberto de Andrade Alves, pesquisador da Embrapa, receberá o Prêmio Norman Borlaug, na categoria Sustentabilidade. Luiz Alberto Garcia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, receberá o título Personalidade do Agronegócio.

Ministério da Agricultura divulga zoneamento agrícola da pupunha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218763.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cerca de 60 dias da realização do I Simpósio Brasileiro da Pupunheira (I Simbrap), que acontecerá no período de 27 a 30 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a 467 quilômetros de Salvador, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União (DOU), do dia 25, as condições mais favoráveis para o plantio de pupunha em nove estados brasileiros - clique aqui para acessar.

Pesquisa contribui com a produção nacional de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218761.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Avaliar os resultados e debater os principais desafios da triticultura brasileira é o objetivo de cerca de 180 pesquisadores, técnicos da assistência rural e transferência de tecnologia de instituições de pesquisa de diversos estados do Brasil, que estão reunidos na Embrapa Agropecuária Oeste até amanhã, 28 de julho de 2011, participando das atividades da V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale.

Pesquisar este blog