Selecione o dia...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Desvalorização do dólar continuará afetando a economia do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218849.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O pânico de que a crise da dívida norte-americana pudesse causar um colapso na economia mundial foi afastado momentaneamente. Também em Brasília a apreensão diminuiu. "Todo o sistema financeiro está arquitetado um pouco na ideia de que os títulos do Tesouro norte-americano são os mais seguros que existem. Então, qualquer coisa que afetasse isso afetaria todo o mundo, inclusive o Brasil", diz o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey.

MEC proíbe instituições não educacionais de oferecer cursos de pós-graduação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218847.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) publica hoje (04/08/11) novas regras que restringem a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (em sentido amplo). A partir de agora, instituições não educacionais -- como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais --, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do ministério. Cerca de 400 instituições não educacionais tinham esses cursos e 134 esperavam autorização do MEC para funcionar. A resolução que determinou as mudanças foi elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro Fernando Haddad.

Livro aborda os principais aspectos da bubalinocultura de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218844.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Escrito por três pesquisadores e um criador, o livro Produção de Búfalas de Leite, lançado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) utiliza linguagem fácil e acessível para levar informações sobre a bubalinocultura de leite a estudantes e produtores rurais. O livro foi lançado na Venezuela durante o Congresso Mundial de Búfalos em 2008 e tem tido ótima aceitação entre o público de língua espanhola. No Brasil, foi lançado durante o II Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura, realizado em abril de 2010 na Unesp de Botucatu.

MPE Brasil 2011 abre inscrições para empresas de agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218841.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para os empresários brasileiros do setor de agronegócios concorrerem ao MPE Brasil 2011 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Na categoria agronegócio, a iniciativa tem como objetivo reconhecer gestores e instituições que atuam no segmento e investem em conceitos e práticas de gestão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto pela internet, no site www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país.

Mais de 40% dos universitários das federais são das classes C, D e E

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218848.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E. O percentual de alunos de baixa renda é maior nas instituições de ensino das regiões Norte (69%) e Nordeste (52%) e menor no Sul (33%). É o que mostra pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que foi lançada ontem (03/08/11), sobre o perfil dos estudantes das universidades federais.

Você sabe usar as plantas medicinais para o combate da gripe e do resfriado?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218846.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dores de cabeça, garganta irritada, coriza, tosse, fraqueza e aquela vontade de ficar embaixo das cobertas. Esses são alguns dos sintomas da gripe e do resfriado, comuns nesta época do ano. Uma das alternativas, além de procurar o médico e ir a uma farmácia, é utilizar as plantas medicinais -- presentes no cotidiano das pessoas principalmente pela diversidade ecológica - para o auxílio e tratamento desses sintomas gripais. Mas você sabe usá-las adequadamente?

Governo não tem controle de terras em mãos estrangeiras, aponta Incra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218845.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 2 de agosto de 2011, o coordenador-geral agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Mauro Sérgio dos Santos, ressaltou que o governo não sabe ao certo a quantidade de terras brasileiras que pertencem a estrangeiros. Segundo ele, até 2010 "milhares e milhares de terras" foram adquiridas por empresas nacionais com maioria de capital estrangeiro sem o controle do Estado.

Incaper lança o Programa Travessia e contempla as ações em agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218843.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), trabalhando com soluções sustentáveis para o Espírito Santo, lança hoje (04/08/11) o Programa Travessia, contemplando a agroecologia, a redução de impactos ambientais negativos e a geração de saldos ambientais. O programa foi criado em razão da crescente demanda por alimentos saudáveis, visando a sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar das pessoas.

GTPS discute formas de intensificar produção pecuária e liberar áreas para expansão agroflorestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218842.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na manhã do dia 2 de agosto de 2011, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) reuniu-se com Arnaldo Carneiro Filho, diretor de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, com o objetivo de debater a agenda da dinâmica territorial, com foco no Brasil, a fim de que as atividades cheguem a modelos ainda mais sustentáveis.

"Brasil vive época de ouro do agronegócio", afirma pesquisador norte-americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218840.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] PhD pela Ohio State University e professor do Departamento de Agricultura e Consumo da Universidade de Illinois, o pesquisador Peter Goldsmith será o principal palestrante da Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto DE 2011 no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Pesquisar este blog